Os novos modelos da montadora tĂªm
corpos diferentes, mas carregam a mesma alma
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Ford
O segredo do sucesso de um modelo
de automĂ³vel vai muito alĂ©m de um desenho bonito, de uma grande quantidade de
tecnologia embarcada, muitas vezes ele Ă© marcado pelo fato de ter duas
carrocerias diferentes. A Ford, montadora
que vai completar 100 anos de Brasil em 2019, jĂ¡ aprendeu que o gosto do
brasileiro vai estar sempre ligado ao humor, por isso colocou duas opções no
seu modelo de entrada, aĂ nĂ£o tem desculpa. Esta semana vou falar da avaliaĂ§Ă£o
que fiz como Ford KA em duas
versões, ele estĂ¡ mais forte, bonito e jĂ¡ começa a provoca a concorrĂªncia, isso
Ă© o resultado de um projeto muito bem executado.
Durante duas semanas (uma para cada modelo) eu pude avaliar o KA Freestyle e o KA Sedan Titanium, sĂ£o duas propostas diferentes, ambos tĂªm a mesma mecĂ¢nica e acabamentos distintos, um tem espĂrito mais aventureiro, o outro uma proposta e um ar mais clĂ¡ssico.
Eles tĂªm algumas coisas em comum, a parte mecĂ¢nica Ă© uma delas, o motor Ă© o 1.5 Ti-VCT Flex de trĂªs cilindros, tem potĂªncia de 136/128 cv e torque de 158/153 Nm com etanol/gasolina, a nova transmissĂ£o automĂ¡tica de seis velocidades (modelo 6F15) com conversor de torque integrado e trocas manuais na alavanca do cĂ¢mbio. No teste que fiz, os dois modelos estavam abastecidos com o combustĂvel fĂ³ssil.
Outra coisa comum nos dois modelos Ă© o sistema SYNC 3, uma nova central multimĂdia com tela capacitiva de6,5 polegadas
sensĂvel ao toque, compatĂvel com Android Auto e Apple CarPlay, permite o uso
do Waze na tela do veĂculo, tem um sistema de reconhecimento de voz aprimorado,
AssistĂªncia de EmergĂªncia (liga para o SAMU em caso de acidente com abertura
dos airbags) e cĂ¢mera de rĂ© com linhas-guia alĂ©m das funções tradicionais (rĂ¡dio,
telefone, reprodutor de mĂdia) e o botĂ£o de partida Ford Power, que precisa da chave apenas no bolso.
Vamos com o Hatch, o KA Freestyle Ă© aquele tipo de carro que facilita sua vida na cidade e garante conforto na estrada. Ele deriva da plataforma do Novo KA, um carro global vendido em 125 paĂses. Na cidade Ă© uma delĂcia andar com ele, as trocas de marchas sĂ£o sempre precisas e imperceptĂveis, engata rapidamente a 4ª marcha e isso garante um consumo muito baixo de combustĂvel.
Seu tamanho compacto permite manobras fĂ¡ceis e muito seguras, a carroceria e suspensĂ£o foram reforçadas e tem seis airbags, vem com controle de estabilidade e traĂ§Ă£o, assistente de partida em rampa, sensor traseiro de estacionamento, que ajuda demais tanto os mais quanto os menos experientes. Andando sem exagerar nas acelerações nem esticando demais as marchas, fiz uma mĂ©dia, segundo dados do computador de bordo, de 9,8 km/l, com trĂªs pessoas a bordo, ar condicionado ligado e encarando momentos de imensos engarrafamentos na cidade de SĂ£o Paulo.
Na estrada fiz com os dois modelos o mesmo percurso: Marginal Pinheiros, Rodovia RĂ©gis Bittencourt, Rodoanel Mario Covas, nos mesmos dias da semana, em horĂ¡rios prĂ³ximos e com a mesma carga. Como os dois modelos dispõem de Cruise Control, aproveitei para aferir o consumo com e sem a ajuda eletrĂ´nica. O KA Freestyle Ă© um carro surpreendente, sua motorizaĂ§Ă£o tem algumas reações que lembram carros de cilindrada maior. As trocas de marcha sĂ£o rĂ¡pidas e muito precisas, a motorizaĂ§Ă£o mais forte nĂ£o exige muitas reduções e atingir a velocidade limite da estrada Ă© muito rĂ¡pido.
Usando o Cruise Control jĂ¡ dĂ¡ para notar uma grande diferença com outros modelos da concorrĂªncia, sua aceleraĂ§Ă£o Ă© linear e nĂ£o exige uma rotaĂ§Ă£o muito alta do motor, o KA Freestyle nĂ£o Ă© gastĂ£o com o sistema, seu consumo difere pouco da velocidade controlada no pĂ©. Na primeira parte da viagem consegui a mĂ©dia, segundo dados do computador de bordo, de 12,7 km/l, jĂ¡ na segunda parte, com o sistema eletrĂ´nico desligado, a mĂ©dia subiu para 13,1 km/l, tratava-se do Rodoanel, uma pista menos movimentada e com aclives mais amigĂ¡veis.
