Mais conectado do que nunca, o Salão do Automóvel de 2018 promete ser uma grande experiência para o visitante

Texto: Reed Exhibitions / Eduardo Abbas
Fotos: Reed Exhibitions

Tá começando a chegar a hora, mas já? Sim, ele que é considerado o principal evento do segmento na América Latina e um dos maiores salões do mundo, o Salão do Automóvel de São Paulo realizará sua 30ª edição entre os dias 8 e 18 de novembro no São Paulo Expo, ampliando as experiências e atrações para o público. Na segunda-feira, dia 21 de maio, foram apresentadas as marcas que estarão nesta edição do evento e prometem movimentar o mercado brasileiro nos próximos anos, novas experiências e muito entretenimento para todos os públicos.


Serão 30 marcas de veículos que apresentarão mais de 500 carros e mostrarão em primeira mão para os brasileiros as novidades que devem chegar ao mercado nos próximos anos. “O Salão do Automóvel é a principal plataforma de ativação de marcas no ano de 2018, e a cada edição ampliamos as possibilidades dos apaixonados pelo universo automotivo participarem de experiências diferenciadas e interativas”, afirma Paulo Octavio Pereira de Almeida, Vice Presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado. Durante a coletiva eu perguntei ao Paulo "é uma tendencia algumas marcas ficarem fora dos salões, algumas alegam posicionamento da matriz, outras simplesmente não se interessam em exibir seus produtos neste que seria o momento ideal, você acha que o custo para a montadora não ajuda nessa decisão?". Segundo ele, "isso é normal, é uma estratégia de cada marca, por exemplo, em 2016 era 26 marcas, hoje já estão confirmadas 30 e podem vir mais, as que ficarem fora neste ano podem voltar no de 2020". Completando a fala do Paulo Octavio e provocando risos, José Luiz Gandini, presidente da Abeifa completou: "olha, é estratégia e posicionamento de marca, mas vou te contar, custa caro viu?".


A organização espera receber mais de 700 mil pessoas que terão a oportunidade de conhecer as novidades, interagir com os carros e ainda testar mais de 10 marcas nas pistas de test-drives espalhadas pelo mais de 23 mil m² de área externa do espaço.
Tendo como slogan “A conexão que nos move”, a edição de 2018 apostará em pilares como emoção, diversão, interação e experiências, tudo isso dentro de uma proposta moderna e trazendo novos conceitos sobre mobilidade e tecnologia. Em uma iniciativa inédita no Brasil, o Salão do Automóvel apresentou o New Mobility, projeto destinado a discussões e apresentação de novas tecnologias e soluções no setor de mobilidade. “Estamos nos alinhando ao que de mais moderno acontece no mundo e traremos discussões de extrema importância para a indústria automotiva e para os consumidores num contexto amplo de mobilidade atual e futura”, conta Leandro Lara, diretor do Salão do Automóvel.


A preocupação com o entretenimento é grande, vai haver uma disputa entre as marcas expositora que tem por objetivo premiar a melhore experiencia do visitante, não basta os stands serem futuristas, as garotas lindas, a comida farta e os carros brilharem, quem for ao salão deve interagir com o que está exposto. A atração terá um espaço único e completo com exposição, conteúdo e experiências para abordar assuntos como automóveis elétricos e híbridos, automóveis conectados e autônomos, Smart Cities e serviços de compartilhamento entre outros temas. Além disso será realizado o maior test-drive de veículos elétricos e híbridos do Brasil. “O Salão do Automóvel é o evento mais importante do ano para o setor automotivo e traz nesta edição novidades que garantem ainda mais sucesso para a exposição. Temos convicção que o público terá uma experiência muito positiva. Para este ano, veremos todas as novidades desenvolvidas e preparadas para o mercado ao expor veículos ainda mais conectados, tecnológicos e que representam toda transformação que a indústria está atravessando”, informa o presidente da ANFAVEA, Antonio Megale.


