A Citroën foi homenageada na 4ª edição do Selo Maior Valor de Revenda – Autos, promovido pela Agência AutoInforme em parceria com a Textofinal de Comunicação Integrada

Texto e fotos: Citroën

A marca se destacou por ter apresentado a maior evolução de valor de revenda no período de um ano no mercado brasileiro – a melhor entre todas as 24 marcas avaliadas no estudo.


Neste ano, o índice de depreciação média dos produtos da Citroën passou a ser de 12,4%, uma evolução de 5,7 pontos porcentuais na comparação com o registrado em 2016 (18,1%).
Para Paulo Solti, vice-presidente para América Latina do Groupe PSA e diretor geral da Citroën do Brasil, o resultado é fruto de um trabalho que começou em 2016, com a criação do Compromisso Citroën, um ambicioso programa de valorização da marca com foco na satisfação do cliente. Solti acredita que o lançamento da Revisão a R$ 1 por dia (com intervalos regulares de 10.000 km e a possibilidade de parcelamento dos custos em quatro pagamentos), do Citroën Advisor (canal de relacionamento exclusivo, em que o cliente pode se expressar livremente, avaliar concessionárias e compartilhar opiniões), do Citroën Assistance XL (serviço de reboque gratuito até o oitavo ano de vida do veículo) e do Novo de Novo Citroën (programa de recompra do Citroën usado na troca por um zero quilômetro) têm contribuído de forma efetiva para o fortalecimento do valor residual dos modelos da marca.


“A valorização dos veículos é fruto das inúmeras ações que temos desenvolvido com foco na satisfação de nossos clientes. Além de inovadores, confortáveis e exclusivos, queremos que os produtos Citroën sejam referência de bons negócios”, explica o executivo.
Joel Leite, diretor da AutoInforme e criador do Selo Maior Valor de Revenda, afirma que em um ano a Citroën teve notável evolução na diminuição da depreciação de seus veículos. “Os números da Citroën equivalem à média ponderada de depreciação das melhores marcas do mercado brasileiro”, observa. É o caso de modelos como o compacto premium C3, o mais vendido da marca, com 11,3%, ou o SUV Compacto AIRCROSS, com 12,5%.
O estudo de depreciação feito pela Agência AutoInforme teve como base a cotação da Molicar. A comparação foi feita entre o preço praticado do carro zero km em agosto de 2016 e o valor do mesmo veículo com um ano de uso (doze meses depois). O estudo considera ainda possíveis oscilações ocorridas no mercado na época da cotação: disponibilidade do produto, bônus concedidos pelas fábricas e repassados ao consumidor e outros fatores, eliminando eventuais distorções de preços provocadas por essas ações. A pesquisa considerou os 132 modelos zero km mais vendidos, de 24 marcas.