• Daniel Ricciardo fez a pole com o composto Hypersoft depois de dominar todas as sessões de treinos livres;
  • A marca do australiano é o novo recorde do circuito, ele conseguiu melhorar 1.3 segundos a pole de 2017;
  • A estratégia mais provável é de apenas uma parada, os pneus Hypersoft serão muito utilizados na corrida.

Texto e fotos: Pirelli

Daniel Ricciardo da Red Bull conquistou a pole position para o Grande Prêmio de Mônaco, com o tempo de 1m10.810s obtidos com os pneus P Zero Hypersoft e que também é o novo recorde da pista. O piloto australiano dominou o final de semana até agora, sendo o mais rápido em todas as sessões de treinos livres.


Ricciardo é o terceiro piloto a receber o prêmio Pirelli Pole Position neste ano junto com Sebastian Vettel e Lewis Hamilton. Sir Jackie Stewart, três vezes vencedor do GP de Mônaco, entregou o troféu ao piloto da Red Bull, que fez a volta 1,3 segundos melhor que a do ano passado. Como já era esperado, os pneus Hypersoft mostraram mais degradação do que os outros compostos, a estratégia mais provável para a corrida continua sendo de apenas um pit stop, mesmo porque as condições do tempo devem permanecer boas no domingo.


Mario Isola, gerente mundial de Motorsport da Pirelli: “O hypersoft é o pneu que será usado extensivamente durante a corrida, mas a chave para isso será evitar a granulação especialmente nas rodas da frente e manter a degradação sob controle. Os pilotos capazes de fazer isso terão uma grande vantagem, e como de costume, aqueles que estão começando fora do top 10 têm livre escolha de pneus, será interessante ver se eles adotam táticas alternativas para uma corrida onde a estratégia sempre foi prioridade, dependendo sempre da entrada do Safety Car, uma ocorrência razoavelmente comum no principado. O circuito de Mônaco é único, a isso se soma também o desempenho extra do Hypersoft e consequentemente, a maior degradação dos pneus, amanhã vamos ver como esses fatores podem afetar a corrida de todos e será muito interessante ver a estratégia de Max Verstappen, que vai largar em último.”

Como os pneus se comportaram hoje


Pneus disponíveis para a corrida