• O Honda HR-V foi o campeão geral da 4ª edição do Selo Maior Valor de Revenda - Autos, da AutoInforme, obteve depreciação de apenas 8,8% em um ano de uso, a pesquisa abrangeu dados de agosto deste ano comparados com os preços praticados do zero km em agosto de 2016. O modelo da montadora japonesa tornou-se bicampeão;
  • Organizadores decidiram incluir as categorias Híbrido/Elétrico e Picape Compacta e a homenagem à marca que mais evoluiu em um ano, reconhecimento à francesa Citroën.

Texto e fotos: Textofinal Comunicação

Com 8,8% de depreciação em um ano de uso, o Honda HR-V foi o automóvel melhor avaliado na 4ª edição do Selo Maior Valor de Revenda – Autos, da Agência AutoInforme, em parceria com a Textofinal de Comunicação, que este ano contou com 19 categorias e o campeão geral.


Em relação à edição anterior, Selo Maior Valor de Revenda – Autos ganhou melhor distribuição de categorias. Agora são 19 contra 17 segmentos do ano passado, com a adição de Híbrido/Elétrico e Picape Compacta, com a entrada dos modelos Fiat Toro e Renault Oroch no mercado brasileiro. Além dessas inclusões, os organizadores – depois de quatro edições e de constatar em seus estudos a evolução das marcas em relação ao valor médio de revenda do portifólio – decidiram homenagear a montadora que mais evoluiu em um ano.
“Em 2016, o índice de depreciação médio dos produtos da Citroën era de 18,1%. Depois de um ano, a desvalorização média da montadora passou a ser de 12,4%, ou seja, houve uma evolução de 5,7 pontos percentuais”, explica Joel Leite, diretor da Auto Informe e criador do Selo Maior Valor de Revenda, “equivalendo-se à média ponderada de depreciação das melhores marcas do mercado brasileiro”. O estudo aponta também a Kia Motors e a Nissan, respectivamente, em segundo e terceiro lugares no índice anual de evolução de valor de revenda.

Outros dezoito modelos foram contemplados pelo Selo Maior Valor de Revenda – Autos 2017 respectivamente em suas categorias: Range Rover Evoque (Crossover – 16,7%), Volkswagen Up (Hatch Entrada – 9,3%), Chevrolet Onix (Hatch Compacto – 9,2%), Volkswagen Golf (Hatch Médio – 12,0%), Mercedes-Benz A200 (Hatch Premium – 14,3%), Toyota Prius (Híbrido/Elétrico – 11,3%), Honda Fit (Minivan/Monovolume – 9,7%), Volkswagen Golf Variant (Perua – 15,9%), Volkswagen Saveiro (Picape Pequena – 11,8%), Fiat Toro (Picape Compacta – 9,3%), Toyota Hilux (Picape Média – 14,2%), Hyundai HB20S (Sedã Entrada – 10,2%), Honda City (Sedã Compacto – 10,3%), Toyota Corolla (Sedã Médio – 9,3%), Ford Fusion (Sedã Grande – 14,5%), Jeep Compacto (SUV Compacto – 9,1%), Volvo XC60 (SUV Médio – 15,2%) e Toyota SW4 (SUV Grande – 12,7%), além do próprio Honda HR-V na categoria SUV Entrada, com 8,8% de depreciação.
A pesquisa considerou os 132 modelos zero km mais vendidos, de 24 marcas. Além das marcas/modelos vencedores desta 4ª edição do Selo Maior Valor de Revenda – Autos, foram analisados modelos das marcas Audi, Chery, Citroën, Ford, JAC, Jeep, Kia Motors, Lifan, Mini, Nissan, Peugeot, Renault, Subaru e Suzuki.

Segundo Joel Leite, “seis modelos vencedores desta edição pioraram suas posições em relação à terceira edição do estudo, com índices de depreciação maiores. São os casos do Volkswagen Up, Chevrolet Onix, Volkswagen Golf Variant, Toyota Hilux e o Volvo XC60. Até mesmo o Honda HR-V, campeão geral no ano passado com índice de 4,5%, caiu este ano, ficou com uma depreciação de 8,8%. Em compensação, outros cinco modelos evoluíram, como o Volkswagen Golf, Honda Fit, Hyundai HB20S, Honda City e Toyota Corolla, além dos Mercedes-Benz A200, Volkswagen Saveiro, Ford Fusion e Jeep Compass, que venceram este ano”.
Na avaliação de Joel Leite, “as variações negativas dos índices de depreciação são ínfimas, mas podemos traduzir como um sinal de alerta às fabricantes e às importadoras porque o Selo Maior Valor de Revenda pesquisa os valores praticados de carro zero km comparando-os com esses mesmos modelos um ano depois. A depreciação depende de vários fatores: do tamanho do carro, da marca, da rede de revendedores, do cuidado que a marca tem em relação ao pós-vendas, ao segmento, a origem, ao fato de ter grande volume de venda, à sua aceitação no mercado. Daí a importância do selo”.

Depois de quatro edições, o Selo Maior Valor de Revenda – Autos revela também os modelos tetracampeões: Chevrolet Onix, Volkswagen Golf, Honda Fit, Toyota Hilux, Hyundai NB20S e Toyota Corolla.
O estudo de depreciação de veículos automotores feito pela Agência Autoinforme, com base na cotação da Molicar, é o indicador dos ganhadores do Selo Maior Valor de Revenda – Autos 2017. A comparação foi feita entre o preço praticado do carro zero km em agosto de 2016 e o preço do mesmo carro (portanto com um ano de uso) doze meses depois.
Foram considerados os preços praticados no mercado de carros zero em agosto de 2016 e não os preços de tabela. O estudo considera as diversidades ocorridas no mercado na época da cotação - como a disponibilidade do produto, os bônus concedidos pelas fábricas e repassados ao consumidor, entre outros fatores - eliminando eventuais distorções de preços provocadas por essas ações.
Foram eliminados os carros que tiveram modificações consideráveis nos últimos doze meses, para que a comparação não comprometesse o resultado do estudo.