• O piloto da Mercedes Lewis Hamilton vence com uma estratégia de duas paradas depois que detritos de um acidente causaram um furo no pneu de seu companheiro de equipe Valtteri Bottas;
  • Todos os pilotos da frente optaram pelo Ultrasoft para um sprint final de quatro voltas para a bandeirada, o tempo tinha condições frias e vento;
  • A maioria dos pilotos optou por dois pits em Baku e com grande variedade de estratégias no top 10.

Texto e fotos: Pirelli

Como esperado, a entrada do safety car teve um impacto decisivo no resultado do Grande Prêmio do Azerbaijão. Isso levou todos os ponteiros a mudar para o Ultrasoft nas últimas voltas, foi no momento extado da janela de pit-stop para o piloto da Mercedes, Valtteri Bottas, que liderava a corrida no momento, ele largou com pneus Supersoft e não havia feito a troca. Na relargada, Bottas teve o pneu direito perfurado por detritos na pista, com isso seu companheiro de equipe Lewis Hamilton herdou a posição e venceu, o inglês fez duas trocas durante a corrida.


A maioria dos pilotos escolheu o Supersoft para começar a corrida, mas todos os três compostos foram vistos no início, com muitos pilotos também usando os três durante a corrida. No total, houve seis combinações diferentes de estratégia de pneus nos carros do top 10 e duas entradas do safety car modificando a corrida, o efeito dessa intervenção acabou por limitar o desgaste e a degradação dos pneus na segunda pista mais longa do ano.


Mario Isola, líder de competições de veículos da Pirelli: “Houve uma série de diferentes combinações de estratégia no Grande Prêmio do Azerbaijão e foi interessante ver todos os três compostos sendo usados ​​durante a corrida em estratégias variadas para cada piloto. A intervenção do safety car teve uma forte influência no resultado da corrida, Bottas conseguiu um longo período nos pneus Supersoft antes que a vitória fosse para seu companheiro de equipe Hamilton, que aproveitou todas as oportunidades e usou os três compostos. Com as condições frias, longa reta e bandeira amarela, além de interrupções do safety car, a manutenção da temperatura dos pneus foi um desafio, particularmente nas relargadas. Parabéns também ao campeão da Fórmula 2, Charles Leclerc, que conquistou seu melhor resultado ao terminar em sexto.”

Comportamento dos pneus durante a corrida


Stints por piloto


Resultados e Campeonatos