Um médio com cara de grande, um urbano com jeito de esportivo

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Honda

Conquistar um segmento não é fácil, é preciso trabalho e dedicação, sempre bem acompanhado de muita tecnologia e novidades que coloquem a concorrência em alerta. Os carros japoneses encontram-se em um momento muito bom em relação aos seus concorrentes de outras nacionalidades no atual cenário econômico brasileiro, afinal a tradição de automóveis eficientes e duráveis são a marca registrada dos orientais.


Por conta do atual estado de espírito que o brasileiro tem nos dias de hoje, testei durante uma semana um modelo que está fazendo bastante sucesso entre aqueles consumidores que gostam de carros médios tanto para o dia-a-dia quanto para viagens com a família.


O Honda City 2015 é oferecido em quatro versões (DX, LX, EX e EXL), a que eu testei é a LX, uma acima do modelo mais barato. O sedã, que pode ser considerado de entrada para um carro grande, a tecnologia empregada em alguns elementos é a mesma de modelos de categorias maiores. Tudo começa pelo motor 1.5 i-VTEC FlexOne de quatro cilindros e 16 válvulas que gera 116 cv de potência a 6.000 rpm e 15,3 kgf.m de torque a 4.800 rpm, abastecido com etanol e 115 cv a 6.000 rpm e 15,2 kgf.m a 4.800 rpm com gasolina além da tecnologia FlexOne, que dispensa o tanquinho auxiliar e o câmbio CVT com sete marchas virtuais e paddle shift.


Com o modelo abastecido a etanol fiz o teste, parte na estrada utilizando a Rodovia dos Bandeirantes e a Via Anhanguera e nas cidades de Sumaré e São Paulo. No trecho rodoviário, o carro se mostra muito confortável e com uma condução muito leve. As trocas de marchas são rápidas e muito precisas, garantem uma chegada ligeira à velocidade da rodovia, sem fazer muito esforço do motor. A posição do motorista é muito boa, mesmo com um trânsito acima do normal, a visão é quase total do que se passa fora do carro.


Em momentos de ultrapassagem, a força do motor em conjunto com o câmbio, proporciona uma condução segura e muito ágil, não existe um esforço das partes mecânicas mesmo quando “chamamos” no acelerador. Dentro da cabine, o isolamento acústico e de temperatura fornece uma atmosfera agradável para os passageiros, baseado no conceito “Máximo para o Homem, Mínimo para a Máquina”, o City 2015 está mais espaçoso e confortável.


Mesmo para que viaja com a família toda o conforto é grande, o porta-malas agora possui capacidade para 536 litros, e entre os itens de conforto destacam-se o ar-condicionado digital com comandos touch screen, central multimídia com monitor de 5”, câmera de ré, controle de áudio no volante e bancos muito confortáveis. Na estrada o modelo fez uma média de 11,0 km/l, com dados do computador de bordo, e que representa uma economia enorme se comparado a seus concorrentes mais diretos.


Utilizando o carro na cidade, pude notar que ele incomoda um pouco os motoqueiros que trafegam entre as faixas. Em certas avenidas houve, por parte da prefeitura, um estreitamento e conseqüente aumento das linhas de rodagem, onde os carros ficam muito próximos nas laterais. Os grandes espelhos retrovisores, em alguns casos, bloqueiam a passagem dos donos da rua, o que causa revolta dos sempre apressados e quase nunca habilitados condutores de motocicletas.


Tirando este fator externo, o City 2015 é um carro urbano muito bom. Mesmo durante os engarrafamentos, que nos obrigam a ficar parados às vezes por horas, com três passageiros a bordo, em nenhum momento nos sentimos incomodados por estarmos absolutamente parados, a sensação de conforto é grande.
Nas manobras de estacionamento, utilizando os sensores e câmera de ré, as mesmas ficam fáceis, colocar o carro em uma vaga de shopping, por exemplo, não requer nenhum curso especial para motoristas, apenas e tão somente o encaixe e ajuste. Rodando em São Paulo, o carro fez uma média de consumo, segundo o computador de bordo, de 7,6 km/l. Levando-se em conta o tamanho, motor e número de passageiros, é excelente, chega muito próximo de veículos menos potentes.


O City 2015 está disponível em 6 cores diferentes, têm três anos de garantia sem limite de quilometragem, consórcio, financiamento próprio, serviços e pós-venda, preços que variam entre as versões DX (câmbio manual) R$ 53.900,00, LX R$ 63.400,00, EX R$ 67.700,00, EXL R$ 69.000 e tudo mais que você pode esperar de um carro japonês.


