O lançamento da montadora coreana traz tudo de melhor da marca, entra na briga com os SUV´s, mas esbarra no consumo

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Hyundai

NĂ£o Ă© de hoje que a gigante coreana vem tirando o sono de seus concorrentes mais tradicionais, os carros que tem tecnologia e acabamento com nĂ­vel superior, preço justo e manutenĂ§Ă£o sem grandes mistĂ©rios agradou demais o gosto dos brasileiros e se tornou a queridinha na hora de se pensar em comprar um carro moderno, isso graças ao sucesso estrondoso do seu modelo de entrada, o HB20.


Mas jĂ¡ diz o ditado: “quem nĂ£o arrisca, nĂ£o petisca” e foi realmente arriscando em um segmento muito desejado pelos consumidores brasileiros que gostam de veĂ­culos altos de onde vocĂª desce ou sobe e nĂ£o entra e sai que surgiu o Creta, um SUV que tem o DNA da marca muito evidente em todos os pontos do carro. Eu pude testar o novo modelo, objeto do desejo de 10 entre 10 mulheres, que foi lançado em dezembro do ano passado e que sĂ³ chegou Ă s concessionĂ¡rias da marca em janeiro, foram 10 dias utilizando nas mais diversas situações e condições, o primeiro contato e a impressĂ£o que ficaram foram as melhores.


O modelo que eu avaliei foi o topo de linha, o Creta Prestige 2.0, um carro equipado com o motor Nu 2.0l 16V DOHC D-CVV flex que tĂªm sistema de partida a frio (e-start), bloco e cabeçote de alumĂ­nio e duplo comando variĂ¡vel de vĂ¡lvulas (D-CVVT) para admissĂ£o e escape, coletor de admissĂ£o variĂ¡vel (VIS) e duplo comando no cabeçote (DOHC), cilindrada de 1,999 cm³, potĂªncia de 166 cv (E) e 156 cv (G) a 6.200 rpm, torque de 20,5 kgf.m (E) e 19,1 kgf.m a 4.700 rpm e cĂ¢mbio automĂ¡tico de seis velocidades com trocas seqĂ¼enciais.


É um tremendo motorzĂ£o para um carro de dimensões generosas, o design Ă© exclusivo para os brasileiros e seu sucesso nas ruas do nosso paĂ­s segue uma trilha nĂ£o tĂ£o avassaladora como seu irmĂ£o HB20, mas deixa os concorrentes preocupados. O conforto interno Ă© muito interessante, tem muita tecnologia embarcada como o Advanced Supervision Cluster que permite configurar diversas funções do veĂ­culo, ar-condicionado automĂ¡tico digital, chave presencial smart key, partida do motor por botĂ£o, retrovisores externos com rebatimento elĂ©trico, computador de bordo com configurador de funções, cĂ¢mera de rĂ© dinĂ¢mica, acendimento automĂ¡tico dos farĂ³is, sistema Stop & Go, direĂ§Ă£o elĂ©trica progressiva, acionamento inteligente one-touch das luzes de direĂ§Ă£o, controle de estabilidade (ESP) e traĂ§Ă£o (TCS), assistente de partida em rampa (HAC), gerenciamento de estabilidade (VSM), sinalizaĂ§Ă£o de frenagem de emergĂªncia (ESS) e farĂ³is de neblina dianteiros.


Andando pela cidade no transito pesado e nos interminĂ¡veis engarrafamentos, um acessĂ³rio sĂ³ encontrado nesta versĂ£o chama a atenĂ§Ă£o: banco do motorista com ventilaĂ§Ă£o. Pode parecer uma besteira se visto de longe, mas quando vocĂª estĂ¡ sentado hĂ¡ muito tempo dentro do carro, com aquele calor insuportĂ¡vel te corroendo, Ă© um alivio ter o banco de couro em uma temperatura mais baixa.


