Cidade que abriga o hotel Antumalal é a capital do turismo de aventura do país e tem atrações ao ar livre durante o ano inteiro
Texto e fotos: Antumalal
Aos adoradores da natureza, não há como resistir à charmosa Pucón. Conhecida como capital do turismo de aventura do Chile, a cidade fica no sul do país, próximo a fronteira com a Argentina e distante 785 km da capital, Santiago. Nascido de um assentamento militar no fim do século XIX, o local foi povoado por imigrantes europeus, principalmente comerciantes alemães. Mas a beleza do Lago Villarrica, a imponência do vulcão de mesmo nome e as cachoeiras no meio das florestas não ficaram desconhecidos por muito tempo - Pucón logo se transformou em destino obrigatório para os jetsetters mais antenados. Ganhou hotéis de luxo e a fama de balneário badalado por personalidades internacionais e artistas.
A partir dos anos 1970, transformou o turismo em sua principal atividade, intensificou a construção de estruturas para atender aos visitantes e se firmou como uma das principais rotas de viajantes da região pela variedade de atrações, que agradam todos os públicos durante o ano inteiro.
O vulcão Villarrica é a principal atração de Pucón. Ativo e expelindo fumaça o tempo todo, ele é parte do belíssimo cenário por onde quer que o turista vá. Durante o ano todo, os mais corajosos podem subir seus 2.847m para conhecer a cratera e ter lá de cima uma vista privilegiada dos cinco lagos do sul do Chile. No inverno, sua encosta se transforma em uma imperdível e inédita pista de esqui e snowboarding.
Entre as principais opções de hospedagem na cidade há o hotel Antumalal, erguido nos anos 1940 pelo arquiteto chileno Jorge Elton Álamos, a pedido do casal de imigrantes tchecos Guillermo e Catalina Pollack. Os 22 apartamentos com paredes revestidas de araucárias chilenas, o restaurante Parque Antumalal e o spa SPA Antumaco se encaixam perfeitamente na mata da região e formam um dos mais bem sucedidos exemplos de integração entre natureza e arquitetura. Para sua construção, nenhuma árvore foi derrubada e, além da história, os hóspedes são presenteados com uma bela vista do Lago Villarrica e de um bosque.
O hotel Antumalal fica distante 2 km do charmoso centro de Pucón. Por lá, a avenida principal O'Higgins e a rua Fresia concentram os principais restaurantes e bares que servem o melhor da culinária Mapuche com toques da influência europeia. Para quem procura badalação, a pedida é a cerveja local e, claro, os vinhos.
0 Comentários