São Paulo: Paixão, Potência e P Zero

Texto e fotos: Pirelli

O Grande Prêmio do Brasil, disputado no intenso anfiteatro do Circuito de Interlagos, marca as últimas aparições na temporada dos pneus P Zero White Medio e P Zero Yellow Soft, que foram nomeados junto com o P Zero Red Supersoft para o próximo fim de semana. É uma corrida onde tudo pode acontecer, tanto em termos de clima como de ação na pista. O Brasil é um dos mercados mais importantes para a Pirelli no mundo, com três grandes fábricas produzindo pneus que equipam cerca de metade dos carros que circulam nas ruas e estradas brasileiras.

Os três compostos selecionados

O circuito do ponto de vista do pneu
  • A nomeação para o Brasil foi a mesma do ano passado. Mas na verdade, ela é um estágio mais macia, uma vez que os pneus de 2018 são um degrau mais macios em relação aos de 2017.
  • O Brasil tem a terceira volta mais curta do ano, atrás apenas de Mônaco e do México, com 4,309 quilômetros. Isso significa que os pneus estão sempre trabalhando, com uma sequência quase ininterruptas de curvas e muito tráfego.
  • Em termos de clima, essa é talvez a corrida mais imprevisível do calendário. No passado já vimos tanto recordes de temperatura de pista como chuvas torrenciais.
  • O pneu traseiro direito é o mais exigido, graças ao layout anti-horário. Os pneus são submetidos a curvas rápidas e forças combinadas. Essas altas cargas de energia são o motivo da nomeação dos pneus pender para compostos mais duros.
  • A estratégia vencedora no ano passado foi de uma parada, começando com o supermacio e terminando com o macio. Alguns pilotos chegaram a fazer duas paradas. Este ano, o foco das equipes deve ser em apenas uma parada.

Mario Isola, gerente mundial de Motorsport da Pirelli: "Não esperamos nada muito diferente do que já vimos no Brasil nos últimos anos. A única novidade é que estamos trazendo uma nomeação um degrau mais macia. Os atuais Medios e Soft são equivalentes, respectivamente, aos Soft e Supersoft do ano passado. Já o Supersoft deste ano, o pneu mais macio que selecionamos para este fim de semana, é similar ao Ultrasoft de 2017, que não veio para o Brasil na ocasião. Assim, esse pneu está efetivamente fazendo sua estreia em Interlagos. Lidar com o tráfego e correr fora da linha são sempre importante aspectos para administrar a corrida no Brasil. Devido as altas cargas de energia gerada pelas curvas velozes e a temperatura possivelmente alta, a degradação será outro fator para ser levado em conta, apesar de não esperarmos que ela seja excessiva em circunstâncias normais."

Detalhes da pista

Pneus selecionados até o momento