Com muita tecnologia embarcada e uma eficiĂªncia de dar inveja aos concorrentes, a linha 2018 chegou pra arrebentar

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Volkswagen

Ele sempre representou o passo Ă  frente que a Volkswagen deu na vida, foi o pioneiro do motor refrigerado a Ă¡gua e se tornou durante muito tempo objeto de desejo dos jovens, adultos e senhores que sonhavam em possuir um modelo nos anos 70 e 80.


Durante uma semana eu pude desfrutar do Passat Highline 2.0 TSI, fazer uma viagem em que a economia foi o ponto mais impressionante e poder afirmar sim, esse Ă© um dos melhores automĂ³veis que a montadora coloca a venda no Brasil. O Passat foi o carro que representou a vanguarda tecnolĂ³gica e estĂ©tica, tanto na Alemanha quanto por aqui, suas linhas mais “quadradas” quebravam uma tendĂªncia da Volkswagen de sempre ter carros mais “arredondados” e essa tendĂªncia perdurou por anos, inclusive o tal motor refrigerado a Ă¡gua Ă© cultuado atĂ© hoje.


Mas evoluir Ă© preciso, o novo modelo deixou de ser um carro de volume para se tornar um clĂ¡ssico com o que existe de melhor na marca, afinal de contas, o Passat Highline 2.0 TSI tem a melhor mecĂ¢nica, a mais nova tecnologia de conduĂ§Ă£o e segurança e o infotainment mais moderno da Volkswagen no mundo.


Ele Ă© um carrĂ£o, na cidade impõe respeito e se posiciona como rei em qualquer rua, avenida ou estrada que desfila. O Passat Highline 2.0 TSI pode atĂ© assustar os menos avisados pelo tamanho da cavalaria e instintivamente dar a impressĂ£o que Ă© um beberĂ£o daqueles. Qual nada, na verdade a conversa entre motor e cĂ¢mbio, a perfeita equalizaĂ§Ă£o das marchas faz com ele tenha o consumo quase de um carro popular, sim acredite, isso Ă© possĂ­vel.


A parte mecĂ¢nica tem o motor 2.0 TSI com 220 cv e 350 Nm, Ă© a terceira geraĂ§Ă£o da famĂ­lia EA888, com sistema de injeĂ§Ă£o duplo (injeĂ§Ă£o direta na cĂ¢mara e injeĂ§Ă£o multiponto no coletor) que em conjunto com a transmissĂ£o automĂ¡tica DSG de 6 marchas deixa o Passat Highline 2.0 TSI muito nervoso, atĂ© parece um carro esporte nas respostas, ele vai de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e tem velocidade mĂ¡xima de 246 km/h.


Na cidade ele se comporta como um sedĂ£ mĂ©dio, dirigir mesmo em congestionamentos e ruas com velocidade baixa nĂ£o estressam nenhum mortal. Os itens de conforto incluem bancos dianteiros com ajuste elĂ©trico, aquecimento, apoio lombar com massageador para o motorista, trĂªs posições de memĂ³ria, ar condicionado Climatronic com trĂªs zonas de resfriamento, iluminaĂ§Ă£o em LED na regiĂ£o dos pĂ©s, relĂ³gio analĂ³gico no painel, sistema Kessy, porta-luvas refrigerado, cĂ¢mera de rĂ©, freio de estacionamento elĂ©trico, detector de fadiga, retrovisores externos elĂ©tricos, sistema start-stop, volante multifuncional com shift paddles, rĂ¡dio, computador de bordo, controlador automĂ¡tico de velocidade, isso ajuda muito na hora de andar ou ficar parado e nĂ£o se assustar com tĂ£o baixo consumo de combustĂ­vel.


O Passat Highline 2.0 TSI sĂ³ pode ser abastecido com gasolina, na cidade eu fiz a excelente mĂ©dia de 11,4 km/l, com dados do computador de bordo, isso com mais duas pessoas desfrutando desse carrĂ£o, o ar condicionado estava ligado no AUTO e usando e abusando da maior novidade do modelo que agora passa a ser de sĂ©rie o Active Info Display. Ele tem tambĂ©m a seleĂ§Ă£o do perfil de conduĂ§Ă£o e a terceira geraĂ§Ă£o do sistema Discover Pro, com tela sensĂ­vel ao toque de 9,2 polegadas e controle por meio de gestos.


