Dando um pontapé na crise, a
fabricante de motores atinge uma marca de dar inveja Ă concorrĂªncia
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Textofinal ComunicaĂ§Ă£o
Na vida Ă© muito mais fĂ¡cil chorar
do que enfrentar as dificuldades que sĂ£o colocadas na nossa frente, encarar Ă©
muito mais complicado que partir para a soluĂ§Ă£o, desistir Ă© sempre uma opĂ§Ă£o.
Sabia que tem muita gente que nĂ£o pensa assim? Ainda bem! É por isso que o
sucesso sempre bate na porta de quem nĂ£o se acomoda nem fica deitado eternamente
em berço esplendido.
Quando a famigerada crise, que
era uma marola na cabeça dos incautos, chegou e se alastrou como um rastilho de
pĂ³lvora pelas empresas no Brasil, todo mundo sofreu e teve que pagar o alto
preço pelo desconhecimento dos senhores do mercado e sem saber o que isso iria impactar em nossa
economia. Foi assim também com a Cummins,
uma gigante que quase ficou de joelhos no instĂ¡vel mercado da America Latina.
O jeito foi arregaçar as mangas e
partir para a luta se adequando a nova realidade, a retomada começou em 2016 e
este primeiro semestre jĂ¡ dĂ¡ mostras que o caminho que se estĂ¡ seguindo Ă© pra lĂ¡
de correto, ela registrou aumento de 60% na produĂ§Ă£o de motores, com um total
de 22 mil unidades produzidas no primeiro semestre de 2018 e graças ao avanço no
segmento automotivo de 59%, crescimento no segmento de Ă´nibus (+75%),
construĂ§Ă£o (+58%), geradores (+39%), entre outros, a projeĂ§Ă£o Ă© elevar a produĂ§Ă£o de motores entre 40% e 45% e atingir os 42.000 no fim do ano.
Segundo LuĂs Pasquotto, vice-presidente da Cummins Inc., presidente da Cummins
Brasil e responsĂ¡vel pela Unidade de NegĂ³cios de Motores da Cummins na AmĂ©rica Latina "A Cummins
Brasil segue fortalecida. Fizemos reestruturações responsĂ¡veis e
conseguimos atender Ă demanda incorporando mĂ£o de obra na medida em que os
volumes cresceram. Apesar de um cenĂ¡rio de incertezas (grau de confiança,
eleições, variaĂ§Ă£o cambial etc...) continuamos moderadamente otimistas, com
plena consciĂªncia de que jĂ¡ superamos o pior momento".
A postura conservadora do
presidente choca com nĂºmeros incrivelmente altos no setor, para se ter idĂ©ia,
de cada 3 sistemas de potĂªncia 1 Ă© Cummins,
ela equipa atualmente 57% dos caminhões Light Duty, 67% do segmento de médio
porte (Mid Range) e 11% dos pesados (Heavy Duty), como o Ford Cargo Power, a linha VW
Delivery, no Brasil e na Argentina equipa 100% dos ônibus e caminhões Euro5
fabricados pela Agrale.
NĂ£o Ă© sĂ³ nas ruas e estradas, a Cummins Power Systems, divisĂ£o de
Energia da Cummins Brasil Ă© a lĂder
no mercado de geradores em 2018 com aumento de 67% do volume de equipamentos
comercializados para os mais variados segmentos e de 70% da receita, em relaĂ§Ă£o
ao ano passado, de cada 10 geradores vendidos no Brasil, quatro sĂ£o Cummins.
A empresa cresce em passos largos
e nĂ£o se esquece da comunidade que em estĂ¡ inserida na cidade de Guarulhos, na grande SĂ£o Paulo, aquelas que muitas das vezes os
polĂticos nĂ£o enxergam as necessidades bĂ¡sicas. Com grande atuaĂ§Ă£o em
diversos programas sociais e de preservaĂ§Ă£o do meio ambiente, a Cummins este ano entregou a Escola Victor Civita, que vocĂª pode
lembrar AQUI
e ganhou o Selo Ambiental de Guarulhos, por seus programas de preservaĂ§Ă£o e
economia de bens naturais, como a Ă¡gua.
É claro que os olhos estĂ£o
voltados também para o futuro da mobilidade no planeta, ela tem realizado
investimentos em eletrificaĂ§Ă£o e sistemas digitais, criou a Electrified Power (EPBU), comprou trĂªs
empresas do segmento: a Brammo e a Johnson Matthey fabricantes de baterias
de baixa e alta potĂªncia e a Efficient
Drivetrains, Inc. (EDI), especializada na integraĂ§Ă£o de trem de força, com
isso ela fecha um ciclo de soluções em powertrain que pode ser diesel, bicombustĂvel,
gĂ¡s natural ou biogĂ¡s, hĂbridos ou elĂ©tricos.
Segundo Pasquotto "a Cummins Inc. divulgou recentemente um
investimento U$ 500 milhões em eletrificaĂ§Ă£o previsto para os prĂ³ximos trĂªs
anos. Somos uma empresa que Ă© lĂder em soluções de powertrain e integraĂ§Ă£o
veicular com conhecimento profundo das necessidades de nossos clientes. A
inteligĂªncia nos negĂ³cios de motores nos favorece para desenvolver a eletrificaĂ§Ă£o
e a nossa missĂ£o Ă© a de ser lĂder tambĂ©m neste segmento, provendo hardware,
softwares e inteligĂªncia como ninguĂ©m".
Como vamos nos mover o futuro
hoje ninguém pode afirmar, mas a certeza é que uma das plataformas da Cummins vai estar presente, afinal quem
tem 58.600 funcionĂ¡rios em todo o mundo, faturou em 2017 $ 20.4 bilhões, estĂ¡
em 197 paĂses e territĂ³rios com 500 filiais e se prepara para no ano que vem
comemorar seu centenĂ¡rio de fundaĂ§Ă£o, nada melhor que se sentir cada dia que
passa mais jovem e disposta, chutando crises e apontando para o futuro da
mobilidade de maneira sustentĂ¡vel, coisa que sĂ³ o tempo e a experiĂªncia conseguem fazer, com todo respeito!
0 ComentĂ¡rios