O Natal é a época mais bonita do ano: paisagens de neve, doces fresquinhos, concertos nas ruas, mercados tradicionais e uma atmosfera fantástica esperam por você na República Tcheca
Texto e fotos: Escritório de Turismo da República Tcheca
O Natal é um momento para celebrar rodeado de amigos e familiares. Os museus, as ruas das cidades, os restaurantes, as igrejas e todos os lugares do país estão preparados para receber os visitantes e proporcionar grandes experiências. Devido à longa história do país, a República Tcheca tem tradições antigas. Compartilhamos algumas:
Calendário do Advento
O calendário do Advento – uma caixa com os dias que precedem o natal, com um doce escondido atrás de cada dia - é, sem dúvida, um belo costume do Natal e um presente saboroso para as crianças. O calendário do Advento deve lembrar as crianças do significado das quatro semanas antes do Natal e ao mesmo tempo encurtar a espera, até que elas vejam a árvore decorada e os presentes da véspera de Natal. O primeiro calendário desenhado do Advento deve-se ao tipógrafo alemão Gerhart Lang e remonta ao início do século XX. Em 1908, o proprietário de um próspero estabelecimento de impressão em Munique imprimiu, às suas próprias custas, um calendário recortado com o nome No país do Menino Jesus. Involuntariamente, criou um belo costume, que permanece até hoje. Nas décadas dos anos 50 e 60 do século XX, os calendários do advento apareceram na maioria dos países europeus. Em pouco tempo, cada nação criou sua própria variante do calendário do Advento, com características locais.
Coroa do Advento
A decoração com a coroa do Advento é um costume relativamente jovem e muito apreciado. As raízes dessa tradição remontam à primeira metade do século XIX. Na Europa Central, as coroas do Advento são as primeiras anunciadoras da chegada das festas de Natal. O primeiro documento escrito que menciona a coroa do Advento é de 1838 e vem do próspero porto de Hamburgo. Então, nos primeiros dias do Advento, o teólogo Johann Heinrich Wichern colocou sobre a porta do orfanato que administrava uma grande coroa esculpida em madeira, na qual todos os dias colocava uma vela acesa. Sob a coroa havia um cofrinho no qual as pessoas piedosas podiam apresentar suas ofertas para as crianças abandonadas e órfãs. O costume foi estendido do norte da Alemanha para outras regiões, especialmente graças ao movimento evangélico da juventude. Entre as duas guerras mundiais, cruzou as fronteiras dos países de língua alemã.
As coroas do Advento não eram esculpidas apenas em madeira e pintadas de verde, mas eram feitas de galhos de pinheiros. Essas coroas vivas eram o símbolo da vida eterna prometida por Jesus Cristo. A forma redonda da coroa expressa a unidade da comunidade de pessoas e de Deus, e a chama das velas lembra Cristo, como a luz que ilumina com sua chama de amor cada pessoa. Porque o Advento começa no quarto domingo antes do Natal, o número de velas é quatro. Todo domingo do Advento, uma vela é acesa. Se você visitar o mercado de Natal em Praga, Český Krumlov ou Olomouc, você pode comprar uma coroa do Advento para a sua casa.
Árvore de natal
Hoje dificilmente podemos imaginar o Natal sem a árvore decorada. A pequena árvore verde com bolas, correntes e enfeites doces é parte natural do Natal. Segundo uma lenda, a árvore de natal deve seu nascimento ao abade São Columbano de Luxeuil e Bobbio. Columban nasceu na Irlanda e viveu no século VI, mas sua atividade missionária o levou à França, à Bretanha e à Borgonha. O povo de Borgonha era pagão e Columban, que queria levar a eles a festa do nascimento de Jesus Cristo, decorou com tochas acesas em forma de cruz uma antiguíssima árvore que os nativos idolatravam durante o solstício de inverno. A luz do fogo atraiu a multidão e Columban fez um sermão sobre o nascimento do menino Jesus na distante cidade de Belém. E talvez seja o dia em que o costume de decorar a árvore de Natal veio ao mundo. É costume que a cidade que organiza mercados de Natal erga sua árvore de Natal na praça. Qual será a mais bela? A de Praga na Praça da Cidade Velha, a de Olomouc ou a de Český Krumlov?
Presentes
Na Roma antiga as pessoas celebravam a chegada do Ano Novo oferecendo presentes. Mais tarde, o solstício de inverno tornou-se a festa de Natal, mas o costume dos presentes permaneceu. Tornou-se um gesto de amizade e de amor cristão para com os outros. Desde o século XVI, há evidências de que amigos e parentes trocaram presentes. Os que mais receberam presentes foram as crianças. Nos duzentos anos que se seguiram, os presentes foram trazidos pelo Menino Jesus (na República Tcheca), Papai Noel ou o Avô do Gelo. O costume dizia que os presentes foram abertos quando surgia a primeira estrela no céu. Com isso, a estrela iluminada da cidade de Belém era lembrada. Na República Tcheca, os presentes são tradicionalmente distribuídos após o jantar da Noite de Natal.
0 Comentários