O Active Info Display traz o quadro de instrumentos totalmente digital, todos sĂ£o implementados virtualmente via software em uma tela de 12,3 polegadas. As informações de conduĂ§Ă£o, navegaĂ§Ă£o e assistĂªncia podem ser integradas em Ă¡reas grĂ¡ficas do velocĂ­metro e conta-giros alĂ©m de dados do sistema de infotainment podem ser exibidos no Painel Digital ProgramĂ¡vel.


O novo sistema transformou a central multimĂ­dia em um tablet, ela se conecta aos smartphones Apple ou Android, pode usar o Waze, o Google Maps ou o Spotify se espelhado no sistema e, falar com o carro e pedir coisas atravĂ©s do sistema de comando de voz ganhou um grande avanço, agora ele estĂ¡ integrado a todas as funções de entretenimento, conectividade e navegaĂ§Ă£o. O sistema de infotainment permite tambĂ©m conexĂ£o de mĂºltiplos telefones simultaneamente, tem leitor de DVD, HD interno com 60 gb de capacidade, entradas AUX-in e duas para cartões SD.


Este quase computador com 4 rodas jĂ¡ mostrou uma enorme qualidade na esburacada e mal cuidada capital paulista, o silĂªncio interior impera e rodar com ele mesmo em ruas de condições ruins nĂ£o Ă© nada desconfortĂ¡vel, mas o bom mesmo Ă© encarar uma estrada, desta vez serĂ¡ uma prova muito dura para o Passat Highline 2.0 TSI: ir de SĂ£o Paulo atĂ© Varginha, interior de Minas Gerais, rodar por dois dias na cidade e retornar para SĂ£o Paulo, tudo isso com 4 pessoas a bordo, bagagens e o principal, sem reabastecer!


E lĂ¡ fomos nĂ³s, a estrada jĂ¡ Ă© minha conhecida de outros testes, a FernĂ£o Dias tem como caracterĂ­stica ser um traçado antigo que foi modernizado em toda sua extensĂ£o, ela atravessa o estado de SĂ£o Paulo e chega a Minas Gerais pelo sul. SĂ£o 330 km de rodovia tanto para ir quanto para voltar (ao todo 660 km), some-se a esse total os quilĂ´metros que rodei desde o abastecimento (quando calculei a mĂ©dia na cidade) atĂ© chegar Ă  rodovia e mais o que rodamos dentro de Varginha.


A tranqĂ¼ilidade na estrada Ă© enorme, o Passat Highline 2.0 TSI se comporta muito bem, garante enorme segurança para quem dirige e os passageiros. Ele tem como itens de segurança o DCC, ACC com City Emergency Brake, sistema Front Assist, Sistema Pro Active (ProteĂ§Ă£o dos passageiros), Automatic Post-Collision Braking System, sistema XDS+ (bloqueio eletrĂ´nico do diferencial) funĂ§Ă£o integrada ao ESC, o perfil para conduĂ§Ă£o escolhido foi o ECO, onde o motor, ar-condicionado e outras unidades auxiliares sĂ£o controlados para otimizar o consumo.


SerĂ¡ que vai dar certo? Tem que dar ora! E assim foi, mesmo usando o Cruise Control o consumo e as atitudes do carro nas mais variadas situações foram sempre muito firmes e seguras. Ele nĂ£o faz troca de marcha desnecessĂ¡ria, quando aconteceu foi em uma subida mais Ă­ngreme e demorada ou em algum momento de ultrapassagem de veĂ­culos mais lentos na faixa da direita, foram muitos quilĂ´metros dirigindo e dosando no pĂ© e outros vĂ¡rios com o sistema de velocidade acionado.


Na chegada em SĂ£o Paulo, diretamente ao local de origem para a partida, foram rodados 710 km, sobrou no tanque, segundo dados do computador de bordo, uma autonomia de mais 90 km, ou seja, ele faria 800 km com um tanque apenas. A mĂ©dia na rodovia, ainda com dados do computador de bordo, ficou em incrĂ­veis 14,3 km/l, dirigindo sem exageros e com o mesmo nĂºmero de pessoas a bordo!


O Passat Highline 2.0 TSI tem preço sugerido de R$ 164.620, 8 cores externas e 2 de interior para escolher, esse garoto que Ă© fabricado em Emden, na Alemanha, tem apenas o teto solar como opcional, a Volkswagen oferece ainda financiamento, 3 anos de garantia total, Agendamento de Serviços, Revisões Planejadas, Volkswagen Service 24h, MapCare e a certeza de que Ă© o sedĂ£ moderno que vai trazer lembranças de um tempo mais romĂ¢ntico, com a força que o nome Passat sempre teve.


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