Ficha Técnica

Honda City 2015
DX
LX
EX
EXL

Motor
1.5l 16V SOHC i-VTEC FlexOne
Potência - Gasolina/Etanol (cv@rpm)
115/116 x 6000
Torque - Gasolina/ Etanol (kgf.m@rpm)
15,3 x 4800
Tração
Dianteira
Transmissão manual de 5 velocidades
o
-
-
-
Transmissão automática do tipo CVT
-
o
o
o
Pneus
185/60 R15
185/55 R16
185/55 R16
185/55 R16
Estepe Temporário
o
o
o
o
Rodas (pol.)
Aço - aro 15'
Liga leve - aro 16'
Liga leve - aro 16'
Liga leve - aro 16'
Direção com assistência elétrica progressiva (EPS)
o
Suspensão dianteira
McPherson
Suspensão traseira
Barra de torção
DIMENSÕES
Distância entre eixos (mm)
2600
Comprimento (mm)
4455
Altura (mm)
1485
Largura (mm)
1695
Massa em ordem de marcha (Kg) MT/AT
1076/-
- / 1123
- / 1126
- / 1137
Peso Bruto Total (Kg) MT/AT
1426/-
- / 1520
- / 1520
- / 1520
Capacidade do tanque de gasolina (l)
46
Volume do porta-malas (l)
536
 EXTERIOR
Abertura do bocal de abastecimento com alavanca interna
o
o
o
o
Acabamento do suporte da placa traseira
cinza
cromado
cromado
cromado
Antena na parte traseira do teto
o
o
o
o
Brake light
o
o
o
o
Calotas
o
-
-
-
Câmera de ré multivisão
x
x
o
o
Farol de neblina
-
-
o
o
Grade frontal
cinza
cromada
cromada
cromada
Limpador de pára-brisa com intermitente
o
o
o
o
Maçanetas externas
 na cor do veículo
 na cor do veículo
cromadas
cromadas
Pára-brisa degradê
-
-
o
o
Retrovisores elétricos na cor do veículo
preto fosco
o
com luz de direção
com luz de direção

Acabamento das portas, volante e transmissão em couro*
-
-
-
o
Alto-falante
2x
4x
4x
4x
Apoio para o pé
o
o
o
o
Ar-condicionado
o
o
digital touch screen
digital touch screen
Áudio 2DIN (AM-FM/USB/bluetooth)
o
o
-
-
Áudio com visor LCD de 5 polegadas (CD/AM-FM/USB/P2/bluetooth com comando HFT no volante)
-
-
o
o
Banco do motorista com regulagem altura
o
o
o
o
Bancos traseiros reclináveis, bi-partidos (60/40)
-
o
o
o
Chave com controle de abertura/fechamento das portas e porta-malas e alarme
-
o
o
o
Coluna de direção ajustável em altura
o
+ profundidade
+ profundidade
+ profundidade
Console central com porta-copos
o
o
o
o
Descansa-braço dianteiro com compartimento
-
o
o
o
Descansa-braço traseiro com porta-copos (2)
o
o
o
o
Desembaçador do vidro traseiro
o
o
o
o
Detalhes nas portas e maçanetas internas
preto fosco
preto fosco
cromadas
cromadas
Encosto de cabeça para todos os ocupantes
o
o
o
o
Iluminação interna dianteira individual
o
o
o
o
Limpador de pára-brisa com intermitente
o
o
variável
variável
Painel com computador de bordo multifunções
o
o
Bluemeter
Bluemeter
Pára-sois com espelho de vaidade para motorista
o
+ passageiro
+ passageiro
+ passageiro
Piloto automático (cruise control)
-
-
o
o
Porta-malas com iluminação interna
-
o
com forração interna
com forração interna
Porta-objetos nas portas dianteiras
o
o
o
o
Porta-revistas atrás do banco dianteiro do passageiro
-
o
o
o
Revestimento dos bancos
tecido
tecido
tecido
couro*
Tomada 12 Volts
o
o
o
o
Travamento elétrico do bocal de abastecimento
o
o
o
o
Tweeters
-
-
4x
4x
Vidro do motorista com função 1 toque (subida e descida) e anti-esmagamento
o
o
o
o
Vidros elétricos
o
o
o
o
Volante com ajustes do sistema de som
-
-
o
o
SEGURANÇA
Alarme
-
o
o
o
Airbag frontal para motorista e passageiro
o
o
o
o
Airbag lateral para motorista e passageiro
-
-
-
o
Aviso sonoro do cinto de segurança para motorista
o
o
o
o
Barras de proteção lateral
o
o
o
o
Chave com controle de travas das portas
o
o
tipo canivete
tipo canivete
Cintos de seg. dianteiros de 3 pontos c/ pré-tensionador/ lim. Força e reg. altura
o
o
o
o
Cintos de segurança traseiros de 3 pontos para todos os ocupantes
o
o
o
o
Freios a disco com Sistema ABS e EBD (Antilock Brake System/Electronic Brake Distribuiton)
o
o
o
o
Sistema Immobilizer
o
o
o
o
Trava de segurança central dos vidros dos passageiros
o
o
o
o
Trava de segurança nas portas traseiras
o
o
o
o
Travas elétricas com travamento automático acima de 15 km/h
o
o
o
o
CORES
Branco Taffetá Solido; Prata Global Metálico; Cinza Iridium Metálico; Cinza Barium Metálico; Preto Cristal Perolizado; Marrom Júpter Metálico
legenda: o (série); - (não disponível)