Dando um pontapĂ© na crise, a fabricante de motores atinge uma marca de dar inveja Ă  concorrĂªncia

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Textofinal ComunicaĂ§Ă£o

Na vida Ă© muito mais fĂ¡cil chorar do que enfrentar as dificuldades que sĂ£o colocadas na nossa frente, encarar Ă© muito mais complicado que partir para a soluĂ§Ă£o, desistir Ă© sempre uma opĂ§Ă£o. Sabia que tem muita gente que nĂ£o pensa assim? Ainda bem! É por isso que o sucesso sempre bate na porta de quem nĂ£o se acomoda nem fica deitado eternamente em berço esplendido.


Quando a famigerada crise, que era uma marola na cabeça dos incautos, chegou e se alastrou como um rastilho de pĂ³lvora pelas empresas no Brasil, todo mundo sofreu e teve que pagar o alto preço pelo desconhecimento dos senhores do mercado e sem saber o que isso iria impactar em nossa economia. Foi assim tambĂ©m com a Cummins, uma gigante que quase ficou de joelhos no instĂ¡vel mercado da America Latina.


O jeito foi arregaçar as mangas e partir para a luta se adequando a nova realidade, a retomada começou em 2016 e este primeiro semestre jĂ¡ dĂ¡ mostras que o caminho que se estĂ¡ seguindo Ă© pra lĂ¡ de correto, ela registrou aumento de 60% na produĂ§Ă£o de motores, com um total de 22 mil unidades produzidas no primeiro semestre de 2018 e graças ao avanço no segmento automotivo de 59%, crescimento no segmento de Ă´nibus (+75%), construĂ§Ă£o (+58%), geradores (+39%), entre outros, a projeĂ§Ă£o Ă© elevar a produĂ§Ă£o de motores entre 40% e 45% e atingir os 42.000 no fim do ano.


Segundo LuĂ­s Pasquotto, vice-presidente da Cummins Inc., presidente da Cummins Brasil e responsĂ¡vel pela Unidade de NegĂ³cios de Motores da Cummins na AmĂ©rica Latina "A Cummins Brasil segue fortalecida. Fizemos reestruturações responsĂ¡veis e conseguimos atender Ă  demanda incorporando mĂ£o de obra na medida em que os volumes cresceram. Apesar de um cenĂ¡rio de incertezas (grau de confiança, eleições, variaĂ§Ă£o cambial etc...) continuamos moderadamente otimistas, com plena consciĂªncia de que jĂ¡ superamos o pior momento".


A postura conservadora do presidente choca com nĂºmeros incrivelmente altos no setor, para se ter idĂ©ia, de cada 3 sistemas de potĂªncia 1 Ă© Cummins, ela equipa atualmente 57% dos caminhões Light Duty, 67% do segmento de mĂ©dio porte (Mid Range) e 11% dos pesados (Heavy Duty), como o Ford Cargo Power, a linha VW Delivery, no Brasil e na Argentina equipa 100% dos Ă´nibus e caminhões Euro5 fabricados pela Agrale.


NĂ£o Ă© sĂ³ nas ruas e estradas, a Cummins Power Systems, divisĂ£o de Energia da Cummins Brasil Ă© a lĂ­der no mercado de geradores em 2018 com aumento de 67% do volume de equipamentos comercializados para os mais variados segmentos e de 70% da receita, em relaĂ§Ă£o ao ano passado, de cada 10 geradores vendidos no Brasil, quatro sĂ£o Cummins.


A empresa cresce em passos largos e nĂ£o se esquece da comunidade que em estĂ¡ inserida na cidade de Guarulhos, na grande SĂ£o Paulo, aquelas que muitas das vezes os polĂ­ticos nĂ£o enxergam as necessidades bĂ¡sicas. Com grande atuaĂ§Ă£o em diversos programas sociais e de preservaĂ§Ă£o do meio ambiente, a Cummins este ano entregou a Escola Victor Civita, que vocĂª pode lembrar AQUI e ganhou o Selo Ambiental de Guarulhos, por seus programas de preservaĂ§Ă£o e economia de bens naturais, como a Ă¡gua.


É claro que os olhos estĂ£o voltados tambĂ©m para o futuro da mobilidade no planeta, ela tem realizado investimentos em eletrificaĂ§Ă£o e sistemas digitais, criou a Electrified Power (EPBU), comprou trĂªs empresas do segmento: a Brammo e a Johnson Matthey fabricantes de baterias de baixa e alta potĂªncia e a Efficient Drivetrains, Inc. (EDI), especializada na integraĂ§Ă£o de trem de força, com isso ela fecha um ciclo de soluções em powertrain que pode ser diesel, bicombustĂ­vel, gĂ¡s natural ou biogĂ¡s, hĂ­bridos ou elĂ©tricos.


Segundo Pasquotto "a Cummins Inc. divulgou recentemente um investimento U$ 500 milhões em eletrificaĂ§Ă£o previsto para os prĂ³ximos trĂªs anos. Somos uma empresa que Ă© lĂ­der em soluções de powertrain e integraĂ§Ă£o veicular com conhecimento profundo das necessidades de nossos clientes. A inteligĂªncia nos negĂ³cios de motores nos favorece para desenvolver a eletrificaĂ§Ă£o e a nossa missĂ£o Ă© a de ser lĂ­der tambĂ©m neste segmento, provendo hardware, softwares e inteligĂªncia como ninguĂ©m".


Como vamos nos mover o futuro hoje ninguĂ©m pode afirmar, mas a certeza Ă© que uma das plataformas da Cummins vai estar presente, afinal quem tem 58.600 funcionĂ¡rios em todo o mundo, faturou em 2017 $ 20.4 bilhões, estĂ¡ em 197 paĂ­ses e territĂ³rios com 500 filiais e se prepara para no ano que vem comemorar seu centenĂ¡rio de fundaĂ§Ă£o, nada melhor que se sentir cada dia que passa mais jovem e disposta, chutando crises e apontando para o futuro da mobilidade de maneira sustentĂ¡vel, coisa que sĂ³ o tempo e a experiĂªncia conseguem fazer, com todo respeito!