O SUV de 7 lugares da montadora chinesa eleva o padrão dos carros importados do país asiático

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Lifan

Ah os carros chineses... Agora eles começam a atingir um patamar de qualidade e acabamento de seus produtos que faz com que se aproximem muito dos que tem origem em outros países asiáticos. Foi-se o tempo de se pensavar que algo vindo da China era considerado suspeito, o mundo mudou e com ele os milenares chineses abriram as portas para as maiores empresas de todos os segmentos, as de tecnologia são as mais encontradas no território do terceiro maior país do mundo.


Eu fui gentilmente convidado para o lançamento do Lifan X80, que segundo os diretores da empresa, é o melhor chinês que vai rodar no Brasil. Não duvide, esse SUV Premium além de ser um veículo global da marca também eleva a importância do nosso país para eles, o carro foi lançado na China em março de 2017 e agora chega ao Brasil com um detalhe, aqui é o primeiro mercado fora da China a receber o carro.


Segundo Johnny Fang, presidente da Lifan no Brasil, “trazer esse carro para o mercado brasileiro antes de outros mercados mundiais da Lifan é uma prova de prestígio, mas garanto que não foi uma negociação fácil, acreditamos que aqui esse modelo vai marcar uma virada de página no modo como os consumidores avaliam os carros chineses, a nossa marca quer ficar mais forte e por acreditar no Brasil nada melhor que começar trazendo um modelo mundial e recém lançado”. Perguntei ao presidente sobre o preço que é baseado em dólares “até quando vocês vão manter sem precisar aumentar?”. Segundo Johnny Fang, “esse é um problema, não queremos aumentar o preço do carro por conta da instabilidade da moeda, vamos aguardar alguns eventos que vão acontecer no Brasil e podem trazer a cotação para um patamar menor, acreditamos que o mercado vai reagir”.


O Lifan X80 é um dos melhores carros produzidos pela montadora, é muito bonito, tem um acabamento superior e a parte mecânica não fica devendo nada para os concorrentes. Talvez o grande “pulo do gato” é ser um SUV com 7 lugares, esse tipo de veículo não é encontrado facilmente no line-up das montadoras, algumas sequer se preocupam em oferecer esse plus nos utilitários.


O design é muito interessante, a frente do veículo tem a grade com barras horizontais cromadas, o conjunto óptico com DRL (luz diurna em LED) em linha e faróis de neblina embutidos no para-choque, a cintura é alta, as rodas aro 19” são diamantadas. Na traseira lanternas já mostram uma nova tendência, são grandes sem serem exageradas e ainda conta com as luzes de neblina e duas saídas de escapamento discretamente colocados e harmonizando o conjunto, é um carro alto e a carroceria conta com cantos levemente arredondados, não lembra os antigos desenhos de carros chineses.


A parte mecânica é uma surpresa, ele conta com o ótimo motor de 2 litros DOHC, 16V, Dual VVT, intercooler, injeção direta e usa apenas gasolina, gera 184 CV de potência e 28,6 kgf.m de torque, câmbio automático de seis velocidades DSI 6AT, modo Sport, acelerador eletrônico throttle-by-wire, direção eletro-assistida (EPS) com ajuste de altura e profundidade, freios a disco nas 4 rodas e o que mais impressionou, as suspensões McPherson na dianteira e independente tipo multi-link na traseira foram ajustadas de tal maneira que deixam a impressão de se tratar de um carro sedã, comparável até com os modelos mais vendidos no Brasil.


Ver e saber que têm é a mesma coisa, o negócio é andar e comprovar tudo que o Lifan X80 oferece. Fiz um trajeto em Test Drive que contemplava 157 km, boa parte dela pela Via Dutra em direção a cidade de Campos do Jordão, um ponto turístico muito frequentado no inverno por pessoas que gostam de aproveitar o frio. Logo de cara já gostei do fato dos bancos dianteiros terem ajustes elétricos para assento, encosto e lombar no caso do motorista e do assento e encosto no banco do passageiro, é o máximo, você não precisa fazer ginástica para se acomodar nem achar a melhor posição.


Na estrada ele é um carro muito firme e seguro, a dirigibilidade é suave e muito confiável, tem uma boa retomada de velocidade, não faz trocas de marchas desnecessárias, o silêncio interno é muito bom e consegue ficar próximo da velocidade máxima da rodovia (120 km/h) com giros muito baixos. Isso impacta fortemente na economia de combustível e na autonomia, com o ar condicionado ligado e segundo dados do computador de bordo, consegui atingir a média de consumo de 13,1 km/l.


O conforto interno é muito bom, o nível de qualidade dos equipamentos colocados no Lifan X80 é muito boa, ele tem painel de instrumentos totalmente digital com três configurações gráficas, volante com comandos do sistema multimídia, computador de bordo, Bluetooth, Cruise Control, descida (HDC), controle de estabilidade (ESP), freio de estacionamento eletrônico, sistema multimídia com a tela de 8”, ar condicionado eletrônico, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, teto solar, espelhos retrovisores rebatíveis, chave presencial, partida com botão Start/Stop e o moderníssimo sistema RSC, mais conhecido como sistema anticapotamento.


Os passageiros de traz contam com o piso Flat nas duas fileiras e ajuste individual do ar condicionado, sendo que a temperatura pode ser diferente da que é programada para os dianteiros, com detalhe que todos os bancos são revestidos com couro ecológico, quando rebatidos deixam a capacidade do porta-malas em 2.500 litros.


Ainda neste trecho da viagem, resolvi testar o Cruise Control, ação que tenho feito em todos os modelos que avalio. No caso do Lifan X80, ele tem uma reação muito diferente de outros carros, a velocidade programada é atingida lenta e gradativamente, não existe aquela “acelerada” e troca de marchas enlouquecidas que vários modelos têm quando acionamos o dispositivo, ao contrário, ele vai buscar a velocidade sem aumentar as rotações, isso é mais um ponto positivo na economia, com as rotações sem grandes alterações usar o controle de velocidade certamente vai implicar em gastar menos.


No trecho urbano, rodando pelas bucólicas ruas de Campos do Jordão, o barulho externo não existe, se na rodovia com o carro com velocidade constante e giros mais altos eu precisei ligar o rádio para ter algum tipo de barulho, na cidade ele nem parece estar ligado. O Lifan X80 tem na suspensão um ponto muito forte, as lombadas, buracos e desníveis do asfalto praticamente desaparecem, o SUV lembra muito os ajuste que são feito em sedãs japoneses e leva vantagem por ser um veículo alto.


O Lifan X80 é oferecido em versão única, já está nas 45 concessionárias da marca disponível para Test Drive, três cores para escolher, preço fechado sugerido de R$ 129.777 com frete e pintura incluídos, 3 anos de garantia, Road Assist e se surpreenda com os chineses, sim, eles fazem muito bem feito!


Ficha Técnica