De 2018 para 2019
O Grande Prêmio de Abu Dhabi marca o final da temporada de 2018, mas, também, o início de 2019. Para o encontro final do ano foram selecionados os três pneus mais macios da gama: os P Zero Supersoft Red, Ultrasoft Purple e Hipersoft Pink. Também vai ser a última vez que as cores Purple e Pink serão vistas em um pneu de Fórmula 1 em uma corrida, já que no próximo ano apenas três cores serão permanentes: white, yellow e red. Logo após o GP de Abu Dhabi os pilotos irão experimentar os pneus de 2019. Isso irá marcar o início da próxima temporada e alguns poderão até usar os carros de suas novas equipes.
Os três compostos selecionados
O circuito do ponto de vista do pneu
- A nomeação de pneus do ano passado também teve os três compostos mais macios da gama de 2017 – Soft, Supersoft e Ultrasoft – mas todos os pneus são agora um nível mais macio do que os do ano passado, com o Hipersoft sendo dois níveis do que o Ultrasoft de 2017.
- A superfície em Yas Marina é lisa e não exigente com os pneus, permitindo que os compostos mais macios sejam usados. Abu Dhabi foi, na verdade, onde o Hipersoft fez sua estreia, no teste do ano passado, após o Grande Prêmio local.
- A corrida começa no final da tarde e termina à noite, o que afeta a evolução usual da faixa de temperatura da pista durante a prova.
- O circuito de sentido anti-horário exige muito de tração e frenagem ao invés de forças laterais.
- Uma parada nos boxes geralmente tem sido a estratégia vencedora, com o piloto da Mercedes, Valtteri Bottas, triunfando no ano passado depois de começar com o pneu Ultrasoft e trocando para o Supersoft. Apenas um piloto fez três paradas, será que isso irá mudar com o pneu mais macio?
- Há uma grande variedade de velocidade e curvas em Abu Dhabi, o que faz com que os carros tenham configuração que tente atender estas duas características, com nível médio de pressão aerodinâmica.
Mario Isola, gerente mundial de Motorsport da Pirelli: "Mais uma vez estamos trazendo uma nomeação de pneu que é um pouco mais macia do que anos anteriores, com o Hipersoft selecionado pela sexta vez este ano e pela terceira vez em um circuito permanente. De toda forma, o Hipersoft não é inédito para Abu Dhabi, como foi usado há um ano, fazendo de Yas Marina a única pista onde o composto foi testado e usado em corrida. Como ele realmente se comporta em condições de disputa, especialmente na estratégia, vai ser interessante ver – e, claro, essas táticas já começarão na qualificação de sábado. Mais uma vez as equipes terão a chance de testar os pneus do próximo ano após a corrida. Claro que eles vão usar carros de 2018, mas este teste, no entanto, proporcionará uma experiência útil para o futuro."
Detalhes da pista
Pneus selecionados até o momento
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