A avaliaĂ§Ă£o do SUV da montadora
chinesa deixou uma impressĂ£o muito positiva no desempenho e economia
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: JAC Motors
Nem sempre a primeira impressĂ£o Ă©
a que fica para sempre, acho um tremendo erro avaliar definitivamente qualquer
automĂ³vel em um test drive rĂ¡pido e de distĂ¢ncia curta, afinal de contas
trata-se de um bem durĂ¡vel que vai ter uma vida Ăºtil em determinadas condições
de utilizaĂ§Ă£o. Na maioria das vezes, na apresentaĂ§Ă£o e primeira impressĂ£o acontecem
aqueles fenĂ´menos de se amar demais ou se odiar eternamente.
Certamente foi isso que aconteceu
comigo quando testei o JAC T5 CVT no
seu lançamento, que pode ser conferido AQUI,
nĂ£o que tenha me decepcionado mas tambĂ©m nĂ£o me encantou muito, sei lĂ¡, talvez
as condições pouco privativas e fazendo um roteiro prĂ©-determinado nĂ£o deu para
sentir o muito que o carro oferece, ficar em silĂªncio sem blĂ¡ blĂ¡ blĂ¡ e fazer
roteiros que serĂ£o rotineiros na vida do veĂculo, neste caso, fez toda
diferença.
Ele Ă© uma aposta ousada da JAC Motors que depois dos anos de
bonança logo na chegada ao Brasil encarou uma tempestade com nome e sobrenome: Inovar-Auto. NĂ£o vou discutir o
objetivo e o resultado do programa, mas certamente o aumento de 30% no preço
final dos carros impactou a vida dos importadores que passaram a vender “cotas” a eles impostas. O JAC T5 CVT Ă© da nova geraĂ§Ă£o de
importados que busca retomar o caminho das Ă¡guas calmas que as
importadoras navegavam.
Bem, entĂ£o lĂ¡ fui eu testar agora com mais calma, o carro, andei pela
cidade de SĂ£o Paulo em condições de “proprietĂ¡rio”,
som baixo e utilizando todas as vias disponĂveis como ruas, avenidas e a Marginal
Pinheiros. A tocada do JAC T5 CVT Ă©
firme e segura graças ao motor 1.5 VVT 16V JetFlex que tem potĂªncia mĂ¡xima
(cv/rpm) 125/6000 gasolina, 127/6000 etanol, torque (nm/rpm) 152/4000 gasolina,
154/4000 etanol e transmissĂ£o CVT de 6 marchas. Ele trabalha em um regime de
rotações baixas que ajuda muito no consumo, abastecido com etanol e com dados
do computador de bordo, ele fez na cidade uma média de 7,4 km/l.
Apesar do tamanho generoso
executar manobras nĂ£o Ă© nada complicado, tem espelhos grandes e sensores que
facilitam a entrada em vagas de shoppings por exemplo, Ă© muito confortĂ¡vel e
tem uma enorme quantidade de itens de segurança e entretenimento: ar-condicionado
digital automĂ¡tico, vidros elĂ©tricos nas quatro portas, travamento central,
retrovisores elétricos, alarme antifurto, TPMS (sistema que identifica quando
algum dos pneus estĂ¡ com calibragem abaixo da recomendada), direĂ§Ă£o elĂ©trica,
computador de bordo, central multimĂdia e segue aquela linha tradicional da
marca de vender carros completos sem muitas opções de acessĂ³rios.
Saindo da cidade e encarando uma
rodovia, a escolha desta vez foi pela RĂ©gis Bittencourt para uma visita Ă Churrascaria Batalha onde meu saudoso
pai levava toda a famĂlia para almoçar no fim de semana, isso lĂ¡ no inĂcio dos turbulentos anos 70, Ă©poca da minha infĂ¢ncia e de um paĂs diferente do que vivemos hoje.
Ela fica perto, no Km 289 em Itapecerica
da Serra, acontece que hĂ¡ mais de 35 anos que nĂ£o visito o local que encontrei
por acaso no Google Maps, mas ela ainda conserva
sua imponĂªncia tĂpica dos quase 50 anos que estĂ¡ na ativa e mostra uma
caracterĂstica forte dos recantos do sul do paĂs: usa muita madeira, principalmente
no teto que Ă© revestido deste material.
LĂ¡ dentro muita coisa estĂ¡
diferente, agora existe o tal Buffet de saladas como nas churrascarias da
cidade, apresenta uma variedade de legumes, verduras e saladas que nĂ£o fica
devendo nada para as concorrentes da metrĂ³pole. JĂ¡ era tradiĂ§Ă£o naqueles
tempos: a comida quente que ainda Ă© feita em fogĂ£o Ă lenha e acondicionada em enormes cumbucas de barro e porcelana onde vocĂª pode se servir
até estourar. É a churrascaria de raiz, aquela de beira de estrada, nada daquelas coisas Nutella que vivem querendo nos impor na cidade.
O que nĂ£o mudou foi o sabor da
carne, o “espeto corrido” Ă© parte
integrante tanto da tradiĂ§Ă£o quanto do paladar, o churrasco Ă© feito com carvĂ£o
de madeira, usa apenas sal grosso para temperar e o ponto da carne Ă© aquele
perfeito, nem cru nem queimado, ao ponto sem sangue Ă© realmente com chega Ă
mesa. Quem vai lĂ¡ pode optar pelo Buffet com pratos frios e quentes (R$ 23,90)
ou rodĂzio completo (R$ 43,90) que com certeza vai sair rolando de tanto comer
e por um preço muito, mas muito, mas muuuuiiiittoooo menor que a maioria das
churrascarias meia boca de SĂ£o Paulo e outras capitais.
