Viajar da nascente do Elba nas montanhas de Krkonoše até a ‘Suíça da Boêmia’ é uma experiência fantástica que você só pode experimentar na República Tcheca
Texto e fotos: Escritório de Turismo da República Tcheca
Suba na bicicleta e comece uma jornada em que o majestoso rio Elba é o seu guia. Ele serpenteia a partir dos vales das montanhas majestosas e místicas de Krkonoše, continua pelas extensas planícies, passa por cidades medievais, por formações rochosas únicas e lugares envoltos em mitos e lendas.
Na rota do Elba, você desfrutará de uma bela paisagem, história e arquitetura, pedalando da Alemanha para a República Tcheca e depois retornando. Aqui começa uma inesquecível experiência de bicicleta, nas montanhas Krkonoše, berço do Elba.
A rota ciclística do Elba começa na Alemanha, num lugar chamado Elberadweg. É uma das ciclorrotas mais populares do país e também além das fronteiras tchecas. É especialmente popular entre famílias com crianças, já que o perfil de elevação não é difícil.
De sua nascente até sua foz no Mar do Norte, a rota do Elba mede mais de mil quilômetros (620 milhas) sendo quase 400 km (250 milhas) na República Tcheca. Esta rota faz parte da rede européia de ciclovias ou EuroVelo e é dividida em seções interessantes, das quais você pode escolher se quer fazer completa ou apenas algumas partes. Coloque o seu capacete e comece a pedalar, vamos guiá-lo pela parte tcheca da rota do Elba, quilômetro a quilômetro.
Desde as montanhas Krkonoše atravessando um safári até uma fortaleza militar
Um bom lugar para começar a sua viagem ao longo do Elba é ŠpindlerůvMlýn, que no inverno é uma estância de esqui bem conhecida e no verão o ponto de partida preferido para os caminhantes e montanhistas. A cidade está localizada no vale de Krkonoše sob a área da nascente do rio Elba. Você não será capaz de chegar a este lugar com a bicicleta, mas a partir de Špindlerův Mlým você pode ir até Medvedin e de lá seguir pela estrada alpina em direção à Cabana do Elba, onde você pode guardar sua bicicleta. O caminho para a nascente é menos de um quarto de hora a pé.
De Špindlerův Mlýn você pode continuar na estrada para Vrchlabí e de lá seguir para Dvůr Králové, um lugar especialmente apreciado pelas crianças. O zoológico Dvůr Královéque com um safári africano é uma das atrações turísticas mais populares. E quando você voltar para contar a história, não se esqueça de dizer que você chegou de bicicleta até as girafas, zebras, elefantes e leões. Os adeptos da história militar vão querer continuar até Jaroměř, onde a fortaleza de Josefov guarda as fronteiras tchecas desde finais do século XVIII. Antes de chegar, você passará por Kuks, um complexo barroco único formado por spas e um hospital.
Objetivo: arquitetura, pão de gengibre e esporte
De Jaroměll, a rota do Elba continua para Hradec Králové, onde você pode admirar a magnífica arquitetura local de artistas como Josef Gočár, um dos mais famosos arquitetos tchecos e uma das figuras mais importantes do cubismo e do funcionalismo. De Hradec Králové, o caminho leva diretamente a Pardubice, uma cidade que não só possui o seu belo castelo, mas também outros pontos de interesse fora do comum. Pardubice tradicionalmente atrai gourmets e fãs de esportes. Os primeiros, pelo seu famoso e delicioso pão de gengibre, de aroma doce. O segundo, pelo Velkápardubická, um show eqüestre que aconteceu pela primeira vez em 1874 e que se diz ser a pista de obstáculos mais difícil da Europa continental. Você também pode participar de uma corrida - de bicicleta ao longo da rota que liga Pardubice e Přelouč, ou mesmo além, a locais onde foi escrita a história mais antiga da Tchéquia.
Viaje por mitos e lendas
Um desses lugares é Brandýs nad Labem. Nos tempos medievais, a cidade era um importante entreposto em uma rota que liga Praga ao norte das terras tchecas. Stará Boleslav, parte do Brandýsnad Labem, é o local de peregrinação mais antigo de toda a República Tcheca. Aqui nasceu a lenda de são Venceslau, patrono tcheco. Numa manhã do século X, o duque Venceslau da Boêmia estava indo em direção a igreja, que foi erguida na atual Stará Boleslav, quando foi atacado pelo grupo de seu irmão Boleslav, com fome de poder, consumando um trágico fratricídio. Mais tarde, Venceslau foi canonizado e seus restos mortais descansam até hoje na Catedral de São Vito, no Castelo de Praga. Você também verá o nome do duque na Praça Venceslau, no centro de Praga. A propósito, Praga fica a poucos passos da Rota do Elba, a apenas 30 km do Brandýsnad Labem.
Mas não se pode esquecer que estamos viajando pela Rota do Elba, que agora nos leva à cidade histórica de Mělník. Localizada na confluência dos rios Elba e Moldava, esta cidade costumava ser incluída entre o dote das rainhas tchecas e é o berço de uma antiga tradição vinícola, que foi fundada aqui pelo rei Carlos IV com vinhas trazidas da Borgonha e de Champagne.
Perto de Mělník encontra-se o Monte Říp, associado à lenda de Brandýs, ainda mais antiga. Dizem que o patriarca Čech subiu ao topo da montanha porque queria olhar em volta e ver se essas terras eram boas o suficiente para que seu povo se estabelecesse ali. Após uma longa jornada, o patriarca disse a seu povo que esta era a terra que eles estavam procurando, pois era fértil, segura e próspera. Em gratidão, eles batizaram sua nova casa com o nome de Čechy, que significa Terra Tcheca. Algumas fontes dizem que tudo isso aconteceu em meados do século VII, mas outros dizem que a área já era habitada no século VI. A lenda ainda sobrevive na rotunda românica, localizada no pico de Řpy, que é um dos edifícios mais antigos da República Tcheca.
0 Comentários