- Três estratégias de pneus diferentes no top 5 do GP japonês;
- Uma parada para quase todos os pilotos durante o dia mais quente do fim de semana;
- A Pirelli permanece em Suzuka com a equipe Renault para dois dias de teste e desenvolvimento de pneus para 2019.
Lewis Hamilton venceu de ponta a ponta, parando apenas uma vez sem perder a liderança. As duas Mercedes adotaram a mesma estratégia de Soft/Médio, alguns outros pilotos adotaram outras estratégias de uma parada que resultou nos cinco primeiros colocados. A exceção foi Daniel Ricciardo que terminou em quarto com a mesma estratégia dos dois primeiros, tendo começado em 15º devido a um problema na classificação.
Outro piloto que mostrou bastante ritmo foi Sebastian Vettel, da Ferrari, terminando em sexto depois de cair para último devido a um incidente de corrida com Verstappen. Com temperaturas e cargas de energia altas no circuito de Suzuka, em contraste com a variação do clima, houve uma série de pontos de interrogação sobre qual a estratégia seria usada no início da prova, no entanto, a maioria dos pilotos conseguiu parar apenas uma vez, com ajuda adicional de um Safey Car logo no começo. A Pirelli permanece em Suzuka para um teste de desenvolvimento de dois dias com a equipe Renault, avaliando pneus protótipos para 2019 na terça e quarta-feira.
Mario Isola, gerente mundial de Motorsport da Pirelli: “Com temperaturas muito mais quentes até agora, sabíamos que haveria alguns desafios adicionais nessa pista muito exigente. Este foi, de fato, o caso, especialmente nos estágios finais da corrida, mas não comprometeu a ação, como muitas brigas mostraram. Também, graças a um Safety Car muito cedo, a maioria dos pilotos pôde fazer apenas uma parada, nós vimos alguns períodos muito longos com todos os três compostos. Muitos optaram por terminar o GP no Médio, o equivalente ao Soft do ano passado, apesar do fato deste pneu não ter sido usado extensivamente em treinos livre e de forma alguma nestas condições quentes”.
Comportamento dos pneus durante a corrida
Stints por piloto
0 Comentários