Um médio com cara de grande, um
urbano com jeito de esportivo
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Honda
Conquistar um segmento não é
fácil, é preciso trabalho e dedicação, sempre bem acompanhado de muita
tecnologia e novidades que coloquem a concorrência em alerta. Os carros
japoneses encontram-se em um momento muito bom em relação aos seus concorrentes
de outras nacionalidades no atual cenário econômico brasileiro, afinal a
tradição de automóveis eficientes e duráveis são a marca registrada dos
orientais.
Por conta do atual estado de
espírito que o brasileiro tem nos dias de hoje, testei durante uma semana um
modelo que está fazendo bastante sucesso entre aqueles consumidores que gostam
de carros médios tanto para o dia-a-dia quanto para viagens com a família.
O Honda City 2015 é oferecido em quatro versões (DX, LX, EX e EXL), a que eu testei é a LX,
uma acima do modelo mais barato. O sedã, que pode ser considerado de entrada
para um carro grande, a tecnologia empregada em alguns elementos é a mesma de
modelos de categorias maiores. Tudo começa pelo motor 1.5 i-VTEC FlexOne de
quatro cilindros e 16 válvulas que gera 116 cv de potência a 6.000 rpm e 15,3
kgf.m de torque a 4.800 rpm, abastecido com etanol e 115 cv a 6.000 rpm e 15,2
kgf.m a 4.800 rpm com gasolina além da tecnologia FlexOne, que dispensa o
tanquinho auxiliar e o câmbio CVT com sete marchas virtuais e paddle shift.
Com o modelo abastecido a etanol
fiz o teste, parte na estrada utilizando a Rodovia dos Bandeirantes e a Via
Anhanguera e nas cidades de Sumaré e São Paulo. No trecho rodoviário, o carro
se mostra muito confortável e com uma condução muito leve. As trocas de marchas
são rápidas e muito precisas, garantem uma chegada ligeira à velocidade da
rodovia, sem fazer muito esforço do motor. A posição do motorista é muito boa,
mesmo com um trânsito acima do normal, a visão é quase total do que se passa
fora do carro.
Em momentos de ultrapassagem, a
força do motor em conjunto com o câmbio, proporciona uma condução segura e
muito ágil, não existe um esforço das partes mecânicas mesmo quando “chamamos”
no acelerador. Dentro da cabine, o isolamento acústico e de temperatura fornece
uma atmosfera agradável para os passageiros, baseado no conceito “Máximo para o Homem, Mínimo para a Máquina”,
o City 2015 está mais espaçoso e confortável.
Mesmo para que viaja com a
família toda o conforto é grande, o porta-malas agora possui capacidade para 536 litros , e entre os
itens de conforto destacam-se o ar-condicionado digital com comandos touch
screen, central multimídia com monitor de 5” , câmera de ré, controle de áudio no volante
e bancos muito confortáveis. Na estrada o modelo fez uma média de 11,0 km/l,
com dados do computador de bordo, e que representa uma economia enorme se comparado
a seus concorrentes mais diretos.
Utilizando o carro na cidade,
pude notar que ele incomoda um pouco os motoqueiros que trafegam entre as
faixas. Em certas avenidas houve, por parte da prefeitura, um estreitamento e
conseqüente aumento das linhas de rodagem, onde os carros ficam muito próximos
nas laterais. Os grandes espelhos retrovisores, em alguns casos, bloqueiam a
passagem dos donos da rua, o que causa revolta dos sempre apressados e quase
nunca habilitados condutores de motocicletas.
Tirando este fator externo, o
City 2015 é um carro urbano muito bom. Mesmo durante os engarrafamentos, que
nos obrigam a ficar parados às vezes por horas, com três passageiros a bordo,
em nenhum momento nos sentimos incomodados por estarmos absolutamente parados,
a sensação de conforto é grande.
Nas manobras de estacionamento, utilizando os sensores e câmera de ré, as mesmas ficam fáceis, colocar o carro em uma vaga de shopping, por exemplo, não requer nenhum curso especial para motoristas, apenas e tão somente o encaixe e ajuste. Rodandoem São Paulo , o carro fez
uma média de consumo, segundo o computador de bordo, de 7,6 km/l. Levando-se em
conta o tamanho, motor e número de passageiros, é excelente, chega muito
próximo de veículos menos potentes.
