Pneu P Zero Ice Blue Hard fará sua estreia na temporada 2018 com o fim da terceira semana seguida de etapas
Texto e fotos: Pirelli
O pneu P Zero Ice Blue Hard fará sua estreia na temporada no rápido circuito de Silverstone, na Inglaterra. A pista é conhecida como a casa do automobilismo britânico. Enquanto o composto Ice Blue Hard é novo para esta temporada, ele é equivalente ao médio usado em 2017, o que significa que, efetivamente, a nomeação (juntamente com o Medium e o Soft) é semelhante ao do ano passado. O Grande Prêmio da Grã-Bretanha encerra a maratona com três etapas seguidas, feito inédito na Fórmula 1, mas a equipe da Pirelli irá continuar no local para testes de desenvolvimento dos pneus para 2019.
Os três compostos selecionados
O circuito do ponto de vista do pneu
- Silverstone é um dos mais exigentes circuitos do ano quando se trata de pneus, principalmente por causa da série de curvas longas e rápidas que coloca muita energia neles.
- A pista foi completamente recapeada este ano, resultando em um asfalto mais rápido com alta aderência, porém baixa degradação. A consequência é que os pneus com uma profundidade de banda reduzida de 0,4 mm serão usados pela última vez nesta temporada para reduzir o superaquecimento (como foi o caso na Espanha e na França).
- Apesar da seleção de pneus mais macia feita até à data em Silverstone no ano passado, o piloto da Mercedes, Lewis Hamilton, ainda venceu a corrida usando uma estratégia de uma parada.
- O clima britânico é famoso por sua imprevisibilidade: tudo pode acontecer durante o fim de semana.
- A pista é muito utilizada durante o ano, então tende a ficar emborrachada rapidamente.
Mario Isola, gerente mundial de Motorsport da Pirelli: "Silverstone é sempre um grande desafio para os pneus, graças as cargas laterais que podem ultrapassar os 5G. Por isso, decidimos estrear o pneu duro, para suprir com algumas das demandas mais significativas da temporada. No entanto, como toda a gama está um nível mais macio, este ano, é efetivamente o equivalente a nomeação do ano passado. O novo asfalto resultará em tempos de volta mais rápidos, como já vimos por meio de dados coletados de nosso programa de corrida GT, colocando mais energia através dos pneus. É por isso que não fizemos uma seleção mais macia do que comparada ao ano passado. Mas isso é sem levar em conta a mutabilidade notória do clima britânico, que poderia nos dar brilho do sol ou chuva pesada, assim as equipes terão que estar preparadas para tudo".
Detalhes da pista
Pneus selecionados até o momento
0 Comentários