• As escolhas táticas na classificação de todos os pilotos da ponta foram em condições de tempo mais frio e existe ainda a previsão de chuva para madrugada;
  • Quebrado o recorde da pista já no Q1 que havia sido registrado na pré-temporada com pneus Hypersoft, são as velocidades mais altas da Espanha;
  • Todos os pilotos da frente começarão com pneus macios e a estratégia recomendada para eles é de dois pit stop, mas é possível também uma parada para quem larga com Soft.

Texto e fotos: Pirelli

As táticas alternativas foram adotadas pela maioria dos pilotos no treino oficial do Grande Prêmio da Espanha, com quase todos os líderes no top 10 marcando suas voltas mais rápidas com o pneu Soft no Q2 e é o composto que devem iniciar amanhã a corrida. A única exceção foi Fernando Alonso, da McLaren, que iniciará no Supersoft.


As temperaturas eram mais baixas que ontem, com 20º ambiente e 25º na pista, a previsão do tempo indica uma chance de chuva nesta noite, o que poderia alterar o padrão usual de evolução da pista. O melhor tempo estabelecido na pré-temporada com o composto Hypersoft, foi quebrado no Q1 por Sebastian Vettel da Ferrari, o novo recorde agora é 1m16.173s, tempo da Pole Position de Hamilton e sua Mercedes usando o Supersoft. O Soft foi muito utilizado no Q3, com as equipes tentando diferentes combinações para melhorar o desempenho.


Mario Isola, líder de competições de veículos da Pirelli: "A decisão das principais equipes de começar com pneus Soft abre caminho para diferentes estratégias na corrida. No Q3, vimos uma variedade incomum de táticas, com as equipes divididas entre os pneus Soft e Supersoft. Apesar disso, os tempos dos pilotos da ponta são todos muito próximos. Uma ou duas paradas são possíveis na corrida de amanhã, mas isso obviamente dependerá das taxas de degradação, que podem ser influenciadas por qualquer chuva que caia hoje à noite. Aconteça o que acontecer, já existem vários pontos de interrogação interessantes que devem acrescentar alguns elementos táticos adicionais a uma corrida que é geralmente geralmente é decidida nas posições de largada".

Como os pneus se comportaram hoje


Pneus disponíveis para a corrida