Pilotada por uma jovem de 18 anos, motocicleta foi idealizada e concebida em parceria da Royal Enfield, S&S Cycle e Harris Performance

Texto e fotos: Royal Enfield

A busca pela velocidade e pela excelĂªncia Ă© uma grande paixĂ£o dos motociclistas. E foi em busca de ambos que a Royal Enfield, lĂ­der global no segmento de motocicletas de mĂ©dia cilindrada, competiu na Bonneville Salt Flats, em Salt Flats, nos EUA, e alcançou a velocidade recorde de 252,752 km/h com uma mĂ¡quina projetada especificamente para o evento. A motocicleta Bonneville Racer foi desenvolvida em colaboraĂ§Ă£o com a S&S Cycle e a Harris Performance e mostra todo o potencial dos novos motores de 650cc de dois cilindros da Royal Enfield, reforçando a reputaĂ§Ă£o e o potencial de customizaĂ§Ă£o dos modelos da marca.


A Bonneville Racer foi uma das iniciativas mais inovadoras de customizaĂ§Ă£o promovidas pela Royal Enfield. O projeto do motor para o foi desenhado pela americana S&S Cycle, que tem experiĂªncia em ajustar motores e colocĂ¡-los em testes em Salt Flats. A britĂ¢nica Harris Performance contribuiu com sua experiĂªncia em design de chassis. A empresa jĂ¡ havia produzido chassis para modelos de Gran Prix e Superbike, pilotados por alguns dos melhores pilotos do mundo, e este foi o primeiro produzido para testes de velocidade do gĂªnero. As equipes seguiram as exigĂªncias do time de design da Royal Enfield, começaram a trabalhar e, alguns meses depois, a Bonneville Racer estava pronta para ser testada no sal.


O feito memorĂ¡vel foi alcançado por Cayla Rivas, uma jovem de 18 anos com caracterĂ­sticas de pilotagem extremamente dinĂ¢micas e confiantes – e foi a soma dessas caracterĂ­sticas com a competĂªncia da equipe de engenharia e design da marca que levaram a essa conquista. A Bonneville Racer passou por 22 testes antes de atingir a velocidade recorde de 212,4 km/h sem Ă³xido nitroso. A capacidade do motor, contudo, levou a equipe a tentar ainda mais velocidade. Mudanças no sistema de transmissĂ£o, ajuste de distĂ¢ncia entre eixos e outras pequenas mudanças trouxeram a velocidade mĂ¡xima final de mais de 255.8 km/h, com uma velocidade mĂ©dia recorde de 252,752 km/h – recorde ainda com confirmaĂ§Ă£o pendente por parte da FederaĂ§Ă£o Internacional de Motociclismo (FIM).


A Bonneville Racer Ă© um marco para a Royal Enfield e demonstra na prĂ¡tica as capacidades do novo motor. É uma prova de que a plataforma tem uma base extremamente flexĂ­vel e que a marca conta com uma excelente equipe, cuja paixĂ£o, experiĂªncia e disposiĂ§Ă£o torna quaisquer desafios possĂ­veis de serem superados.


Modificações do motor
  • Kit de pistões para alta compressĂ£o S&S
  • Kit de cilindros especiais S&S
  • Bielas Forjadas S&S
  • Corpo de borboleta especial S&S
  • Comando de VĂ¡lvulas S&S
  • MĂ³dulo eletrĂ´nico e fiaĂ§Ă£o S&S
  • Kit de TransmissĂ£o S&S
  • Injetor de alto fluxo S&S
  • Bronzinas de alta resistĂªncia S&S
  • Aumento da taxa de compressĂ£o com retrabalho no cabeçote S&S
  • Tensionador da corrente de comando manual S&S
  • Power Shifter- Translogic
  • Embreagem de alta performance
  • Ă“xido Nitroso – Nitrous Express
O Centro TĂ©cnico da Royal Enfield no Reino Unido (UKTC) foi representado por Adrian Sellers, Gerente de programa; Pete Wycherly e Valentin Benzi, responsĂ¡veis pela realizaĂ§Ă£o de design e grĂ¡ficos. A equipe de Design Industrial gerenciou o projeto como parte da iniciativa contĂ­nua da marca em produzir projetos personalizados, com o objetivo de encontrar maneiras novas de surpreender as pessoas com as motocicletas da Royal Enfield. Nas responsabilidades da equipe ficaram o estĂ­mulo, a gestĂ£o e o design inicial da Bonneville Racer, alĂ©m da produĂ§Ă£o do corpo de fibra de carbono e trabalho de pintura.


JĂ¡ a S&S Cycle (http://www.sscycle.com) teve Jeff Bailey, Gene Dlask e o presidente Paul Langley como membros participantes do projeto, Eles foram os responsĂ¡veis pelas modificações e ajustes do motor e instalaĂ§Ă£o e administraĂ§Ă£o do Ă³xido nitroso. A empresa tem apostado no desempenho dos motores V-Twin, fabricando e acelerando peças de melhoria de desempenho no mesmo local da cidade de Viola, nos EUA, onde tudo começou em 1958. Suas comprovações de confiabilidade e resultados consolidaram sua reputaĂ§Ă£o ao longo dos anos.


Lester Harris, Tim Allan e toda a equipe da Harris Performance (http://www.harris-performance.com) foram os responsĂ¡veis pela especificaĂ§Ă£o, design e montagem do chassi; e fabricaĂ§Ă£o de quadros. Com mais de 40 anos de experiĂªncia, a empresa Ă© uma das principais do mundo em design e construĂ§Ă£o de chassis para corridas de motocicletas. JĂ¡ forneceu chassis para alguns dos melhores pilotos da histĂ³ria do esporte e agora Ă© uma subsidiĂ¡ria da Eicher Motors - parte essencial do programa de desenvolvimento de chassis da Royal Enfield.


Nascida em Fresno, nos EUA, Cayla Rivas cresceu em meio a motocicletas de corridas de arrancada e outros eventos de velocidade assistindo seu pai, Chris Rivas. Foi assim que desenvolveu sua paixĂ£o por motociclismo ao longo da vida. Ela começou uma carreira de corridas em 2012, aos 12 anos, no Bonneville Salt Flats, em Utah, nos EUA. Em sua primeira tentativa, Cayla pilotou um V-Twin de 250cc preparado sob medida por seu pai e estabeleceu o recorde de 99,7 km/h na categoria. Atualmente, Cayla possui 12 recordes de velocidade em Bonneville e em El Mirage Dry Lake, com uma velocidade mĂ¡xima de mais de 225,3 km/h. Com a Bonneville Racer, ela terĂ¡ serĂ¡ seu 13º recorde e uma nova velocidade mĂ¡xima, caso a confirmaĂ§Ă£o pendente seja outorgada pela FIM.