O filho mais nervoso da famĂlia
tem cor nova, melhora no acabamento, estĂ¡ mais seguro e continua dando trabalho
para a concorrĂªncia
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Volkswagen
Existe uma mĂ¡xima que diz “nĂ£o se deve mexer no que jĂ¡ estĂ¡ bom”,
isso lĂ¡ Ă© verdade, mas se puder melhorar, por que nĂ£o? Eu tive o primeiro
contato com o UP! TSi hĂ¡ dois anos,
vocĂª pode lembrar AQUI
e desde entĂ£o muita coisa nova aconteceu na vida deste que Ă© um dos carros mais
rĂ¡pidos e econĂ´micos fabricados no Brasil.
EntĂ£o, estava mais do que na hora
de rever esse amigo que agora estĂ¡ um pouco mais velho, mas que mantĂ©m as
mesmas caracterĂsticas da Ă©poca de seu lançamento. Durante uma semana eu pude
aproveitar tudo o que ele tem para oferecer, a versĂ£o Ă© a MOVE UP!, e jĂ¡ fiquei com dor no coraĂ§Ă£o desde a hora de retirar o
carro para o teste, pois sabia que, quando fosse devolver o tanque estaria
quase cheio e que para desapegar demorariam alguns dias.
É, pois Ă©, mas nĂ£o tem jeito,
esse modelo tem uma caracterĂstica prĂ³pria de cativar quem o dirige, seja por
ruas ou estradas, o UP! TSi Ă© um
caso de paixĂ£o arrebatadora:
- SerĂ¡ que Ă© pelo tamanho compacto por fora e grande por dentro? Sim!
- SerĂ¡ que Ă© pela economia de combustĂvel que beira o quase nada? Sim!
- SerĂ¡ que Ă© pela dirigibilidade firme e precisa? Sim!
A novidade Ă© a nova estrutura, a
plataforma PQ12 tem uma série de
tecnologias e recursos de segurança, 75% de seu peso sĂ£o aços especiais de
ultra-alta resistĂªncia, alta resistĂªncia, mĂ©dia resistĂªncia e de estampagem
profunda. Isso nĂ£o dĂ¡ pra ver, mas dĂ¡ para sentir, no caso do Novo UP! TSi existe um nĂvel menor de
ruĂdo e de vibraĂ§Ă£o graças a componentes de liga de alumĂnio e um novo pacote
de isolaĂ§Ă£o acĂºstica que vai desde o painel frontal atĂ© o assoalho traseiro.
A parte mecĂ¢nica nĂ£o mudou, o
motor Ă© o 1.0 TSi Total Flex com
injeĂ§Ă£o direta, turbocompressor, potĂªncia de 101 cv com gasolina e 105 cv
com etanol a 5.000 rpm, torque de 16,8 kgfm a partir de 1.500 rpm, cambio
manual de 5 marchas, direĂ§Ă£o elĂ©trica, freios
a disco ventilado de 256 mm
na frente e 200 mm
de diĂ¢metro a tambor na traseira, ABS,
EBD, ESS, MSR (Controle do
Efeito Freio Motor), GMA (Controle
do Momento de Giro) e controle de traĂ§Ă£o M-ABS.
Abastecido com gasolina, iniciei
a epopĂ©ia da avaliaĂ§Ă£o na cidade de SĂ£o Paulo, semana com transito muito
carregado e congestionamentos interminĂ¡veis. A grande vantagem e que contribui
muito para o consumo baixo Ă© o torque e o range que o cambio tem, a partir de 35 km/h ele jĂ¡ aceita a 4ª
marcha sem reclamar e a partir dos 40 km/h a 5ª, isso faz com que o motor trabalhe
em um regime de rotações muito baixas e conseqĂ¼entemente queime menos
combustĂvel, isso Ă© economia, na cidade consegui a mĂ©dia de 14.2 km/l.
Onde eu gosto mesmo de levar ele
para passear Ă© na estrada, resolvi ir atĂ© Atibaia, interior de SĂ£o Paulo, por
ser uma viagem de tiro curto em uma estrada com traçado antigo, mas com
objetivo definido: almoçar e comprar morangos naquela que é a cidade conhecida
como capita nacional da fruta. É impressionante o comportamento do Novo UP! TSi, primeiro que ele parece
um pouco mais “parrudo” que seu
antecessor, segundo que, devido a diminuiĂ§Ă£o de peso com as novas estruturas o
desempenho mudou positivamente.
Para se ter uma idéia, assim que
cheguei Ă Marginal TietĂª coloquei a 5ª marcha e fui assim atĂ© o pedĂ¡gio que
fica na cidade de MairiporĂ£, sem fazer uma troca sequer, nem nos trechos de
retas nem sequer na subida de serra que tem na rodovia. O pé tocava levemente o
acelerador e mantive a velocidade da rodovia sem o menor problema, deu impressĂ£o em dado momento que eu estava em um carro com cĂ¢mbio automĂ¡tico
tamanha destreza que o Novo UP! TSi
tem em subir e descer a velocidade, isso com trĂªs pessoas a bordo e ar
condicionado ligado!
A velocidade mĂ¡xima permitida Ă©
de 110 km/h ,
atingida rĂ¡pida e facilmente, com giros muito baixos (cerca de 1600 rpm) e um
desempenho incomparĂ¡vel com outros modelos que utilizam turbo, isso influiu
diretamente no consumo, que ficou em espantosos 17,0 km/l, claro que sem
exagerar no peso do pé, acredito que se assim eu fizesse essa média seria um
pouco menor, mas nĂ£o abaixo dos 15 km/l.
A versĂ£o que testei do Novo UP! TSi tem preço inicial sugerido
de R$ 54.350,00, 7 cores para escolher, 2 opções de interior, serviços de
manutenĂ§Ă£o e financiamento, 3 anos de garantia, assistĂªncia 24 horas, peças e
acessĂ³rios originais, revisões planejadas, Volkswagen Express, mas continua
sendo cruel quando chega o momento de devolver o carro, com esse, rodei mais de
300 km
e utilizei pouco mais de ¼ do combustĂvel do tanque, o baixinho continua
nervoso e imbatĂvel!
Ficha TĂ©cnica
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