O lançamento da montadora
coreana traz tudo de melhor da marca, entra na briga com os SUV´s, mas esbarra
no consumo
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Hyundai
NĂ£o Ă© de hoje que a gigante
coreana vem tirando o sono de seus concorrentes mais tradicionais, os carros
que tem tecnologia e acabamento com nĂvel superior, preço justo e manutenĂ§Ă£o
sem grandes mistérios agradou demais o gosto dos brasileiros e se tornou a
queridinha na hora de se pensar em comprar um carro moderno, isso graças ao
sucesso estrondoso do seu modelo de entrada, o HB20.
Mas jĂ¡ diz o ditado: “quem nĂ£o arrisca, nĂ£o petisca” e foi
realmente arriscando em um segmento muito desejado pelos consumidores
brasileiros que gostam de veĂculos altos de onde vocĂª desce ou sobe e nĂ£o entra
e sai que surgiu o Creta, um SUV que tem o DNA da marca muito
evidente em todos os pontos do carro. Eu pude testar o novo modelo, objeto do
desejo de 10 entre 10 mulheres, que foi lançado em dezembro do ano passado e
que sĂ³ chegou Ă s concessionĂ¡rias da marca em janeiro, foram 10 dias utilizando nas
mais diversas situações e condições, o primeiro contato e a impressĂ£o que ficaram
foram as melhores.
O modelo que eu avaliei foi o
topo de linha, o Creta Prestige 2.0,
um carro equipado com o motor Nu 2.0l
16V DOHC D-CVV flex que tĂªm sistema de partida a frio (e-start), bloco e cabeçote de alumĂnio e duplo comando variĂ¡vel de
vĂ¡lvulas (D-CVVT) para admissĂ£o e
escape, coletor de admissĂ£o variĂ¡vel (VIS) e duplo comando no cabeçote (DOHC), cilindrada de 1,999 cm³, potĂªncia
de 166 cv (E) e 156 cv (G) a 6.200 rpm, torque de 20,5 kgf.m (E) e 19,1 kgf.m a
4.700 rpm e cĂ¢mbio automĂ¡tico de seis velocidades com trocas seqĂ¼enciais.
É um tremendo motorzĂ£o para um
carro de dimensões generosas, o design é exclusivo para os brasileiros e seu
sucesso nas ruas do nosso paĂs segue uma trilha nĂ£o tĂ£o avassaladora como seu
irmĂ£o HB20, mas deixa os
concorrentes preocupados. O conforto interno Ă© muito interessante, tem muita
tecnologia embarcada como o Advanced
Supervision Cluster que permite configurar diversas funções do veĂculo, ar-condicionado
automĂ¡tico digital, chave presencial smart key, partida do motor por botĂ£o,
retrovisores externos com rebatimento elétrico, computador de bordo com configurador
de funções, cĂ¢mera de rĂ© dinĂ¢mica, acendimento automĂ¡tico dos farĂ³is, sistema
Stop & Go, direĂ§Ă£o elĂ©trica progressiva, acionamento inteligente one-touch
das luzes de direĂ§Ă£o, controle de estabilidade (ESP) e traĂ§Ă£o (TCS), assistente
de partida em rampa (HAC), gerenciamento de estabilidade (VSM), sinalizaĂ§Ă£o de
frenagem de emergĂªncia (ESS) e farĂ³is de neblina dianteiros.
Andando pela cidade no transito
pesado e nos interminĂ¡veis engarrafamentos, um acessĂ³rio sĂ³ encontrado nesta
versĂ£o chama a atenĂ§Ă£o: banco do motorista com ventilaĂ§Ă£o. Pode parecer uma
besteira se visto de longe, mas quando vocĂª estĂ¡ sentado hĂ¡ muito tempo dentro
do carro, com aquele calor insuportĂ¡vel te corroendo, Ă© um alivio ter o banco
de couro em uma temperatura mais baixa.
