A versĂ£o esportiva do SUV de sucesso da montadora coreana jĂ¡ vem completa, sĂ³ precisa escolher a cor

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Hyundai

JĂ¡ faz tempo que nĂ³s fomos apresentados, foi em agosto do ano passado que eu avaliei pela primeira vez o Creta, vocĂª pode lembrar AQUI, ele estava chegando e de lĂ¡ pra cĂ¡ jĂ¡ conquistou o gosto do brasileiro e vai muito bem nas vendas, obrigado!


Acontece que a montadora coreana resolveu ousar, lançou no começo deste ano o Creta Sport, um modelo que tem tudo de bom que as outras versões carregam e uma “cara” mais esportiva em formato de “pacote fechado”, jĂ¡ vem completo e te deixam escolher a cor, fora isso, Ă© pegar a chave, abastecer e ir curtir essa versĂ£o, assim como eu fiz, durante a semana que eu pude aproveitar o que o SUV oferece.


A parte mecĂ¢nica Ă© o que tem de melhor: motor 2.0 de 166 cv e 20,5 kgf.m de torque, cĂ¢mbio automĂ¡tico de seis velocidades, direĂ§Ă£o elĂ©trica progressiva, controle de estabilidade e traĂ§Ă£o, assistente de partida em rampa e sistema Stop & Go de parada automĂ¡tica do motor, um senĂ£o nessa configuraĂ§Ă£o Ă© o fato dele ser chamado de Sport e nĂ£o ter Paddle Shift para trocas manuais, se quiser trocar na mĂ£o deve ser feita na alavanca.


Ele ficou muito bonito, o chamado pacote Black Designpinta” de preto brilhante detalhes do Creta Sport como o pĂ¡ra-choque frontal, contorno da grade, barras de teto, retrovisores com luz indicadora de direĂ§Ă£o, farĂ³is com projetor e luz diurna DRL de LED, spoiler de teto, rodas de liga leve diamantadas de 17 polegadas, as lanternas Clear Type e a antena de teto tipo barbatana.


O motor Ă© Flex, o Creta Sport foi abastecido com gasolina comum e iniciei minha epopĂ©ia pelas ruas e avenidas de SĂ£o Paulo antes de encarar uma rodovia para avaliar o consumo na estrada. Na cidade ele Ă© um carro muito, mas muito confortĂ¡vel, o “encaixe” tĂ­pico de bancos esportivos sĂ£o o mĂ¡ximo e garantem uma Ă³tima posiĂ§Ă£o de dirigir.


Na cidade o Creta Sport se comporta muito bem, Ă© rĂ¡pido nas trocas de posiĂ§Ă£o em vias de faixas mais estreitas, tem o peso do volante ideal tanto em velocidade quanto em manobras que sĂ£o auxiliadas pela cĂ¢mera de rĂ©. O consumo Ă© muito parecido com o modelo que eu testei no ano passado, com o ar condicionado ligado e duas pessoas a bordo, segundo dados do computador de bordo, a mĂ©dia ficou em 8,7 km/l que estĂ¡ dentro do esperado para esse tipo de veĂ­culo.


Os equipamentos de segurança e conforto tĂªm bancos de couro e tecido pretos, volante revestido de couro, ar-condicionado automĂ¡tico digital, vidros elĂ©tricos one-touch, retrovisores com ajuste elĂ©trico, computador de bordo, piloto automĂ¡tico, acendimento automĂ¡tico dos farĂ³is, central multimĂ­dia blueMedia® com tela sensĂ­vel ao toque de 7 polegadas, conectividade por Google Android Auto e Apple CarPlay, cĂ¢mera de rĂ© com linhas dinĂ¢micas, streaming de Ă¡udio, MP3 player, conexões USB/iPod e AUX, comandos de Ă¡udio e Bluetooth no volante.


Deixando a cidade em busca de momentos menos estressantes, fui para o interior pela rodovia Castelo Branco, o destino era a cidade de Itu para um almoço tranqĂ¼ilo no Bar do AlemĂ£o. Na estrada Ă© um carro muito acertado e muito firme nas mĂ£os, rapidamente ele chega Ă  velocidade limite de 120 km/h e com o Cruise Control ligado a mantĂ©m sem nenhuma dificuldade ou trocas de marchas interminĂ¡veis e tem a caracterĂ­stica boa, com ele ligado o carro Ă© mais econĂ´mico que se controlar a velocidade no pĂ©, isso dĂ¡ pra perceber na monitoraĂ§Ă£o do consumo instantĂ¢neo.


Creta Sport Ă© um carro muito dĂ³cil, o conjunto mecĂ¢nico Ă© firme e muito confiĂ¡vel em todo tipo de situaĂ§Ă£o principalmente quando se exige uma maior aceleraĂ§Ă£o em momentos de ultrapassagem. O consumo de combustĂ­vel, com dados do computador de bordo, ficou em 10,3 km/l, lembrando que o ar-condicionado estava ligado e levava mais trĂªs pessoas, todos em um ambiente de silĂªncio e temperatura agradĂ¡vel dentro da cabine que mais parece uma sala de visitas.


Creta Sport tem preço sugerido de R$ 97.890,00, 5 cores para escolher, 5 anos de garantia, plano de manutenĂ§Ă£o com preços fixos, mais de 200 pontos de venda distribuĂ­dos pelo paĂ­s, test-drive, programa Hyundai Sempre, assistĂªncia 24 horas e certamente esse poderĂ¡ ser seu prĂ³ximo passo.


Ficha TĂ©cnica