O carro da Toyota é bonito, bem
equipado, começa a fazer sucesso e encontra uma concorrência feroz
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Toyota
Para muita gente ele demorou a
chegar, se estivesse entre nós há mais tempo talvez lhe garantisse um ótimo
posicionamento no mercado, já teria caído no gosto do brasileiro e dado muita
dor de cabeça para os concorrentes. Será? Não compactuo muito dessa idéia pelo
fato de que tudo tem seu tempo e sua hora, com o Toyota Yaris foi assim e as vendas em crescimento mostram esse
acerto da montadora japonesa.
Durante 14 dias (7 para cada versão) eu pude avaliar os dois modelos que são topo de linha, motor 1.5, câmbio automático, estão recheados de tecnologia e tem diferenças muito marcantes que diferenciam o comportamento das duas versões.
A parte mecânica dos dois Toyota Yaris é igual: motor 1.5L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, 110 cv e torque de 14,9 kgfm com etanol, 105 cv e torque de 14,3 kgfm com gasolina, suspensão dianteira McPherson com batente hidráulico, na traseira eixo de torção com barra estabilizadora, transmissão Multidrive CVT de 7 marchas com trocas seqüenciais nas borboletas localizadas atrás do volante.
Eu estive no lançamento do novo automóvel da Toyota em junho deste ano, que você pode lembrar AQUI, mas faltava andar na versão mais nervosa e luxuosa que está no catálogo, por isso optei em fazer a avaliação com as duas carrocerias disponíveis no mesmo nível de acabamento. Os testes de cidade (casa, centro da cidade, zona oeste, volta para casa) e estrada (Marginal Pinheiros, Rodovia Castelo Branco até Alphaville e retorno) foram feitos no mesmo dia da semana e horário com condições de tráfego muito semelhantes.
Logo de cara já dá pra notar uma diferença muito grande entre os dois quando se trata de olhar pelo retrovisor interno. A janela do Hatch é menor e limita um pouco a visão (isso é comum nessas carrocerias), já a do Sedã é ampla e propicia uma visão bem mais amigável.
Ambos têm o mesmo nível de equipamentos: teto solar elétrico, bancos de couro, computador de bordo com tela de4.2” , comandos no volante,
descansa-braços dianteiro, controle de estabilidade (VSC), tração (TRC), assistente
de partida em rampa (HAC), direção eletroassistida progressiva (EPS), ar condicionado
digital, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico por um toque,
travas elétricas, faróis com regulagem elétrica, faróis de neblina, retrovisor
interno eletrocrômico, freios ABS e EBD, função Eco Driving, chave inteligente
presencial, Smart Entry, partida Start Button, central multimídia com tela de 7” sensível ao toque, câmera de
ré, sensor de chuva, lanternas em LED e sete airbags, realmente um pacote de
respeito!
Começando pelo Toyota Yaris Hatch, ele tem linhas muito interessantes principalmente na traseira. Andando por São Paulo, a cidade dos enormes congestionamentos, ele se comporta de maneira muito dócil e tem aquela agilidade típica dos modelos de carroceria cortada. É fácil trocar de faixa, estacionar em shopping, acelera muito rapidamente quando é solicitado e sim, chama muito a atenção quando na rua.
Os dois modelos foram abastecidos com gasolina, na cidade com o Toyota Yaris Hatch fiz a média, segundo dados do computador de bordo, de 8,6 km/l que pode ser considerada normal para o tamanho do carro e seu peso generoso além de 3 pessoas a bordo e ar condicionado ligado o tempo todo.
O Toyota Yaris Sedã tem uma pegada mais clássica, não perde em agilidade para o irmão nas manobras usuais, mas é preciso ter mais cuidado quando for estacionar, mesmo com a ajuda eletrônica, a traseira maior sempre confunde um pouco o motorista. É um carro mais pesado, em compensação tem um espaço muito generoso no porta-malas (473 litros ) e seu desenho mais longo chama
bastante a atenção. Com dados do computador de bordo, na avaliação urbana eu
fiz a média de 7,4 km/l em condições semelhantes: 3 pessoas a bordo e ar
condicionado ligado full time.
Na estrada eles são uma belezinha, seguem suas ordens sem pestanejar, sobem de velocidade sem gritar, não ficam fazendo trocas e reduções desnecessárias e se mantém na maior parte do tempo em 7ª marcha. Esse comportamento acontece quando você controla a velocidade no pé, agora, se você ligar o Cruise Control, eles viram o Diabo da Tasmânia, querem atingir muito rapidamente a velocidade programada e reduzem demais as marchas para se manterem, com isso ficam alternando entre a 6ª e 7ª e isso acaba impactando no consumo.
Sem o uso do Cruise Control no Toyota Yaris Hatch fiz a média de 11,7 km/l, já com o Toyota Yaris Sedã esse número subiu para 12,9 km/l, ambos segundo dados dos computadores de bordo. Mas por que essa diferença? A carroceria sedã tem menor resistência do ar e geralmente os modelos são mais econômicos, mesmo sendo maiores e mais pesados.