Outro ponto alto da sofisticaĂ§Ă£o Ă© a central multimĂ­dia blueNav®, com tela touchscreen de 7 polegadas, navegaĂ§Ă£o GPS embarcada, compatibilidade com Apple CarPlay® e Google Android Auto®, conexĂ£o Bluetooth® com streaming de Ă¡udio, acesso Ă  agenda e histĂ³rico de chamadas, MP3 player, reprodutor de fotos e vĂ­deos, conexões USB/iPod e AUX, microfone no teto e comandos de Ă¡udio e Bluetooth® no volante, que tambĂ©m pode controlar o computador de bordo com todas as informações como consumo, monitoramento de pressĂ£o dos pneus, alerta sonoro de nĂ£o colocaĂ§Ă£o do cinto de segurança e alerta visual de portas e porta-malas abertos.


Na cidade o carro se comporta muito bem, Ă© rĂ¡pido nas trocas de posiĂ§Ă£o em vias de faixas mais estreitas, tem o peso do volante ideal tanto em velocidade quanto em manobras, que sĂ£o auxiliadas pela cĂ¢mera de rĂ©, nĂ£o existe dificuldade em “encaixar” o Creta Prestige 2.0 em vagas menos amigĂ¡veis. O que pega um pouco Ă© o consumo, o modelo estava abastecido com gasolina e nas ruas e avenidas, com o ar condicionado ligado nĂ£o consegui superar, segundo dados do computador de bordo, a mĂ©dia de 8,9 km/l, que nĂ£o Ă© nenhum absurdo nem leva o tĂ­tulo de beberrĂ£o do ano, mas diminui o range de distancia que pode ser percorrido sem precisar abastecer, por outro lado existe a vantagem de se ter um motor 2.0 nervoso e cheio de cavalos quando se precisa andar mais forte.


Falando em andar com o pĂ© mais embaixo, testei o Creta Prestige 2.0 tambĂ©m na estrada, o destino era Campinas no interior de SĂ£o Paulo e a Rodovia dos Bandeirantes o caminho escolhido. AĂ­ estamos falando de um carro muito acertado e muito firme nas mĂ£os, rapidamente ele chega Ă  velocidade limite de 120 km/h, com o Cruise Control ligado mantĂ©m sem nenhuma dificuldade ou trocas de marchas interminĂ¡veis. O Creta Prestige 2.0 Ă©, apesar do tamanho, um carro muito fĂ¡cil de dirigir mesmo em velocidades mais altas, lembra demais um sedĂ£ e seus controles eletrĂ´nicos garantem uma viagem tranqĂ¼ila e sem sobressaltos.


O conjunto mecĂ¢nico Ă© firme e muito confiĂ¡vel em todo tipo de situaĂ§Ă£o, nas ultrapassagens, por exemplo, quando eu exigi uma maior aceleraĂ§Ă£o a resposta foi imediata, ele nĂ£o fica “pensando” para reduzir uma marcha ou mesmo aumentar a rotaĂ§Ă£o do motor, seu modo de conduĂ§Ă£o Ă© pleno e muito gostoso e o conforto que os bancos proporcionam faz com que uma distancia de pouco mais de 100 km seja percorrida como se fosse uma ida Ă  padaria da esquina, vocĂª sai inteiro e pronto pra continuar. O consumo de combustĂ­vel nessa situaĂ§Ă£o de rodovia foi mais amigĂ¡vel, com dados do computador de bordo, fiz uma mĂ©dia 11,5 km/l, superior atĂ© ao que a montadora anuncia.


O Creta Prestige 2.0 tem preço sugerido de R$ 100.990,00, cinco anos de garantia sem limite de quilometragem, plano de manutenĂ§Ă£o com preços fixos, nos mais de 200 pontos de venda distribuĂ­dos pelo paĂ­s dĂ¡ para fazer test-drive, programa de relacionamento Hyundai Sempre e aquela sensaĂ§Ă£o de conhecer algo novo com cara de sucesso.


Ficha TĂ©cnica e Equipamentos