Suzuka: grandes curvas e alta energia

Texto e fotos: Pirelli

Para o Grande Prêmio do Japão, no épico circuito de Suzuka, a Pirelli nomeou o Médio, o Soft e o Supersoft. Essa combinação já foi selecionada por quatro vezes nesta temporada. Isso é para lidar com as notórias demandas de alta energia de Suzuka, com longas curvas como a 130R e a Spoon. Na realidade, os carros estão quase sempre fazendo curvas em um ritmo implacável em Suzuka, um dos fatos que fazem do autódromo japonês um dos mais amados do calendário. Um ano atrás, o recorde da pista foi batido no Classificatório. Essa marca será reduzida ainda mais desta vez, como geralmente vem sendo o caso nesta temporada?

Os três compostos selecionados

O circuito do ponto de vista do pneu
  • Apesar de nominalmente a seleção de pneus ser a mesma do ano passado, na verdade ela é um degrau mais macia, uma vez que todos os compostos são um degrau mais macios que seus equivalentes de 2017.
  • O ritmo do circuito, com suas famosas curvas rápidas, faz com que em Suzuka as forças laterais sejam preponderantes, mais do que tração e frenagens.
  • O clima geralmente é imprevisível nessa época do ano, com chuvas frequentes. Isso faz com que seja difícil estimar a evolução da pista.
  • O uso e degradação dos pneus são tradicionalmente altos. Em Suzuka, os pneus são submetidos a uma das mais altas cargas de energia do ano.
  • As equipes tendem a correr com altos índices de pressão aerodinâmica, concentrada nos pneus, para maximizar a aderência. Isso faz com que os pneus recebam forças multidirecionais ao mesmo tempo.
  • No ano passado, a estratégia vencedora foi de uma parada. Isso foi parcialmente influenciado pela entrada de um safety car e de um safety car virtual, coisas que não incomuns no Japão.
Mario Isola, gerente mundial de Motorsport da Pirelli: "Suzuka proporciona alguns dos níveis de energia mais altos do ano. Isso pode levar a níveis de uso e degradação maiores do que costumamos ver. Também é o único circuito da temporada em forma de “8”, o que significa que o uso dos pneus direitos e esquerdos sejam semelhantes. Em 2017, a estratégia de uma parada triunfou em Suzuka. Mas antes disso, a tendência era de duas paradas. Será interessante ver se os pneus mais macios e os carros mais velozes deste ano proporcionarão estratégias diferentes. As equipes sempre tentarão fazer apenas uma parada, mas é claro que isso depende de um equilíbrio no gerenciamento dos pneus. Dependendo do tempo perdido em um pit stop, fazer duas paradas pode ser mais rápido.

Detalhes da pista

Pneus selecionados até o momento