Mesmo sendo um carro Hatch, o KA Freestyle conta com vĂ¡rios elementos eletrĂ´nicos pra te manter na pista com segurança, isso Ă© bem claro quando as curvas sĂ£o mais fechadas, dĂ¡ para sentir o sistema todo entrando em funcionamento, nĂ£o existe desgarre muito menos aquela cantoria de pneus, a direĂ§Ă£o elĂ©trica tem a dureza necessĂ¡ria e fazer uma grande besteira seria uma proeza sem tamanho, mas no Brasil tudo Ă© possĂvel.
Na semana seguinte foi a vez do KA Sedan Titanium, um modelo mais chique e com muito requinte no acabamento. Ele tem uma preocupaĂ§Ă£o maior com os detalhes e se propõe ser um carro para quem tem famĂlia grande, seu porta-malas Ă© generoso e eleva o status do seu dono.
Eles tĂªm algumas pequenas diferenças, o conforto nĂ£o muda, os componentes eletrĂ´nicos sĂ£o os mesmos, mas dĂ¡ para sentir que o sedan Ă© mais “parrudo”. Andando pela cidade ele tem uma presença mais marcante, tem a mesma facilidade de se manobrar e estacionar, mesmo com uma traseira generosa, tanto nas ruas e avenidas quanto nas vagas de shoppings os dois modelos sĂ£o muito iguais.
Onde senti diferença foi no consumo, KA Sedan Titanium, talvez pelo seu desenho com trĂªs volumes, tenha uma melhor fluidez e conseqĂ¼entemente menor resistĂªncia do ar, isso impacta em ele andar mais tranquilamente e gastar menos, segundo dados do computador de bordo, a mĂ©dia andando pela cidade ficou em Ă³timos 10,5 km/l, no mesmo percurso que fiz com seu irmĂ£o Hatch, mas nĂ£o se assuste, esse tipo de ocorrĂªncia Ă© normal em carros com duas versões.
Na estrada segui o mesmo ritual e o mesmo caminho que fiz com o outro modelo, a diferença agora Ă© na estabilidade que impressiona. Claro que uma traseira maior e mais alta sempre vai mudar o comportamento do carro, isso nĂ£o acontece com o KA Sedan Titanium, seus sistemas eletrĂ´nicos garantem que ele tenha reações muito parecidas com o modelo Hatch. O mais surpreendente Ă© o impacto no consumo, usando o Cruise Control, segundo dados do computador de bordo, de 13,9 km/l, na segunda parte controlando a velocidade no pĂ© a mĂ©dia subiu para 15,1 km/l, um nĂºmero superior ao que a Ford aferiu nos testes.
Os dois modelos jĂ¡ estĂ£o nas concessionĂ¡rias para Test Drive, tem 3 anos de garantia sem limite de quilometragem, Serviços Total Ford, RevisĂ£o Preço Fixo Ford, Quick Lane, Agenda Ford, Programa Ford Credit, Programa Seguros Ford e ConsĂ³rcio Nacional Ford. O KA Freestyle tem sete cores para escolher e preço inicial sugerido de R$ 68.490, jĂ¡ o KA Sedan Titanium tem seis cores e preço sugerido de R$ 71.600 e muitos segredos revelados, aqueles que a gente sĂ³ fica sabendo depois.
Durante duas semanas (uma para cada modelo) eu pude avaliar o KA Freestyle e o KA Sedan Titanium, sĂ£o duas propostas diferentes, ambos tĂªm a mesma mecĂ¢nica e acabamentos distintos, um tem espĂrito mais aventureiro, o outro uma proposta e um ar mais clĂ¡ssico.
Eles tĂªm algumas coisas em comum, a parte mecĂ¢nica Ă© uma delas, o motor Ă© o 1.5 Ti-VCT Flex de trĂªs cilindros, tem potĂªncia de 136/128 cv e torque de 158/153 Nm com etanol/gasolina, a nova transmissĂ£o automĂ¡tica de seis velocidades (modelo 6F15) com conversor de torque integrado e trocas manuais na alavanca do cĂ¢mbio. No teste que fiz, os dois modelos estavam abastecidos com o combustĂvel fĂ³ssil.
Outra coisa comum nos dois modelos Ă© o sistema SYNC 3, uma nova central multimĂdia com tela capacitiva de
Vamos com o Hatch, o KA Freestyle Ă© aquele tipo de carro que facilita sua vida na cidade e garante conforto na estrada. Ele deriva da plataforma do Novo KA, um carro global vendido em 125 paĂses. Na cidade Ă© uma delĂcia andar com ele, as trocas de marchas sĂ£o sempre precisas e imperceptĂveis, engata rapidamente a 4ª marcha e isso garante um consumo muito baixo de combustĂvel.
Seu tamanho compacto permite manobras fĂ¡ceis e muito seguras, a carroceria e suspensĂ£o foram reforçadas e tem seis airbags, vem com controle de estabilidade e traĂ§Ă£o, assistente de partida em rampa, sensor traseiro de estacionamento, que ajuda demais tanto os mais quanto os menos experientes. Andando sem exagerar nas acelerações nem esticando demais as marchas, fiz uma mĂ©dia, segundo dados do computador de bordo, de 9,8 km/l, com trĂªs pessoas a bordo, ar condicionado ligado e encarando momentos de imensos engarrafamentos na cidade de SĂ£o Paulo.
