Depois de superar uma forte crise, zerar as contas e retomar os pedidos, a gigante americana se prepara para voltar com tudo

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: SD&Press Consultoria

NĂ£o foram anos fĂ¡ceis para a Cooper Standard, uma das maiores empresas do mundo em sistemas de vedaĂ§Ă£o, anti-vibraĂ§Ă£o, componentes para transferĂªncia de freio e combustĂ­vel para a indĂºstria automotiva, ela viu literalmente a viola em cacos quando se deparou com uma crise sem precedentes, seus clientes saĂ­rem e seus pedidos minguarem, o resultado foi amargar nĂºmeros vermelhos nos Ăºltimos anos.


Em um agradĂ¡vel brunch para divulgar os Ă³timos nĂºmeros do ano passado e confirmar as projeções que haviam sido feitas anteriormente que vocĂª pode lembrar AQUI, entendi como as coisas começaram a mudar na empresa quando JĂ¼rgen Kneissler, diretor geral da Cooper Standard para a AmĂ©rica do Sul chegou em 2015 para reverter uma situaĂ§Ă£o altamente desfavorĂ¡vel e que ameaçava a empresa, imbuĂ­do da celebre frase de Henry Ford: “NĂ£o encontre as falhas, encontre as soluções” ele começou a mudar a histĂ³ria.


A companhia teve foco total na reestruturaĂ§Ă£o que foi muito bem executada e que agora jĂ¡ conta com 19 novos projetos para este ano, conseguiu mudar para azul a cor do balanço e teve nos processos e na otimizaĂ§Ă£o do seu FootPrint uma melhoria que serĂ¡ contĂ­nua sempre com o uso de novas tecnologias, sĂ³ para se ter uma idĂ©ia, o faturamento em 2017 ficou prĂ³ximo dos R$ 300 milhões.


Claro que alguns fatores ajudaram a Cooper Standard conseguir um aumento de 15% na produĂ§Ă£o, dois deles foram fundamentais: desempenho das vendas internas de automĂ³veis e melhorias nos processos fabris da empresa. Perguntei para o JĂ¼rgenem que ponto do processo vocĂª estĂ¡ hoje, dentro do objetivo traçado?” Segundo ele, “eu jĂ¡ passei da metade do caminho, tudo foi bem traçado e os resultados começam a aparecer de forma consistente, posso garantir que as maiores dificuldades jĂ¡ ficaram para trĂ¡s.


Parece que ficaram mesmo, tanto que a Cooper Standard começa a se preparar para ir ao ataque acreditando que o segundo semestre deste ano serĂ¡ muito bom, com isso, a coragem para investir em uma nova unidade jĂ¡ Ă© resultado desta administraĂ§Ă£o vitoriosa. O estado de Sergipe foi o escolhido para abrigar uma novĂ­ssima unidade fabril visando atender as montadoras que estĂ£o localizadas no nordeste brasileiro.


A inauguraĂ§Ă£o estĂ¡ prevista para o final de outubro ou começo de novembro e terĂ¡ papel fundamental no atendimento da Ford (Camaçari-BA) e da Fiat (Goiana-PE), deve gerar 200 novos empregos diretos no primeiro ano e dobrar no segundo, vai ter incentivos do governo e abrir novos horizontes tanto para a populaĂ§Ă£o local quanto para a empresa.


ApĂ³s remar muito contra a marĂ©, finalmente a Cooper Standard começa a navegar em Ă¡guas calmas e silenciosas, jĂ¡ festeja a chegada da Hyundai em 2019 que vai fazer companhia para as outras 12 montadoras que jĂ¡ sĂ£o atendidas pela empresa e, pelo jeito, mostrou na prĂ¡tica uma importante liĂ§Ă£o que a milenar cultura chinesa usa como provĂ©rbio: “Todas as lindas flores e os suculentos frutos do futuro dependem das sementes plantadas hoje”.