A CalifĂ³rnia tambĂ©m Ă© rica na arquitetura de seus edifĂ­cios

Texto e fotos: Visit California

Tesouros Modernistas
Palm Springs reĂºne vĂ¡rios tesouros do perĂ­odo pĂ³s-Segunda Guerra. Essas construções modernistas da metade do sĂ©culo 20 tem estilo caracterĂ­stico, com Ă¢ngulos agudos, recortes e cĂ­rculos.


Conheça propriedades icĂ´nicas como Sunnylands, em Rancho Mirage, projetada pelo cĂ©lebre arquiteto A. Quincy para o magnata da mĂ­dia impressa Walter Annenberg e sua esposa Leonore, ou Twin Palms a famosa casa onde Frank Sinatra viveu com duas esposas e deu festas para as maiores celebridades de Hollywood da Ă©poca ao redor da enorme piscina em formato de piano. Ou ainda, a mansĂ£o dos Kaufmann, que foi projetada por Richard Neutra para a famĂ­lia, como uma casa de veraneio.
Palm Springs realiza todos os anos a Semana de Modernismo, que oferece tours pelas principais construções do perĂ­odo na cidade, alĂ©m de lojas de item de design e decoraĂ§Ă£o.

Getty Center
Situado no alto das colinas em Los Angeles, o Getty Center Ă© um conjunto de prĂ©dios modernistas que reĂºnem uma impressionante coleĂ§Ă£o de obras de arte. Na chegada, pegue um bonde para subir atĂ© a entrada onde poderĂ¡ descobrir um admirĂ¡vel acervo europeu de arte decorativa e fotografia. Tudo gratuito, a instituiĂ§Ă£o Ă© mantida pelo filantropo J. Paul Getty.


A construĂ§Ă£o impressiona por seus pĂ¡tios amplos com fontes e o grandioso jardim, o Central Garden, criado por Robert Irwin. Por sua posiĂ§Ă£o nas alturas, o local tambĂ©m possibilita uma vista incrĂ­vel de Los Angeles. Complete a experiĂªncia com um almoço no The Restaurant, que faz parte do complexo.

Walt Disney Concert Hall
A parte externa do Walt Disney Concert Hall, projetado por Frank Gehry e reconhecido pelos elevados painĂ©is de aço inoxidĂ¡vel, Ă© marcante. Mas, a acĂºstica da sala principal, envolta por paredes onduladas e tetos sinuosos feitos de Douglas-fir (espĂ©cie de conĂ­fera nativa da AmĂ©rica do Norte), nĂ£o fica atrĂ¡s. Foi projetada para que a experiĂªncia de assistir um concerto lĂ¡ seja Ăºnica e memorĂ¡vel.


Faça um passeio para conhecer também os jardins no terceiro piso, com vista para a cidade e a Lilian Disney Fountain, uma fonte em formato de rosa revestida de porcelana, uma homenagem a esposa de Walt Disney, que idealizou o espaço.

Pontes Deslumbrantes
A Golden Gate, em San Francisco, Ă© o Ă­cone californiano. Com suas torres que chegam a 227 metros de altura, sua extensĂ£o formando um arco sobre a foz da BaĂ­a de San Francisco e sua pintura vermelha, a Ponte Ă© uma atraĂ§Ă£o imperdĂ­vel para quem vem a cidade. O visitante pode conhece-la de perto, pedalando ou andando de carro por seus 2,7 km.


Mas, apesar da fama, a Golden Gate nĂ£o Ă© a Ăºnica ponte incrĂ­vel da CalifĂ³rnia. A Bixby Bridge, na Big Sur, trecho mais cĂªnico da Highway 1, chega a 79 metros de altura e tem um muitos pontos para estacionar e observar uma vista incrĂ­vel do litoral da CalifĂ³rnia, ainda mais especial no pĂ´r do sol.

Castelo Hearst
Projetado de forma luxuosa por Julia Morgan, a primeira mulher arquiteta da CalifĂ³rnia, para ser a residĂªncia privada do magnata da imprensa William Randolph Hearst, o Hearst Castle foi concluĂ­do em 1947 e Ă© uma homenagem ao excesso e Ă  opulĂªncia: uma obra composta por 165 quartos e 51 hectares de jardins, com terraços, fontes e piscinas, que apresentam vistas panorĂ¢micas da Costa Central.


O complexo Ă© aberto ao pĂºblico, dentro de um dos parques estaduais mais visitados da CalifĂ³rnia.