Depois da farra gastronĂ´mica,
hora de voltar pra casa e continuar avaliando o carro em condições de rodovia, dĂ¡
pra testar o JAC T5 CVT em condições
mais extremas, com ar condicionado ligado, quatro pessoas a bordo e em
velocidade mais alta. Ele Ă© um SUV
de respeito, chega logo à velocidade da estrada e se mantém firme graças ao
cruise control, dĂ¡ uns gritos quando a subida Ă© um pouco mais Ăngreme ou tem que fazer alguma ultrapassagem quando reduz
algumas marchas, isso sem perder o ritmo, Ă© confortĂ¡vel em qualquer posiĂ§Ă£o que se
senta e tem um consumo médio muito interessante: com dados do computador de
bordo, a marca alcançada foi de 10,6 km/l.
NĂ£o sei se o JAC T5 CVT tivesse uma motorizaĂ§Ă£o mais forte os nĂºmeros do consumo
seriam menores, mas isso provavelmente impactaria no preço final que a
montadora oferece o modelo: R$ 73.490, 6 anos de garantia, assistĂªncia
24 JAC, revisões parceladas,
financiamento, Test Drive agendado, 6 cores para escolher, 3 pacotes de acabamento e acessĂ³rios e a certeza que ele vai te levar para onde
quiser e precisar ir, até mesmo uma deliciosa volta ao passado, como foi
meu caso.
Ficha técnica e equipamentos
N/A
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R$ 73.490
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R$ 76.990
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PACK 1
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PACK 2
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PACK 3
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MOTOR
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Tipo de Motor
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1.5 VVT 16V JetFlex
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PotĂªncia MĂ¡xima (cv/rpm)
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125/6000 Gasolina/ 127/6000 Etanol
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Torque MĂ¡ximo (nm/rpm)
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152/4000 Gasolina/ 154/4000 Etanol
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TransmissĂ£o
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CVT de 6 marchas
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PERFOMANCE
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Velocidade mĂ¡xima
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AceleraĂ§Ă£o de
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13.8s
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SUSPENSĂƒO
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Barra Estabilizadora
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Dianteira e Traseira
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Molas
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Dianteiras e Traseiras Helicoidais
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SuspensĂ£o Dianteira
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Independente tipo McPherson
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SuspensĂ£o Traseira
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Semi Independente com eixo de torĂ§Ă£o
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FREIOS
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Freios Dianteiros a disco Ventilado
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Freios Traseiros a disco sĂ³lido
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RODAS
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Rodas em liga de alumĂnio aro 16"
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Rodas em liga leve aro 16"
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Pneus 205/55/R16
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EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA
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Airbag duplo frontal
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Barras de proteĂ§Ă£o lateral nas portas
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Cintos de segurança com trĂªs Pontos
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Cintos Dianteiros equipados com pré-tensionador
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Aviso de Cinto nĂ£o acoplado (somente motorista)
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Chave com destravamento remoto das portas e do porta-malas
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Travas Elétricas
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Imobilizador
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Alarme antifurto
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Travamento automĂ¡tico das portas Ă
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Freios ABS com EBD
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BOS - Brake Overide System
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ESP - Eletronic Stability Program
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TCS - Traction Control System
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HSA - Hill System Assist
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BA - Brake Assist/ BAS - Brake Assist System
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TPMS - Tire Pressure Monitoring System
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Sensor de Estacionamento
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Luzes diurnas de LED
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COMODIDADE
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Retrovisor interno antiofuscante
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LĂ¢mpadas HalĂ³genas
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Alça de segurança dianteiras e traseiras (exceto
motorista)
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Abertura interna da tampa do tanque de combustĂvel
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Parassol com espelho
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Parassol com espelho iluminado (Somente passageiro)
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Brake Light
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Espelhos Retrovisores elétricos
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Chave canivete
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Desembaçador Traseiro
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FarĂ³is com regulagem elĂ©trica de altura
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FarĂ³is de Neblina (dianteira)
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Lanternas de neblina (traseira)
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Luzes de Leitura dianteiras e centrais
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Limpador traseiro
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BANCOS
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Bancos em Couro
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Banco Traseiro bipartido
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Banco do Motorista com ajuste de altura
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Encosto de Cabeça para cinto ocupantes
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Isofix
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UTILIDADES
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Acendedor de cigarros/tomada 12v
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Ajuste de iluminaĂ§Ă£o de painel
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Rack de Teto
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Antena impressa no parabrisa
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Porta Copos
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Porta Ă“culos
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IluminaĂ§Ă£o no painel de instrumentos
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Cinzeiro
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CONFORTO
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Ar condicionado digital e AutomĂ¡tico
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Vidros Elétricos
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Sistema Mirror Link (Consulte aparelhos compatĂveis)
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Kit MultimĂdia com tela de 8"
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CĂ¢mera de rĂ©
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Computador de Bordo
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4 Alto falantes e 2 tweeters
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Entrada USB
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Bluetooth
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Volante revestido em couro
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PelĂcula
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