Outro ponto alto da sofisticaĂ§Ă£o
Ă© a central multimĂdia blueNav®, com tela touchscreen de 7 polegadas , navegaĂ§Ă£o
GPS embarcada, compatibilidade com Apple CarPlay® e Google Android Auto®,
conexĂ£o Bluetooth® com streaming de Ă¡udio, acesso Ă agenda e histĂ³rico de chamadas,
MP3 player, reprodutor de fotos e vĂdeos, conexões USB/iPod e AUX, microfone no
teto e comandos de Ă¡udio e Bluetooth® no volante, que tambĂ©m pode controlar o
computador de bordo com todas as informações como consumo, monitoramento de
pressĂ£o dos pneus, alerta sonoro de nĂ£o colocaĂ§Ă£o do cinto de segurança e
alerta visual de portas e porta-malas abertos.
Na cidade o carro se comporta
muito bem, Ă© rĂ¡pido nas trocas de posiĂ§Ă£o em vias de faixas mais estreitas, tem o peso
do volante ideal tanto em velocidade quanto em manobras, que sĂ£o auxiliadas
pela cĂ¢mera de rĂ©, nĂ£o existe dificuldade em “encaixar” o Creta Prestige
2.0 em vagas menos amigĂ¡veis. O que pega um pouco Ă© o consumo, o modelo
estava abastecido com gasolina e nas ruas e avenidas, com o ar condicionado
ligado nĂ£o consegui superar, segundo dados do computador de bordo, a mĂ©dia de
8,9 km/l, que nĂ£o Ă© nenhum absurdo nem leva o tĂtulo de beberrĂ£o do ano, mas
diminui o range de distancia que pode ser percorrido sem precisar abastecer,
por outro lado existe a vantagem de se ter um motor 2.0 nervoso e cheio de
cavalos quando se precisa andar mais forte.
Falando em andar com o pé mais
embaixo, testei o Creta Prestige 2.0
tambĂ©m na estrada, o destino era Campinas no interior de SĂ£o Paulo e a Rodovia
dos Bandeirantes o caminho escolhido. AĂ estamos falando de um carro muito
acertado e muito firme nas mĂ£os, rapidamente ele chega Ă velocidade limite de 120 km/h , com o Cruise
Control ligado mantém sem nenhuma dificuldade ou trocas de marchas
interminĂ¡veis. O Creta Prestige 2.0
Ă©, apesar do tamanho, um carro muito fĂ¡cil de dirigir mesmo em velocidades mais
altas, lembra demais um sedĂ£ e seus controles eletrĂ´nicos garantem uma viagem
tranqĂ¼ila e sem sobressaltos.
O conjunto mecĂ¢nico Ă© firme e
muito confiĂ¡vel em todo tipo de situaĂ§Ă£o, nas ultrapassagens, por exemplo,
quando eu exigi uma maior aceleraĂ§Ă£o a resposta foi imediata, ele nĂ£o fica “pensando” para reduzir uma marcha ou
mesmo aumentar a rotaĂ§Ă£o do motor, seu modo de conduĂ§Ă£o Ă© pleno e muito gostoso
e o conforto que os bancos proporcionam faz com que uma distancia de pouco mais
de 100 km
seja percorrida como se fosse uma ida Ă padaria da esquina, vocĂª sai inteiro e
pronto pra continuar. O consumo de combustĂvel nessa situaĂ§Ă£o de rodovia foi
mais amigĂ¡vel, com dados do computador de bordo, fiz uma mĂ©dia 11,5 km/l,
superior até ao que a montadora anuncia.
O Creta Prestige 2.0 tem preço sugerido de R$ 100.990,00, cinco anos
de garantia sem limite de quilometragem, plano de manutenĂ§Ă£o com preços fixos,
nos mais de 200 pontos de venda distribuĂdos pelo paĂs dĂ¡ para fazer
test-drive, programa de relacionamento Hyundai
Sempre e aquela sensaĂ§Ă£o de conhecer algo novo com cara de sucesso.
Ficha TĂ©cnica e Equipamentos
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