Melbourne, de 22 a 25 de março de 2018

Texto e fotos: Pirelli

Embora a seleção de pneus para o Grande Prêmio da Austrália seja a mesma do ano passado – macio, supermacio e ultramacio – os compostos são todos um nível mais macio em 2018, contribuindo para o grande aumento de desempenho já visto nos testes da pré-temporada. Com carros novos, pilotos novatos, clima variável e muita evolução da pista, Melbourne é sempre uma das corridas mais imprevisíveis e ansiosamente aguardadas do ano.

Os três compostos selecionados


O circuito do ponto de vista do pneu
  • Albert Park é um circuito de rua semi-permanente, que não é usado extensivamente durante o ano. Portanto, a pista pode estar particularmente 'verde' e escorregadia no início do fim de semana do GP.
  • Ela é composta, de uma forma geral, por retas pequenas e médias e com curvas de baixa até média velocidade.
  • A tração é a chave para obter uma boa saída das curvas em direção as retas curtas.
  • Desgaste e degradação são baixos: a maioria dos carros pararam apenas uma vez no ano passado, com a estratégia mais popular – usada pelo top 3 – sendo sair de ultramacio e trocar para o macio. Os compostos mais macios deste ano podem ter diferentes níveis de desgaste e degradação, resultando em mais paradas nos boxes.
  • Há uma chance razoavelmente alta de o carro de segurança ser acionado: a corrida de 2006 contou com ele por quatro vezes.
  • Forças laterais não são particularmente elevadas: a energia total que passa pelos pneus é mediana.
  • A perda de tempo do pit lane é de cerca de 25 segundos. Não foram feitas grandes alterações na pista desde 2017.

Mario Isola, líder de competições de veículos da Pirelli: “Os testes de Barcelona já forneceram uma indicação do passo adiante no desempenho dos carros de 2018 e dos compostos. Devemos ver esta nova realidade levada para as condições muito diferentes da Austrália. Exatamente o que poderiam ser ainda está para ser visto: o clima nesta época do ano em Melbourne pode variar de frio e úmido a muito quente. Pelo que podemos ver até agora, os compostos mais macios deste ano devem abrir a possibilidade para uma ou duas trocas, ao invés de uma para a maioria dos pilotos em 2017. Como de costume, no primeiro GP da temporada, há ainda uma série de perguntas a serem respondidas, mas esperamos ver uma corrida emocionante com a estratégia de pneus desempenhando um papel fundamental”.

Detalhes da pista


Pneus selecionados até o momento