Na estrada fiz com os dois modelos o mesmo percurso: Marginal Pinheiros, Rodovia RĂ©gis Bittencourt, Rodoanel Mario Covas, nos mesmos dias da semana, em horĂ¡rios prĂ³ximos e com a mesma carga. Como os dois modelos dispõem de Cruise Control, aproveitei para aferir o consumo com e sem a ajuda eletrĂ´nica. O KA Freestyle Ă© um carro surpreendente, sua motorizaĂ§Ă£o tem algumas reações que lembram carros de cilindrada maior. As trocas de marcha sĂ£o rĂ¡pidas e muito precisas, a motorizaĂ§Ă£o mais forte nĂ£o exige muitas reduções e atingir a velocidade limite da estrada Ă© muito rĂ¡pido.
Usando o Cruise Control jĂ¡ dĂ¡ para notar uma grande diferença com outros modelos da concorrĂªncia, sua aceleraĂ§Ă£o Ă© linear e nĂ£o exige uma rotaĂ§Ă£o muito alta do motor, o KA Freestyle nĂ£o Ă© gastĂ£o com o sistema, seu consumo difere pouco da velocidade controlada no pĂ©. Na primeira parte da viagem consegui a mĂ©dia, segundo dados do computador de bordo, de 12,7 km/l, jĂ¡ na segunda parte, com o sistema eletrĂ´nico desligado, a mĂ©dia subiu para 13,1 km/l, tratava-se do Rodoanel, uma pista menos movimentada e com aclives mais amigĂ¡veis.
Mesmo sendo um carro Hatch, o KA Freestyle conta com vĂ¡rios elementos eletrĂ´nicos pra te manter na pista com segurança, isso Ă© bem claro quando as curvas sĂ£o mais fechadas, dĂ¡ para sentir o sistema todo entrando em funcionamento, nĂ£o existe desgarre muito menos aquela cantoria de pneus, a direĂ§Ă£o elĂ©trica tem a dureza necessĂ¡ria e fazer uma grande besteira seria uma proeza sem tamanho, mas no Brasil tudo Ă© possĂvel.
Na semana seguinte foi a vez do KA Sedan Titanium, um modelo mais chique e com muito requinte no acabamento. Ele tem uma preocupaĂ§Ă£o maior com os detalhes e se propõe ser um carro para quem tem famĂlia grande, seu porta-malas Ă© generoso e eleva o status do seu dono.
Eles tĂªm algumas pequenas diferenças, o conforto nĂ£o muda, os componentes eletrĂ´nicos sĂ£o os mesmos, mas dĂ¡ para sentir que o sedan Ă© mais “parrudo”. Andando pela cidade ele tem uma presença mais marcante, tem a mesma facilidade de se manobrar e estacionar, mesmo com uma traseira generosa, tanto nas ruas e avenidas quanto nas vagas de shoppings os dois modelos sĂ£o muito iguais.
Onde senti diferença foi no consumo, KA Sedan Titanium, talvez pelo seu desenho com trĂªs volumes, tenha uma melhor fluidez e conseqĂ¼entemente menor resistĂªncia do ar, isso impacta em ele andar mais tranquilamente e gastar menos, segundo dados do computador de bordo, a mĂ©dia andando pela cidade ficou em Ă³timos 10,5 km/l, no mesmo percurso que fiz com seu irmĂ£o Hatch, mas nĂ£o se assuste, esse tipo de ocorrĂªncia Ă© normal em carros com duas versões.
Na estrada segui o mesmo ritual e o mesmo caminho que fiz com o outro modelo, a diferença agora Ă© na estabilidade que impressiona. Claro que uma traseira maior e mais alta sempre vai mudar o comportamento do carro, isso nĂ£o acontece com o KA Sedan Titanium, seus sistemas eletrĂ´nicos garantem que ele tenha reações muito parecidas com o modelo Hatch. O mais surpreendente Ă© o impacto no consumo, usando o Cruise Control, segundo dados do computador de bordo, de 13,9 km/l, na segunda parte controlando a velocidade no pĂ© a mĂ©dia subiu para 15,1 km/l, um nĂºmero superior ao que a Ford aferiu nos testes.
Os dois modelos jĂ¡ estĂ£o nas concessionĂ¡rias para Test Drive, tem 3 anos de garantia sem limite de quilometragem, Serviços Total Ford, RevisĂ£o Preço Fixo Ford, Quick Lane, Agenda Ford, Programa Ford Credit, Programa Seguros Ford e ConsĂ³rcio Nacional Ford. O KA Freestyle tem sete cores para escolher e preço inicial sugerido de R$ 68.490, jĂ¡ o KA Sedan Titanium tem seis cores e preço sugerido de R$ 71.600 e muitos segredos revelados, aqueles que a gente sĂ³ fica sabendo depois.
Ficha TĂ©cnica Hatch
Ficha TĂ©cnica Sedan
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