Nas manobras de estacionamento, utilizando os sensores e câmera de ré, as mesmas ficam fáceis, colocar o carro em uma vaga de shopping, por exemplo, não requer nenhum curso especial para motoristas, apenas e tão somente o encaixe e ajuste. Rodando
O City 2015 está disponível em 6
cores diferentes, têm três anos de garantia sem limite de quilometragem,
consórcio, financiamento próprio, serviços e pós-venda, preços que variam entre
as versões DX (câmbio manual) R$
53.900,00, LX R$ 63.400,00, EX R$ 67.700,00, EXL R$ 69.000 e tudo mais que você pode esperar de um carro
japonês.
Ficha Técnica
Honda
City 2015
|
DX
|
LX
|
EX
|
EXL
|
|
Motor
|
1.5l 16V SOHC i-VTEC
FlexOne
|
||||
Potência
- Gasolina/Etanol (cv@rpm)
|
115/116 x 6000
|
||||
Torque
- Gasolina/ Etanol (kgf.m@rpm)
|
15,3 x 4800
|
||||
Tração
|
Dianteira
|
||||
Transmissão
manual de 5 velocidades
|
o
|
-
|
-
|
-
|
|
Transmissão
automática do tipo CVT
|
-
|
o
|
o
|
o
|
|
Pneus
|
185/60 R15
|
185/55 R16
|
185/55 R16
|
185/55 R16
|
|
Estepe
Temporário
|
o
|
o
|
o
|
o
|
|
Rodas
(pol.)
|
Aço - aro 15'
|
Liga leve - aro 16'
|
Liga leve - aro 16'
|
Liga leve - aro 16'
|
|
Direção
com assistência elétrica progressiva (EPS)
|
o
|
||||
Suspensão
dianteira
|
McPherson
|
||||
Suspensão
traseira
|
Barra de torção
|
||||
DIMENSÕES
|
Distância
entre eixos (mm)
|
2600
|
|||
Comprimento
(mm)
|
4455
|
||||
Altura
(mm)
|
1485
|
||||
Largura
(mm)
|
1695
|
||||
Massa
em ordem de marcha (Kg) MT/AT
|
1076/-
|
- / 1123
|
- / 1126
|
- / 1137
|
|
Peso
Bruto Total (Kg) MT/AT
|
1426/-
|
- / 1520
|
- / 1520
|
- / 1520
|
|
Capacidade
do tanque de gasolina (l)
|
46
|
||||
Volume
do porta-malas (l)
|
536
|
||||
EXTERIOR
|
Abertura
do bocal de abastecimento com alavanca interna
|
o
|
o
|
o
|
o
|
Acabamento
do suporte da placa traseira
|
cinza
|
cromado
|
cromado
|
cromado
|
|
Antena
na parte traseira do teto
|
o
|
o
|
o
|
o
|
|
Brake
light
|
o
|
o
|
o
|
o
|
|
Calotas
|
o
|
-
|
-
|
-
|
|
Câmera
de ré multivisão
|
x
|
x
|
o
|
o
|
|
Farol
de neblina
|
-
|
-
|
o
|
o
|
|
Grade
frontal
|
cinza
|
cromada
|
cromada
|
cromada
|
|
Limpador
de pára-brisa com intermitente
|
o
|
o
|
o
|
o
|
|
Maçanetas
externas
|
na cor do veículo
|
na cor do veículo
|
cromadas
|
cromadas
|
|
Pára-brisa
degradê
|
-
|
-
|
o
|
o
|
|
Retrovisores
elétricos na cor do veículo
|
preto fosco
|
o
|
com luz de direção
|
com luz de direção
|
|
Acabamento
das portas, volante e transmissão em couro*
|
-
|
-
|
-
|
o
|
|
Alto-falante
|
2x
|
4x
|
4x
|
4x
|
|
Apoio
para o pé
|
o
|
o
|
o
|
o
|
|
Ar-condicionado
|
o
|
o
|
digital touch screen
|
digital touch screen
|
|
Áudio
2DIN (AM-FM/USB/bluetooth)
|
o
|
o
|
-
|
-
|
|
Áudio
com visor LCD de
|
-
|
-
|
o
|
o
|
|
Banco
do motorista com regulagem altura
|
o
|
o
|
o
|
o
|
|
Bancos
traseiros reclináveis, bi-partidos (60/40)
