• O piloto da Mercedes Lewis Hamilton vence o Grande Prêmio da Espanha mais rápido de todos os tempos com um pit-stop e condições meteorológicas variáveis;
  • Sebatian Vettel usa a estratégia alternativa de duas paradas, ele foi um dos poucos que escolheu essa opção na corrida, a maioria parou só uma vez;
  • A primeira sessão de testes da temporada será na terça-feira e quarta-feira com McLaren e Force Índia, também serão testados os pneus para 2019.

Texto e fotos: Pirelli

A maioria dos pilotos, incluindo os três primeiros, fizeram apenas um pit stop, a mudança foi de Soft para Médio no GP da Espanha mais rápido da história, enquanto alguns pilotos optaram por uma estratégia de dois ou três pit stops.


A variável clima, com sol, vento e algumas gotas de chuva durante a corrida, dificultou ainda mais a avaliação das condições da pista, que apresentava níveis variados de aderência, as temperaturas no final da corrida foram de 17° ambiente e 26° asfalto.


O novo asfalto tornou a pista consideravelmente mais rápida, todos os pilotos das equipes principais registaram tempos de volta até quatro segundos menores em relação a 2017, incluindo o novo recorde da corrida de 1m18.441s registrado por Daniel Ricciardo da equipe Red Bull. Quase todos os pilotos usaram pneus Soft desde o início, a entrada do safety car na volta 1 ajudou a reduzir as taxas de desgaste e degradação dos pneus.


Mario Isola, líder de competições de veículos da Pirelli: "Vimos vários argumentos das equipes principais sobre a estratégia de uma ou duas paradas devido as condições da pista que foram extremamente difíceis de se interpretar desde o começo do fim de semana e depois da chuva na noite passada.  As voltas com o safety car também afetou a estratégia pois reduziu o desgaste e a degradação, que seriam um ponto crucial na corrida. Do ponto de vista do pneu, não houve problemas e não ocorreram bolhas, vários pilotos marcaram voltas rápidas com pneus Médios incluindo o novo recorde da corrida, no geral, o ritmo de todos estava muito próximo. Terça e quarta-feira haverá a primeira sessão de testes na temporada, com a McLaren e a Force India participando com um segundo carro de nossos testes de desenvolvimento para 2019".

Comportamento dos pneus durante a corrida


Stints por piloto


Resultados e Campeonatos