- Daniel Ricciardo vence de ponta a ponta com uma estratégia de um pitstop com troca de Hypersoft por Ultrasoft;
- Foi fundamental gerenciar a degradação do Hypersoft, há um novo recorde de tempo em corrida apesar do ritmo lento dos pilotos;
- Houve uma enorme variedade de estratégias no GP de Mônaco com as equipes usando todos os três compostos.
Texto e fotos: Pirelli
A estratégia de parada única foi adotada pela maioria dos pilotos no Grande Prêmio de Mônaco, é a corrida que coloca as menores demandas de energia nos pneus em toda a temporada, mas saber administrar a degradação foi vital para se obter um bom resultado.
Isso foi fundamental para a vitória do piloto da Red Bull Daniel Ricciardo, que partiu da pole position e começou a corrida com o Hypersoft P Zero, a mesma opção dos top 10 do grid. Ricciardo conseguiu administrar melhor a liderança em uma corrida determinada por um ritmo bastante lento e pela extrema dificuldade de se realizar ultrapassagens neste circuito. Max Verstappen marcou a volta mais rápida na segunda metade da corrida, ele tinha acabado de mudar de pneus Ultrasoft para Hypersoft após 48 voltas.
Uma estratégia alternativa recompensou Nico Hulkenberg, ele partiu de 11º com Ultrasoft e chegou em 8º depois de optar por pneus Hypersoft na segunda parte. As condições meteorológicas mantiveram-se boas durante toda a prova apesar de algumas gotas de chuva antes da largada, as temperaturas ficaram em 18° ambiente e 32° na pista.
Mario Isola, gerente mundial de Motorsport da Pirelli: "Vimos uma grande variedade de estratégias em comparação com os últimos anos, com o novo composto do Hypersoft acrescentou outra variável competitiva aqui. O resultado foi o tempo de volta mais rápido já visto em Mônaco, graças ao pneu que os pilotos aproveitaram tanto na classificação quanto na corrida, com a pista em constante mudança e com o desempenho do novo Hypersoft, a maioria dos pilotos conseguiu tirar seu melhor proveito de acordo com as diferentes estratégias”.
Mario Isola, gerente mundial de Motorsport da Pirelli: "Vimos uma grande variedade de estratégias em comparação com os últimos anos, com o novo composto do Hypersoft acrescentou outra variável competitiva aqui. O resultado foi o tempo de volta mais rápido já visto em Mônaco, graças ao pneu que os pilotos aproveitaram tanto na classificação quanto na corrida, com a pista em constante mudança e com o desempenho do novo Hypersoft, a maioria dos pilotos conseguiu tirar seu melhor proveito de acordo com as diferentes estratégias”.
Comportamento dos pneus durante a corrida
Stints por piloto
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