Para quem sonha em chegar pertos de super máquinas, o Dream Lounge, apresentará raridades entre super-esportivos e clássicos. “Serão 10 carros escolhidos a dedo e ainda produtos que fazem parte desse universo premium”, destacou Leandro Lara. O espaço conta com apoio do Instituto Ayrton Senna que promete encantar o público do evento com interações e preciosidades ligadas ao maior ídolo brasileiro do automobilismo. "O Salão do Automóvel sempre foi e será, para nós importadores, o evento automotivo mais importante, o mais aguardado a cada dois anos. Nesta 30ª edição, onze marcas associadas à ABEIFA participarão do Salão. No evento, falamos diretamente com o comprador. Procuramos conhecer suas aspirações, entender seus sonhos. E também é o ambiente mais recomendado para mostrar nossos lançamentos, as novas tendências, novas tecnologias e até mesmo fazer clínicas", enfatiza José Luiz Gandini, presidente da ABEIFA (Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores).
O maior test-drive do Brasil – Ampliando o que foi feito em 2016, a organização do evento colocará à disposição do público mais de 23 mil m² de áreas destinadas a test-drives, número 130% maior do que a edição passada. Marcas como Chevrolet, Nissan e Volkswagen terão um espaço próprio.
O Drive Experience, será um projeto de test-drive com uma pista de quase 2 quilômetros de circuito onde até quatro marcas apresentarão os seus modelos. Os visitantes poderão sentir o prazer e a emoção de acelerar em uma reta, testar frenagem, dirigibilidade, agilidade e a ergonomia dos modelos. Além disso, o evento contará com uma área de test-drives exclusiva para veículos elétricos e híbridos, uma experiência única com mais de 10 marcas diferentes. Mais de 43 mil test-drives devem ser realizados nos durante os 11 dias de evento. Haverá uma novidade já no estacionamento: locais para carregar as baterias do carros elétricos serão disponibilizadas em vagas especiais e sem custo adicional na franquia para estacionar, é uma mudança de tendência e que segue a organização de salões pelo mundo.

Ingressos para todos os públicos
Os ingressos já podem ser comprados no site www.salaodoautomovel.com.br e atendem a todos os tipos de público:
Ingresso diário (lote 1) – Para o primeiro dia do evento o ingresso custa R$ 42,00 (meia R$ 21,00). Para dias de semana o valor é de R$ 60,00 (meia R$ 30,00). Os ingressos para fim de semana, feriado e emenda de feriado custam R$ 76,00 (meia R$ 38,00).
Nitro – Flexibilidade para escolher o melhor dia para a visita – 1 acesso (R$ 130,00).
Passaporte – Ingresso que dá direito a visitar o evento todos os dias (R$ 350,00).
Kit fã – Kit com camiseta exclusiva (7 tipos de camisetas para escolha- R$ 180,00).
Box Super Fã – kit com flexibilidade de data, brindes do Salão do Automóvel, estacionamento e entrada exclusiva – 1 acesso (R$ 400,00).
Vip – Acesso vip ao evento em qualquer dia, com entrada exclusiva, serviço de valet, acesso ao Lounge Vip e pulseira para o Espaço dos Sonhos – 1 acesso (R$ 370,00).
Premium Experience – Ingresso que dá direito a entrada de duas pessoas, estada de uma noite em hotel de luxo, traslado para o Salão em carro de luxo com motorista, acesso ao Lounge Vip e Espaço dos Sonhos (R$ 3.500,00).
Agora é esperar novembro, será primavera na cidade, muitas novidades vão impactar nossa vida e certamente os expositores, tudo é válido, se tem uma coisa na vida que nunca é demais é experiencia, principalmente as melhores.

Serviço
Evento: Salão Internacional do Automóvel de São Paulo
Data: 08 a 18 de Novembro de 2018
Horário: das 13h às 22h / das 11h às 19h (último domingo 18/11/2018)
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – Vila Água Funda