O filho mais nervoso da família
tem cor nova, melhora no acabamento, está mais seguro e continua dando trabalho
para a concorrência
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Volkswagen
Existe uma máxima que diz “não se deve mexer no que já está bom”,
isso lá é verdade, mas se puder melhorar, por que não? Eu tive o primeiro
contato com o UP! TSi há dois anos,
você pode lembrar AQUI
e desde então muita coisa nova aconteceu na vida deste que é um dos carros mais
rápidos e econômicos fabricados no Brasil.
Então, estava mais do que na hora
de rever esse amigo que agora está um pouco mais velho, mas que mantém as
mesmas características da época de seu lançamento. Durante uma semana eu pude
aproveitar tudo o que ele tem para oferecer, a versão é a MOVE UP!, e já fiquei com dor no coração desde a hora de retirar o
carro para o teste, pois sabia que, quando fosse devolver o tanque estaria
quase cheio e que para desapegar demorariam alguns dias.
É, pois é, mas não tem jeito,
esse modelo tem uma característica própria de cativar quem o dirige, seja por
ruas ou estradas, o UP! TSi é um
caso de paixão arrebatadora:
- Será que é pelo tamanho compacto por fora e grande por dentro? Sim!
- Será que é pela economia de combustível que beira o quase nada? Sim!
- Será que é pela dirigibilidade firme e precisa? Sim!
A novidade é a nova estrutura, a
plataforma PQ12 tem uma série de
tecnologias e recursos de segurança, 75% de seu peso são aços especiais de
ultra-alta resistência, alta resistência, média resistência e de estampagem
profunda. Isso não dá pra ver, mas dá para sentir, no caso do Novo UP! TSi existe um nível menor de
ruído e de vibração graças a componentes de liga de alumínio e um novo pacote
de isolação acústica que vai desde o painel frontal até o assoalho traseiro.
A parte mecânica não mudou, o
motor é o 1.0 TSi Total Flex com
injeção direta, turbocompressor, potência de 101 cv com gasolina e 105 cv
com etanol a 5.000 rpm, torque de 16,8 kgfm a partir de 1.500 rpm, cambio
manual de 5 marchas, direção elétrica, freios
a disco ventilado de 256 mm
na frente e 200 mm
de diâmetro a tambor na traseira, ABS,
EBD, ESS, MSR (Controle do
Efeito Freio Motor), GMA (Controle
do Momento de Giro) e controle de tração M-ABS.
Abastecido com gasolina, iniciei
a epopéia da avaliação na cidade de São Paulo, semana com transito muito
carregado e congestionamentos intermináveis. A grande vantagem e que contribui
muito para o consumo baixo é o torque e o range que o cambio tem, a partir de 35 km/h ele já aceita a 4ª
marcha sem reclamar e a partir dos 40 km/h a 5ª, isso faz com que o motor trabalhe
em um regime de rotações muito baixas e conseqüentemente queime menos
combustível, isso é economia, na cidade consegui a média de 14.2 km/l.
Onde eu gosto mesmo de levar ele
para passear é na estrada, resolvi ir até Atibaia, interior de São Paulo, por
ser uma viagem de tiro curto em uma estrada com traçado antigo, mas com
objetivo definido: almoçar e comprar morangos naquela que é a cidade conhecida
como capita nacional da fruta. É impressionante o comportamento do Novo UP! TSi, primeiro que ele parece
um pouco mais “parrudo” que seu
antecessor, segundo que, devido a diminuição de peso com as novas estruturas o
desempenho mudou positivamente.
Para se ter uma idéia, assim que
cheguei à Marginal Tietê coloquei a 5ª marcha e fui assim até o pedágio que
fica na cidade de Mairiporã, sem fazer uma troca sequer, nem nos trechos de
retas nem sequer na subida de serra que tem na rodovia. O pé tocava levemente o
acelerador e mantive a velocidade da rodovia sem o menor problema, deu impressão em dado momento que eu estava em um carro com câmbio automático
tamanha destreza que o Novo UP! TSi
tem em subir e descer a velocidade, isso com três pessoas a bordo e ar
condicionado ligado!
A velocidade máxima permitida é
de 110 km/h ,
atingida rápida e facilmente, com giros muito baixos (cerca de 1600 rpm) e um
desempenho incomparável com outros modelos que utilizam turbo, isso influiu
diretamente no consumo, que ficou em espantosos 17,0 km/l, claro que sem
exagerar no peso do pé, acredito que se assim eu fizesse essa média seria um
pouco menor, mas não abaixo dos 15 km/l.
A versão que testei do Novo UP! TSi tem preço inicial sugerido
de R$ 54.350,00, 7 cores para escolher, 2 opções de interior, serviços de
manutenção e financiamento, 3 anos de garantia, assistência 24 horas, peças e
acessórios originais, revisões planejadas, Volkswagen Express, mas continua
sendo cruel quando chega o momento de devolver o carro, com esse, rodei mais de
300 km
e utilizei pouco mais de ¼ do combustível do tanque, o baixinho continua
nervoso e imbatível!
Ficha Técnica
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