• Mercedes-AMG ONE: motor híbrido da Fórmula 1 chega às ruas;
  • Concept EQ: mobilidade elétrica para nova geração de veículos;
  • Mercedes-AMG GT 63 S 4MATIC+: primeiro coupé de quatro portas inteiramente projetado pela Mercedes-AMG;
  • Novo Classe A chega com o inédito sistema multimídia inteligente MBUX - Mercedes-Benz User Experience.
Texto e fotos: Mercedes-Benz

Tradicionalmente um dos destaques do Salão do Automóvel de São Paulo, o estande da Mercedes-Benz mostra, este ano, oito lançamentos e um carro conceito, totalizando mais de 30 veículos expostos no evento. Na edição deste ano, este conjunto de automóveis de alta performance e avançada tecnologia marca um momento de definição dos rumos e conceitos da empresa que não apenas inventou o automóvel, mas contribuiu decisivamente para sua evolução.


Concept EQ: emoção e inteligência na era da eletricidade
Com design ousado, o Concept EQ é um SUV que antecipa a nova geração de veículos elétricos movidos a bateria. O modelo não é um estudo futurista, mas um conceito de veículo bem próximo do presente. A sigla EQ deriva de ‘Inteligência Elétrica’ e o automóvel marca a introdução de uma arquitetura específica da Mercedes-Benz para veículos movidos a bateria.


O interior do modelo conceitual possui quatro bancos individuais e um ambiente acolhedor, que é proporcionado pela iluminação digital nos painéis perfurados no interior das portas. O foco da interface com o usuário está na otimização da assistência ao condutor, como quando a principal preocupação é fazer o melhor uso possível da energia disponível nas baterias para alcançar a melhor autonomia possível.


Mercedes-AMG ONE: o motor híbrido da Fórmula 1 no mundo real
Com mais de 1.000 cv e velocidade máxima acima de 300 km/h, o Mercedes-AMG ONE será o primeiro veículo de passeio da história a disponibilizar o motor híbrido da Fórmula 1. O hipercarro, como é chamado, tem passado por intensos testes de pista e laboratórios e figura entre os maiores destaques da Mercedes-Benz nos últimos anos.


O modelo é impulsionado por uma unidade inteligente composta por um motor V6 turbo, capaz de atingir 11 mil rpm e quatro motores elétricos que giram a até 50 mil rpm. O veículo tem tração integral permanente e o eixo dianteiro tem propulsão totalmente elétrica. O design é totalmente funcional e inclui elementos aerodinâmicos ativos. No interior, o destaque é o volante semelhante ao usado na Página 3 Fórmula 1, que permite ajustes no modo de condução e suspensão, além de mostrar a marcha em uso em sua área superior. O Mercedes-AMG ONE, que é uma edição limitada a 275 veículos, já teve todas as suas unidades vendidas dois anos antes da entrega, que está prevista para o final de 2019, contando com três clientes brasileiros.

Outros veículos expostos
Mercedes-AMG GT 63 S 4MATIC+: esportividade tamanho família
Classe A: nova geração inclui versão sedan e novo sistema multimídia
Mercedes-AMG G 63 Edition 1: maior mudança da história
Smart: a mobilidade elétrica mais atraente do que nunca
Mercedes-AMG E 53 4MATIC+: nova linha de motores 53
Mercedes-AMG C 63 S: esportividade a toda prova
Mercedes-AMG GLC 63 4MATIC+: SUV de alta performance
Mercedes-Benz Collection