Oito modelos da Kia conquistaram as classificações TSP ou TSP+ em avaliações realizadas pelo instituto dos EUA em 2018

Texto e fotos: Textofinal Comunicação

O IIHS (Insurance Institute for Highway Safety), dos EUA, concedeu sua melhor classificação possível, a TSP+, ao novo Kia Sorento, tornando a Kia Motors a marca com o maior número de veículos contemplados em 2018 com um “Top Safety Pick” (TSP) ou “Top Safety Pick Plus” (TSP+). O SUV da Kia recebeu a classificação “Bom” em todos os seis testes de resistência a impactos do IIHS e nos testes de faróis, quando equipado com freios autônomos de emergência opcionais e faróis de LED. "Esta é uma conquista significativa e fantástica para a Kia", ressaltou Orth Hedrick, vice-presidente de Planejamento de Produtos da Kia Motors America. "É uma honra ter conquistado fortes classificações de segurança com muitos de nossos veículos".


Os veículos com a classificação TSP+ incluem: Sorento 2019, Cerato 2018, Optima 2018 e Soul 2018. Para obter a qualificação TSP+, os parâmetros de teste do IIHS exigem que o veículo receba a classificação “Bom” em seis testes de resistência a impacto, incluindo os de impacto frontal driver-side small overlap front e moderate overlap front, impacto lateral, deformação do teto e encosto de cabeça. Também é necessário obter as classificações “Bom” ou “Aceitável” no teste small overlap para a lateral do passageiro, “Avançada” ou “Superior” em prevenção de colisão frontal e “Bom” em testes de farol.
Os veículos com classificação TSP são: Cadenza 2018, Grand Carnival 2018, Sorento 2018 e Sportage 2018. Para obter a qualificação TSP, o veículo deve obter classificações “Bom” em cinco testes de resistência a impacto: driver-side small overlap front, moderate overlap front, impacto lateral, deformação do teto e encosto de cabeça. O veículo também deve ganhar uma classificação "Avançada" ou "Superior" em prevenção de colisão frontal e uma classificação "Bom" ou "Aceitável" em testes de farol.