A nova versĂ£o do sedĂ£ chega com detalhes mais elaborados e surpreende com maior eficiĂªncia

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Honda

Diz-se que o silĂªncio Ă© de ouro, muitas coisas na vida sĂ£o feitas sem alarde, nĂ£o Ă© preciso chamar muito a atenĂ§Ă£o para algo que certamente vai evoluir, para erros que serĂ£o corrigidos, muito menos valorizar demais o que jĂ¡ Ă© bom, gritar demais Ă s vezes traz mais problemas que soluções.


Foi assim com essa repaginada do Honda City EX CVT, durante uma semana eu pude avaliar em diversas condições, na cidade e no interior e sim, Ă© um carro mais confortĂ¡vel e econĂ´mico que seu antecessor. Ele segue na mesma pegada que fez dele um objeto, mas, e sempre existe um mas, precisava se modernizar, ficar mais bonito e atĂ© trazer de volta o charme que transformou o patinho feio em cisne.


Vinicius de Moraes afirmava que "beleza Ă© fundamental" e por isso a Honda nĂ£o economizou esforços, sĂ£o sutilezas marcantes na versĂ£o 2018 do sedĂ£ na sua segunda geraĂ§Ă£o. Ele ganhou novos pĂ¡ra-choques na dianteira e traseira, nova grade frontal, farĂ³is em LED e palhetas do tipo flat blade, sĂ£o pequenos detalhes que fazem uma grande diferença quando se olha o conjunto todo, ficou mais harmonioso e requintado.


A parte mecĂ¢nica nĂ£o mudou, nem era preciso, o motor 1.5 i-VTEC FlexOne gera 116 cv de potĂªncia e 15,3 kgf.m de torque com etanol e 115 cv e 15,2 kgf.m com gasolina. O modelo estava abastecido com o combustĂ­vel renovĂ¡vel e surpreendeu muito quando o assunto Ă© economia, houve uma melhora grande se comparar com o modelo anterior que avaliei em 2015, que vocĂª pode lembrar AQUI, nĂ£o sei o que fizeram na parte mecĂ¢nica, que tambĂ©m conta com a transmissĂ£o CVT que simula 7 marchas, mas ah, que mexeram, mexeram!


Segredos existem para serem guardados e um dia revelados, enquanto isso fui mesmo Ă© andar com esse Ă³timo exemplar de sedĂ£ pelas sempre engarrafadas ruas e avenidas de SĂ£o Paulo. A semana corrida com vĂ¡rios compromissos fez com que eu cruzasse a cidade algumas vezes e em alguns momentos de pico de congestionamento. As viagens foram muito agradĂ¡veis por conta das novidades no acabamento interno e equipamentos mais sofisticados do Honda City EX CVT: ar condicionado digital full touchscreen, sistema de som com Bluetooth e entrada USB, direĂ§Ă£o elĂ©trica EPS, travas e vidros elĂ©tricos nas quatro portas, Volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade, airbags laterais, apoio de braço, tela de 5 polegadas e a sempre amada cĂ¢mera de rĂ©.


Dirigir Ă© muito gostoso, ele tem respostas rĂ¡pidas e executa as manobras com muita precisĂ£o, a boa relaĂ§Ă£o entre motor e cĂ¢mbio permite que, mesmos em velocidades baixas, a 4ª marcha seja a mais utilizada. Com isso, as rotações nĂ£o passam de 1.500 rpm e tem um impacto muito positivo na economia de combustĂ­vel, segundo dados do computador de bordo, consegui a mĂ©dia de 10,6 km/l que Ă© muito boa para um carro deste porte, com 3 pessoas a bordo e ar condicionado ligado. Uma caracterĂ­stica muito marcante Ă© a posiĂ§Ă£o de dirigir, com bancos mais esportivos o “encaixe” Ă© muito melhor, aliado a isso a empunhadura do volante que Ă© muito mais firme e agradĂ¡vel.


Ele conta com o Cruise Control, um apĂªndice eletrĂ´nico que resolvi avaliar com mais cuidado nos testes que faço com veĂ­culos de todas as marcas. O Honda City EX CVT nĂ£o foge a regra e tĂªm caracterĂ­sticas muito parecidas com seus concorrentes, com o controle ligado ele gasta mais, vocĂª maneirando na pressĂ£o do pĂ© no acelerador a bebedeira diminui consideravelmente. Fiz uma viagem de tiro curto atĂ© Bragança Paulista, capital nacional da linguiça, a cidade ganhou esse status graças a Dona Palmira Boldrini. Era ela que preparava a linguiça caseira, feita de pernil de porco, de forma inigualĂ¡vel lĂ¡ na ItĂ¡lia durante a segunda guerra, depois do conflito, a famĂ­lia decidiu vir para o Brasil e se estabelecer na cidade onde continuou a produzir a iguaria que Ă© apreciada atĂ© hoje.


No caminho de ida utilizei o Cruise Control, que tem como caracterĂ­stica manter sempre a velocidade planejada, com isso as trocas de marcha sĂ£o quase uma constante, sĂ³ nas retas generosas da estrada de traçado antigo, porĂ©m modernizado, o Honda City EX CVT se acalmava na 7ª marcha. Com isso o consumo e conseqĂ¼entemente a autonomia ficaram prejudicados, a mĂ©dia mostrada no computador de bordo indicava 11,3 km/l, ligeiramente melhor que na cidade.


