O navegador Amyr Klink e o jornalista Joel Leite em viagem “Honda – Pra LĂ¡ do Fim do Mundo” chegaram no Ăºltimo sĂ¡bado (17) ao Fim do Mundo, na regiĂ£o da Terra do Fogo

Texto e fotos: Textofinal ComunicaĂ§Ă£o

Desde SĂ£o Paulo, ponto de partida deste extenso passeio, os viajantes percorreram atĂ© agora 6.800 quilĂ´metros a bordo dos veĂ­culos Honda WR-V e HR-V; e a viagem vai alĂ©m, pra lĂ¡ do fim do mundo, em Puerto Toro, no extremo sul do Chile.


Onze dias de estradas em condições diversas; desde o asfalto a ruas esburacadas e mais ao sul da Argentina e Chile a predominĂ¢ncia do rĂ­pio, um cascalho solto que obriga os condutores dos veĂ­culos a manterem uma distĂ¢ncia segura para nĂ£o serem surpreendidos com uma trinca no para-brisa.
ApĂ³s passar por Buenos Aires, a dupla seguiu direto pela icĂ´nica Ruta 3, estrada de 3.079 km, que sai da capital argentina e segue atĂ© Ushuaia. Foi percorrida quase que por toda sua extensĂ£o. Em Comandante Luis Piedrabuena, Amyr e Joel cruzaram a Argentina em direĂ§Ă£o ao PacĂ­fico e atravessaram a fronteira para o Chile. Objetivo do navegador era conferir os resquĂ­cios do rompimento do arco de gelo do Glaciar Perito Moreno que ocorreu dois antes da chegada da dupla no local.
Na pegada sustentĂ¡vel, um pernoite no EcoCamp, hotel situado no Parque Nacional Torres Del Paine. SĂ£o 33 domus construĂ­dos sobre plataformas que nĂ£o encostam no chĂ£o; o objetivo Ă© preservar o meio ambiente. NĂ£o hĂ¡ concreto e o estabelecimento propõe restriĂ§Ă£o ao consumo de Ă¡gua e energia, entre muitas outras ações. A cadeia de montanhas que emolduram a paisagem no parque nacional Ă© umas das preferidas de Amyr Klink. Torres Del Paine escancara no cĂ©u, impera com sua imponĂªncia em meio a outras tantas montanhas na regiĂ£o.


Punta Arenas, alguns quilĂ´metros percorridos e o fim das terras contĂ­nuas do Continente Americano. O Estreito de MagalhĂ£es Ă© vencido com uma travessia de balsa que levou os nove integrantes da equipe e os 4 veĂ­culos a bordo; duas horas atĂ© chegar na ponta norte da Ilha Grande, regiĂ£o tambĂ©m conhecida como a Terra do Fogo.
O navegador portuguĂªs FernĂ£o de MagalhĂ£es foi o primeiro europeu a navegar pelo estreito, em 1520, durante sua viagem de circum-navegaĂ§Ă£o.
Foram os navegadores europeus tambĂ©m que, ao avistarem os pontos de fogo que aqueciam as quatro principais etnias indĂ­genas que viviam por aqui na Ă©poca, chamaram esse pedaço de continente de Terra do Fogo. A medida que os carros avançam na direĂ§Ă£o sul, as condições climĂ¡ticas endurecem. Segundo Amyr, parar em um porto nessa regiĂ£o Ă© ser surpreendido com rajadas de vento de 120 nĂ³s (200 km/h).
O canal oficial de divulgaĂ§Ă£o diĂ¡ria para acompanhar esta aventura Ă© o Portal ECOInforme, site de notĂ­cias relacionadas ao meio ambiente e sustentabilidade da agĂªncia AgĂªncia AutoInforme, da qual Joel Leite Ă© sĂ³cio diretor.

Acompanhe o dia a dia da viagem nos canais da Honda no Facebook e Youtube, inclusive em um hotsite desenvolvido especialmente para a viagem