|
-
|
o
|
o
|
o
|
|
Chave
com controle de abertura/fechamento das portas e porta-malas e alarme
|
-
|
o
|
o
|
o
|
|
Coluna
de direção ajustável em altura
|
o
|
+ profundidade
|
+ profundidade
|
+ profundidade
|
|
Console
central com porta-copos
|
o
|
o
|
o
|
o
|
|
Descansa-braço
dianteiro com compartimento
|
-
|
o
|
o
|
o
|
|
Descansa-braço
traseiro com porta-copos (2)
|
o
|
o
|
o
|
o
|
|
Desembaçador
do vidro traseiro
|
o
|
o
|
o
|
o
|
|
Detalhes
nas portas e maçanetas internas
|
preto fosco
|
preto fosco
|
cromadas
|
cromadas
|
|
Encosto
de cabeça para todos os ocupantes
|
o
|
o
|
o
|
o
|
|
Iluminação
interna dianteira individual
|
o
|
o
|
o
|
o
|
|
Limpador
de pára-brisa com intermitente
|
o
|
o
|
variável
|
variável
|
|
Painel
com computador de bordo multifunções
|
o
|
o
|
Bluemeter
|
Bluemeter
|
|
Pára-sois
com espelho de vaidade para motorista
|
o
|
+ passageiro
|
+ passageiro
|
+ passageiro
|
|
Piloto
automático (cruise control)
|
-
|
-
|
o
|
o
|
|
Porta-malas
com iluminação interna
|
-
|
o
|
com forração interna
|
com forração interna
|
|
Porta-objetos
nas portas dianteiras
|
o
|
o
|
o
|
o
|
|
Porta-revistas
atrás do banco dianteiro do passageiro
|
-
|
o
|
o
|
o
|
|
Revestimento
dos bancos
|
tecido
|
tecido
|
tecido
|
couro*
|
|
Tomada
12 Volts
|
o
|
o
|
o
|
o
|
|
Travamento
elétrico do bocal de abastecimento
|
o
|
o
|
o
|
o
|
|
Tweeters
|
-
|
-
|
4x
|
4x
|
|
Vidro
do motorista com função 1 toque (subida e descida) e anti-esmagamento
|
o
|
o
|
o
|
o
|
|
Vidros
elétricos
|
o
|
o
|
o
|
o
|
|
Volante
com ajustes do sistema de som
|
-
|
-
|
o
|
o
|
|
SEGURANÇA
|
Alarme
|
-
|
o
|
o
|
o
|
Airbag
frontal para motorista e passageiro
|
o
|
o
|
o
|
o
|
|
Airbag
lateral para motorista e passageiro
|
-
|
-
|
-
|
o
|
|
Aviso
sonoro do cinto de segurança para motorista
|
o
|
o
|
o
|
o
|
|
Barras
de proteção lateral
|
o
|
o
|
o
|
o
|
|
Chave
com controle de travas das portas
|
o
|
o
|
tipo canivete
|
tipo canivete
|
|
Cintos
de seg. dianteiros de 3 pontos c/ pré-tensionador/ lim. Força e reg. altura
|
o
|
o
|
o
|
o
|
|
Cintos
de segurança traseiros de 3 pontos para todos os ocupantes
|
o
|
o
|
o
|
o
|
|
Freios
a disco com Sistema ABS e EBD (Antilock Brake System/Electronic Brake
Distribuiton)
|
o
|
o
|
o
|
o
|
|
Sistema
Immobilizer
|
o
|
o
|
o
|
o
|
|
Trava
de segurança central dos vidros dos passageiros
|
o
|
o
|
o
|
o
|
|
Trava
de segurança nas portas traseiras
|
o
|
o
|
o
|
o
|
|
Travas
elétricas com travamento automático acima de
|
o
|
o
|
o
|
o
|
|
CORES
|
Branco
Taffetá Solido; Prata Global Metálico; Cinza Iridium Metálico; Cinza Barium Metálico;
Preto Cristal Perolizado; Marrom Júpter Metálico
|
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legenda: o (série); -
(não disponível)
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