Na volta a conversa foi outra, mantendo a velocidade limite de 100 km/h da rodovia controlando apenas no pĂ© direito o desempenho pouco mudou, mas a economia, quanta diferença! Sem abusar do Honda City EX CVT, raramente houve uma reduĂ§Ă£o de marcha mesmo em trechos de subida, os indicadores de economia sempre ficaram em posições mais altas e consegui uma Ă³tima mĂ©dia de 12,9 km/l, que segundo o computador de bordo me garantiriam quase o dobro de autonomia que era indicado na ida, sempre com a luz verde que envolve o velocĂ­metro na cor verde.


Esse modelo nĂ£o Ă© o topo de linha, Ă© quase, tem preço inicial sugerido de R$ 77.900,00 com frete incluso, 3 anos de garantia sem limite de quilometragem, assistĂªncia 24 horas, jĂ¡ estĂ¡ nas concessionĂ¡rias da marca para agendar Test Drive, 6 cores para escolher, muita beleza exterior e conteĂºdo para quem gosta de desfrutar de um carro que, como tudo feito pelos japoneses, nĂ£o vai te dar trabalho.


Ficha TĂ©cnica
MOTOR



1.5L i-Vtec SOHC


CombustĂ­vel



Etanol / Gasolina - FlexOne


Cilindrada (cm³)



1.497


DiĂ¢metro dos cilindros x curso dos pistões (mm)



73 X 89,4


Nº de cilindros / disposiĂ§Ă£o / vĂ¡lvulas por cilindro



4 / EM LINHA / 4


PosiĂ§Ă£o



TRANSVERSAL


PotĂªncia mĂ¡xima - cv / rpm



(E) 116/6000 - (G) 115/6000


Torque mĂ¡ximo - kgfm / rpm



(E) 15,3/4800 - (G) 15,2/4800

Taxa de compressĂ£o



11,4 : 1


FormaĂ§Ă£o de mistura



InjeĂ§Ă£o eletrĂ´nica PGM-FI


TRANSMISSĂƒO

DX
Personal
LX
EX
EXL
CĂ¢mbio

MANUAL 5 MARCHAS
CVT
CVT
CVT
CVT
Embreagem

DISCO SECO
CONVERSOR DE TORQUECONVERSOR DE TORQUECONVERSOR DE TORQUECONVERSOR DE TORQUE
Rodas motrizes

DIANTEIRA
DIANTEIRA
DIANTEIRA
DIANTEIRA
DIANTEIRA
Relações de marchas
1ª
3,461
2.526-0.408
2.526-0.408
2.526-0.408
2.526-0.408

2ª
1,869
-
-
-
-

3ª
1,235
-
-
-
-

4ª
0,948
-
-
-
-

5ª
0,767





RĂ©
3,307
2.706-1.382
2.706-1.382
2.706-1.382
2.706-1.382

Dif
4,625
4,992
4,992
4,992
4,992







SUSPENSĂƒO






Dianteira



Independente tipo MacPherson

Traseira



Eixo de torĂ§Ă£o


DIREĂ‡ĂƒO






Tipo



AssistĂªncia elĂ©trica EPS


DiĂ¢metro de giro do veĂ­culo (m)



15,3


Voltas no volante (batente a batente)



3


FREIOS






Dianteiros



Disco ventilado 262 mm


Traseiros



Tambor 200 mm


RODAS E PNEUS

DX

LX
EX
EXL


Liga Leve 15 x 6J
Rodas 15 x 6J
Liga leve 16 x 6J
Liga leve 16 x 6J
Liga leve 16 x 6J


Pneus 185/60 R15
Pneus 185/60 R15
185/55 R16
185/55 R16
185/55 R16
DIMENSĂ•ES EXTERNAS (mm)

DX

LX
EX
EXL
Comprimento



4.455


Largura (inclui retrovisores)



1695


Altura (teto)



1485


DistĂ¢ncia entre eixos



2600


Bitola dianteira/traseira

1482 / 1482
1482 / 1482
1476 / 1466
1476 / 1466
1476 / 1466
DIMENSĂ•ES INTERNAS (mm)






NĂºmero ocupantes



5


Head Room (frente / tras.)



935 / 903


Leg Room (frente / tras.)



1062 / 982


Shoulder Room (frente / tras.)



1391 / 1337


CAPACIDADES (litros)






Porta malas (litros)



536


Tanque de combustĂ­vel (litros)



46


PESOS (kg)

DX
Personal
LX
EX
EXL
Em ordem de marcha

1074
1.108
1.121
1.124
1135
Peso mĂ¡ximo permitido

1460
1520
1520
1520
1520
MANUTENĂ‡ĂƒO






Revisões, km/tempo


10.000 / 12 meses (o que ocorrer primeiro)

Troca de Ă³leo do motor, km/tempo


10.000 / 12 meses (o que ocorrer primeiro)

Garantia


3 anos sem limite de quilometragem