Responsável pela qualidade e fabricação dos turbos Holset, a Cummins Turbo Technologies enumera vantagens para a escolha de um produto genuíno

Texto e fotos: Textofinal Comunicação

O turbocompressor, popularmente conhecido como turbo, é diretamente responsável pela quantidade da massa de ar que será admitida na câmara de combustão, sendo que qualquer variação implica na performance do motor, tanto em consumo de combustível, torque e potência.


Por isso, realizar a troca deste componente requer atenção. A Cummins Turbo Technologies (CTT), especializada na fabricação de turbocompressores Holset desde 1952 para os segmentos Diesel de caminhão, ônibus, construção, mineração, marítimo e grupo geradores, recomenda, quando necessária a substituição, a exigência de peças genuinamente corretas. De acordo com Edivaldo Portugal, gerente de Produto da Cummins para América Latna, “aderir a um turbo genuíno é contar com mesma performance no que se refere a torque, potência e consumo de combustível. E a conta deve ser feita a longo prazo, já que usuário vai sentir com o tempo a diferença no bom funcionamento do seu equipamento”. O turbocompressor também é responsável por assegurar que o equipamento esteja de acordo com as normas de emissões de gases e, por isso, o usuário deve ficar atento para que após a troca do turbo o equipamento esteja de acordo com as normas de emissões.
Vale acrescentar que fazer a substituição pelo turbo genuíno Holset é contar com a garantia da correta aplicação sem qualquer tipo de adaptação no motor. “Obedecer todas as especificações do fabricante é garantir o perfeito funcionamento do equipamento”, reforça Portugal. Desenvolvido para garantir o mesmo ciclo de vida do motor, o turbo Holset é submetido a rigorosos testes de dinamômetro e em campo para assegurar a qualidade, independente das aplicações e severidades. Traz ainda a qualidade e know-how de quem conta com a vantagem de desenvolver o equipamento integrado com o processo de produção de motores, atendendo todos os requisitos de engenharia, além da garantia em território nacional. Na fabricação dos turbos Holset, a CTT faz o uso de materiais tecnologicamente avançados. As mesmas especificações de engenharia do produto aplicadas originalmente são incorporadas nos turbos oferecidos no pós vendas e também na linha remanufaturados.
A linha de turbos remanufaturados que também são itens genuínos Cummins traz preço competitivo em média 30% mais barato que o produto novo visando reduzir o custo de reforma do equipamento com a mesma qualidade e garantia de um produto novo. Fabricados com os mesmos critérios de montagem e padrões de qualidade exigidos para turbos novos, os turbos Reman trazem vantagens para o meio ambiente, pois eliminam a necessidade de descartes de peças. Os produtos remanufaturados restabelecem suas funções e requisitos técnicos originais, já que todas as peças de desgaste são substituídas por peças novas e, o mais importante, genuínas. Portanto, ao fazer a substituição do turbo, o usuário deve optar por peças genuínas. Para garantir a aquisição de peças genuínas, o gerente recomenda usar o canal de fornecimento da Cummins e exigir nota fiscal. “As turbinas Cummins contam com uma plaqueta de identificação com todas as informações de manufatura onde é possível fazer a rastreabilidade do produto garantindo ao consumidor a qualidade e bom funcionamento dos produtos que estão sendo vendidos”, afirma Portugal.