- Lewis Hamilton vence com uma troca de pneus do Hypersoft para o Soft em uma corrida com a usual entrada do Safety Car;
- Grande variedade e diferentes estratégias com os pneus, todos os três compostos foram usados durante a corrida;
- Novo recorde da pista em corrida estabelecido com o Hypersoft, mais de três segundos abaixo da marca anterior.
O piloto da Mercedes Lewis Hamilton venceu o GP de Singapura largando da pole e tendo parado apenas uma vez. Como todos os top 10 do grid, Hamilton começou no Hypersoft P Zero Pink, que na sexta e no sábado provou ser mais de um segundo e meio mais rápido que o Ultrasoft. Ele fez uma única parada para colocar o composto Soft na volta 15 e seguiu até o final, sem perder a liderança, graças a um ritmo mais rápido do que aqueles que mudaram para Ultrasoft. Como todos aqueles que começaram no Hypersoft, Hamilton se beneficiou também das quatro voltas sob o Safety Car no início da corrida, o que prolongou a vida do composto mais macio.
Várias outras estratégias foram tentadas, incluindo uma Hypersoft / Ultrasoft e uma parada usada por Sebastian Vettel, ele terminou em terceiro atrás de Max Verstappen que fez a mesma estratégia de Hamilton. O companheiro de equipe de Verstappen, Daniel Ricciardo, também usou a estratégia Hypersoft / Ultrasoft com bons resultados, mostrando bastante velocidade no final da corrida. O piloto mais bem colocado para começar a corrida com Ultrasoft foi Fernando Alonso, ele terminou em sétimo depois de sair no top 10. A volta mais rápida da corrida foi feita pelo piloto da Haas, Kevin Magnussen, batendo o recorde da corrida anterior em mais de três segundos. Singapura manteve seu recorde de 100% em Safety Cars com uma aparição inicial, por causa disso, não afetou substancialmente a estratégia da corrida.
Mario Isola, gerente mundial de Motorsport da Pirelli: “Como esperado, Singapura foi uma corrida muito longa, complexa e exigente, enquanto o recorde de 100% dos Safety Cars foi mantido. Isso acrescentou outro elemento estratégico ao que já era uma corrida taticamente complexa. Vimos uma série de estratégias diferentes no trabalho e um número variado de paradas, com os 10 primeiros do grid começando com Hypersoft, o que lhes deu velocidade extra no início da corrida, mas os deixou abertos para a possibilidade de perderem suas posições na pista para aqueles que optaram por um stint maior com um pneu mais duro ou optaram por uma estratégia alternativa principalmente nas últimas voltas”.
Várias outras estratégias foram tentadas, incluindo uma Hypersoft / Ultrasoft e uma parada usada por Sebastian Vettel, ele terminou em terceiro atrás de Max Verstappen que fez a mesma estratégia de Hamilton. O companheiro de equipe de Verstappen, Daniel Ricciardo, também usou a estratégia Hypersoft / Ultrasoft com bons resultados, mostrando bastante velocidade no final da corrida. O piloto mais bem colocado para começar a corrida com Ultrasoft foi Fernando Alonso, ele terminou em sétimo depois de sair no top 10. A volta mais rápida da corrida foi feita pelo piloto da Haas, Kevin Magnussen, batendo o recorde da corrida anterior em mais de três segundos. Singapura manteve seu recorde de 100% em Safety Cars com uma aparição inicial, por causa disso, não afetou substancialmente a estratégia da corrida.
Mario Isola, gerente mundial de Motorsport da Pirelli: “Como esperado, Singapura foi uma corrida muito longa, complexa e exigente, enquanto o recorde de 100% dos Safety Cars foi mantido. Isso acrescentou outro elemento estratégico ao que já era uma corrida taticamente complexa. Vimos uma série de estratégias diferentes no trabalho e um número variado de paradas, com os 10 primeiros do grid começando com Hypersoft, o que lhes deu velocidade extra no início da corrida, mas os deixou abertos para a possibilidade de perderem suas posições na pista para aqueles que optaram por um stint maior com um pneu mais duro ou optaram por uma estratégia alternativa principalmente nas últimas voltas”.
Comportamento dos pneus durante a corrida
Stints por piloto
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