A versĂ£o esportiva do SUV de
sucesso da montadora coreana jĂ¡ vem completa, sĂ³ precisa escolher a cor
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Hyundai
JĂ¡ faz tempo que nĂ³s fomos
apresentados, foi em agosto do ano passado que eu avaliei pela primeira vez o Creta, vocĂª pode lembrar AQUI,
ele estava chegando e de lĂ¡ pra cĂ¡ jĂ¡ conquistou o gosto do brasileiro e vai
muito bem nas vendas, obrigado!
Acontece que a montadora coreana
resolveu ousar, lançou no começo deste ano o Creta Sport, um modelo que tem tudo de bom que as outras versões carregam
e uma “cara” mais esportiva em
formato de “pacote fechado”, jĂ¡ vem
completo e te deixam escolher a cor, fora isso, Ă© pegar a chave, abastecer e ir
curtir essa versĂ£o, assim como eu fiz, durante a semana que eu pude aproveitar o
que o SUV oferece.
A parte mecĂ¢nica Ă© o que tem de
melhor: motor 2.0 de 166 cv e 20,5 kgf.m de torque, cĂ¢mbio automĂ¡tico de seis
velocidades, direĂ§Ă£o elĂ©trica progressiva, controle de estabilidade e traĂ§Ă£o,
assistente de partida em rampa e sistema Stop & Go de parada automĂ¡tica do
motor, um senĂ£o nessa configuraĂ§Ă£o Ă© o fato dele ser chamado de Sport e nĂ£o ter Paddle Shift para trocas manuais, se quiser trocar na mĂ£o deve ser feita na
alavanca.
Ele ficou muito bonito, o chamado
pacote Black Design “pinta” de preto brilhante detalhes do Creta Sport como o pĂ¡ra-choque frontal,
contorno da grade, barras de teto, retrovisores com luz indicadora de direĂ§Ă£o,
farĂ³is com projetor e luz diurna DRL de LED, spoiler de teto, rodas de liga
leve diamantadas de 17
polegadas , as lanternas Clear Type e a antena de teto
tipo barbatana.
O motor Ă© Flex, o Creta Sport foi
abastecido com gasolina comum e iniciei minha epopéia pelas ruas e avenidas de
SĂ£o Paulo antes de encarar uma rodovia para avaliar o consumo na estrada. Na
cidade ele Ă© um carro muito, mas muito confortĂ¡vel, o “encaixe” tĂpico de bancos esportivos sĂ£o o mĂ¡ximo e garantem uma
Ă³tima posiĂ§Ă£o de dirigir.
Na cidade o Creta Sport se comporta muito bem, Ă© rĂ¡pido nas trocas de posiĂ§Ă£o
em vias de faixas mais estreitas, tem o peso do volante ideal tanto em
velocidade quanto em manobras que sĂ£o auxiliadas pela cĂ¢mera de rĂ©. O consumo Ă©
muito parecido com o modelo que eu testei no ano passado, com o ar condicionado
ligado e duas pessoas a bordo, segundo dados do computador de bordo, a média
ficou em 8,7 km/l que estĂ¡ dentro do esperado para esse tipo de veĂculo.
Os equipamentos de segurança e
conforto tĂªm bancos de couro e tecido pretos, volante revestido de couro,
ar-condicionado automĂ¡tico digital, vidros elĂ©tricos one-touch, retrovisores
com ajuste elĂ©trico, computador de bordo, piloto automĂ¡tico, acendimento
automĂ¡tico dos farĂ³is, central multimĂdia blueMedia® com tela sensĂvel ao
toque de 7 polegadas ,
conectividade por Google Android Auto e Apple CarPlay, cĂ¢mera de rĂ© com linhas
dinĂ¢micas, streaming de Ă¡udio, MP3 player, conexões USB/iPod e AUX, comandos de
Ă¡udio e Bluetooth no volante.
Deixando a cidade em busca de
momentos menos estressantes, fui para o interior pela rodovia Castelo Branco, o
destino era a cidade de Itu para um almoço tranqĂ¼ilo no Bar do AlemĂ£o. Na
estrada Ă© um carro muito acertado e muito firme nas mĂ£os, rapidamente ele chega
à velocidade limite de 120 km/h e com o Cruise Control ligado a mantém sem
nenhuma dificuldade ou trocas de marchas interminĂ¡veis e tem a caracterĂstica
boa, com ele ligado o carro Ă© mais econĂ´mico que se controlar a velocidade no
pĂ©, isso dĂ¡ pra perceber na monitoraĂ§Ă£o do consumo instantĂ¢neo.
O Creta Sport Ă© um carro muito dĂ³cil, o conjunto mecĂ¢nico Ă© firme e
muito confiĂ¡vel em todo tipo de situaĂ§Ă£o principalmente quando se exige uma
maior aceleraĂ§Ă£o em momentos de ultrapassagem. O consumo de combustĂvel, com
dados do computador de bordo, ficou em 10,3 km/l, lembrando que o
ar-condicionado estava ligado e levava mais trĂªs pessoas, todos em um ambiente
de silĂªncio e temperatura agradĂ¡vel dentro da cabine que mais parece uma sala
de visitas.
O Creta Sport tem preço sugerido de R$ 97.890,00, 5 cores para
escolher, 5 anos de garantia, plano de manutenĂ§Ă£o com preços fixos, mais de 200
pontos de venda distribuĂdos pelo paĂs, test-drive, programa Hyundai Sempre, assistĂªncia 24 horas e certamente esse poderĂ¡ ser seu prĂ³ximo passo.
Ficha TĂ©cnica
0 ComentĂ¡rios