Os dois modelos têm 3 anos de garantia, estão no Ciclo Toyota, tem Preço Fechado e Fixo de manutenção, Assistência 24 Horas, o Toyota Yaris Hatch tem 8 cores para escolher e preço sugerido de R$ 79.390,00 e seu irmão Toyota Yaris Sedã tem 7 cores e preço sugerido de R$ 81.990,00 sempre com frete incluso, começaram a incomodar e sacudir quem estava deitado em berço esplendido, a concorrência já começou a se levantar e se mexer!
Durante 14 dias (7 para cada versão) eu pude avaliar os dois modelos que são topo de linha, motor 1.5, câmbio automático, estão recheados de tecnologia e tem diferenças muito marcantes que diferenciam o comportamento das duas versões.
A parte mecânica dos dois Toyota Yaris é igual: motor 1.5L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, 110 cv e torque de 14,9 kgfm com etanol, 105 cv e torque de 14,3 kgfm com gasolina, suspensão dianteira McPherson com batente hidráulico, na traseira eixo de torção com barra estabilizadora, transmissão Multidrive CVT de 7 marchas com trocas seqüenciais nas borboletas localizadas atrás do volante.
Eu estive no lançamento do novo automóvel da Toyota em junho deste ano, que você pode lembrar AQUI, mas faltava andar na versão mais nervosa e luxuosa que está no catálogo, por isso optei em fazer a avaliação com as duas carrocerias disponíveis no mesmo nível de acabamento. Os testes de cidade (casa, centro da cidade, zona oeste, volta para casa) e estrada (Marginal Pinheiros, Rodovia Castelo Branco até Alphaville e retorno) foram feitos no mesmo dia da semana e horário com condições de tráfego muito semelhantes.
Logo de cara já dá pra notar uma diferença muito grande entre os dois quando se trata de olhar pelo retrovisor interno. A janela do Hatch é menor e limita um pouco a visão (isso é comum nessas carrocerias), já a do Sedã é ampla e propicia uma visão bem mais amigável.
Ambos têm o mesmo nível de equipamentos: teto solar elétrico, bancos de couro, computador de bordo com tela de
Começando pelo Toyota Yaris Hatch, ele tem linhas muito interessantes principalmente na traseira. Andando por São Paulo, a cidade dos enormes congestionamentos, ele se comporta de maneira muito dócil e tem aquela agilidade típica dos modelos de carroceria cortada. É fácil trocar de faixa, estacionar em shopping, acelera muito rapidamente quando é solicitado e sim, chama muito a atenção quando na rua.
Os dois modelos foram abastecidos com gasolina, na cidade com o Toyota Yaris Hatch fiz a média, segundo dados do computador de bordo, de 8,6 km/l que pode ser considerada normal para o tamanho do carro e seu peso generoso além de 3 pessoas a bordo e ar condicionado ligado o tempo todo.
O Toyota Yaris Sedã tem uma pegada mais clássica, não perde em agilidade para o irmão nas manobras usuais, mas é preciso ter mais cuidado quando for estacionar, mesmo com a ajuda eletrônica, a traseira maior sempre confunde um pouco o motorista. É um carro mais pesado, em compensação tem um espaço muito generoso no porta-malas (
Na estrada eles são uma belezinha, seguem suas ordens sem pestanejar, sobem de velocidade sem gritar, não ficam fazendo trocas e reduções desnecessárias e se mantém na maior parte do tempo em 7ª marcha. Esse comportamento acontece quando você controla a velocidade no pé, agora, se você ligar o Cruise Control, eles viram o Diabo da Tasmânia, querem atingir muito rapidamente a velocidade programada e reduzem demais as marchas para se manterem, com isso ficam alternando entre a 6ª e 7ª e isso acaba impactando no consumo.
Sem o uso do Cruise Control no Toyota Yaris Hatch fiz a média de 11,7 km/l, já com o Toyota Yaris Sedã esse número subiu para 12,9 km/l, ambos segundo dados dos computadores de bordo. Mas por que essa diferença? A carroceria sedã tem menor resistência do ar e geralmente os modelos são mais econômicos, mesmo sendo maiores e mais pesados.
Os dois modelos têm 3 anos de garantia, estão no Ciclo Toyota, tem Preço Fechado e Fixo de manutenção, Assistência 24 Horas, o Toyota Yaris Hatch tem 8 cores para escolher e preço sugerido de R$ 79.390,00 e seu irmão Toyota Yaris Sedã tem 7 cores e preço sugerido de R$ 81.990,00 sempre com frete incluso, começaram a incomodar e sacudir quem estava deitado em berço esplendido, a concorrência já começou a se levantar e se mexer!
Ficha Técnica
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