O filho mais nervoso da famĂ­lia tem cor nova, melhora no acabamento, estĂ¡ mais seguro e continua dando trabalho para a concorrĂªncia

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Volkswagen

Existe uma mĂ¡xima que diz “nĂ£o se deve mexer no que jĂ¡ estĂ¡ bom”, isso lĂ¡ Ă© verdade, mas se puder melhorar, por que nĂ£o? Eu tive o primeiro contato com o UP! TSi hĂ¡ dois anos, vocĂª pode lembrar AQUI e desde entĂ£o muita coisa nova aconteceu na vida deste que Ă© um dos carros mais rĂ¡pidos e econĂ´micos fabricados no Brasil.


EntĂ£o, estava mais do que na hora de rever esse amigo que agora estĂ¡ um pouco mais velho, mas que mantĂ©m as mesmas caracterĂ­sticas da Ă©poca de seu lançamento. Durante uma semana eu pude aproveitar tudo o que ele tem para oferecer, a versĂ£o Ă© a MOVE UP!, e jĂ¡ fiquei com dor no coraĂ§Ă£o desde a hora de retirar o carro para o teste, pois sabia que, quando fosse devolver o tanque estaria quase cheio e que para desapegar demorariam alguns dias.


É, pois Ă©, mas nĂ£o tem jeito, esse modelo tem uma caracterĂ­stica prĂ³pria de cativar quem o dirige, seja por ruas ou estradas, o UP! TSi Ă© um caso de paixĂ£o arrebatadora:
  • SerĂ¡ que Ă© pelo tamanho compacto por fora e grande por dentro? Sim!
  • SerĂ¡ que Ă© pela economia de combustĂ­vel que beira o quase nada? Sim!
  • SerĂ¡ que Ă© pela dirigibilidade firme e precisa? Sim!
NĂ£o Ă© sĂ³ isso, esses alemĂ£es espertinhos arrumaram um jeito de melhorar ainda mais o modelo.


A novidade Ă© a nova estrutura, a plataforma PQ12 tem uma sĂ©rie de tecnologias e recursos de segurança, 75% de seu peso sĂ£o aços especiais de ultra-alta resistĂªncia, alta resistĂªncia, mĂ©dia resistĂªncia e de estampagem profunda. Isso nĂ£o dĂ¡ pra ver, mas dĂ¡ para sentir, no caso do Novo UP! TSi existe um nĂ­vel menor de ruĂ­do e de vibraĂ§Ă£o graças a componentes de liga de alumĂ­nio e um novo pacote de isolaĂ§Ă£o acĂºstica que vai desde o painel frontal atĂ© o assoalho traseiro.


A parte mecĂ¢nica nĂ£o mudou, o motor Ă© o 1.0 TSi Total Flex com injeĂ§Ă£o direta, turbocompressor, potĂªncia de 101 cv com gasolina e 105 cv com etanol a 5.000 rpm, torque de 16,8 kgfm a partir de 1.500 rpm, cambio manual de 5 marchas, direĂ§Ă£o elĂ©trica, freios a disco ventilado de 256 mm na frente e 200 mm de diĂ¢metro a tambor na traseira, ABS, EBD, ESS, MSR (Controle do Efeito Freio Motor), GMA (Controle do Momento de Giro) e controle de traĂ§Ă£o M-ABS.


Abastecido com gasolina, iniciei a epopĂ©ia da avaliaĂ§Ă£o na cidade de SĂ£o Paulo, semana com transito muito carregado e congestionamentos interminĂ¡veis. A grande vantagem e que contribui muito para o consumo baixo Ă© o torque e o range que o cambio tem, a partir de 35 km/h ele jĂ¡ aceita a 4ª marcha sem reclamar e a partir dos 40 km/h a 5ª, isso faz com que o motor trabalhe em um regime de rotações muito baixas e conseqĂ¼entemente queime menos combustĂ­vel, isso Ă© economia, na cidade consegui a mĂ©dia de 14.2 km/l.


Onde eu gosto mesmo de levar ele para passear Ă© na estrada, resolvi ir atĂ© Atibaia, interior de SĂ£o Paulo, por ser uma viagem de tiro curto em uma estrada com traçado antigo, mas com objetivo definido: almoçar e comprar morangos naquela que Ă© a cidade conhecida como capita nacional da fruta. É impressionante o comportamento do Novo UP! TSi, primeiro que ele parece um pouco mais “parrudo” que seu antecessor, segundo que, devido a diminuiĂ§Ă£o de peso com as novas estruturas o desempenho mudou positivamente.


Para se ter uma idĂ©ia, assim que cheguei Ă  Marginal TietĂª coloquei a 5ª marcha e fui assim atĂ© o pedĂ¡gio que fica na cidade de MairiporĂ£, sem fazer uma troca sequer, nem nos trechos de retas nem sequer na subida de serra que tem na rodovia. O pĂ© tocava levemente o acelerador e mantive a velocidade da rodovia sem o menor problema, deu impressĂ£o em dado momento que eu estava em um carro com cĂ¢mbio automĂ¡tico tamanha destreza que o Novo UP! TSi tem em subir e descer a velocidade, isso com trĂªs pessoas a bordo e ar condicionado ligado!


A velocidade mĂ¡xima permitida Ă© de 110 km/h, atingida rĂ¡pida e facilmente, com giros muito baixos (cerca de 1600 rpm) e um desempenho incomparĂ¡vel com outros modelos que utilizam turbo, isso influiu diretamente no consumo, que ficou em espantosos 17,0 km/l, claro que sem exagerar no peso do pĂ©, acredito que se assim eu fizesse essa mĂ©dia seria um pouco menor, mas nĂ£o abaixo dos 15 km/l.


A versĂ£o que testei do Novo UP! TSi tem preço inicial sugerido de R$ 54.350,00, 7 cores para escolher, 2 opções de interior, serviços de manutenĂ§Ă£o e financiamento, 3 anos de garantia, assistĂªncia 24 horas, peças e acessĂ³rios originais, revisões planejadas, Volkswagen Express, mas continua sendo cruel quando chega o momento de devolver o carro, com esse, rodei mais de 300 km e utilizei pouco mais de ¼ do combustĂ­vel do tanque, o baixinho continua nervoso e imbatĂ­vel!


Ficha TĂ©cnica