Na 13ª etapa do ano, finalmente o piloto da Honda acordou para a vida e equilibrou ainda mais o campeonato

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: motogp.com

Finalmente um campeonato mundial de categoria TOP consegue mostrar o que todos querem ver: equilíbrio. Claro que existem as melhores e as piores equipes, mas em 2016 a MotoGP consegue sair do lamaçal que parecia estar se dirigindo e mostrar força e interesse para quem acompanha as corridas.


SĂ£o 9 vencedores diferentes no ano, 8 alternados desde a etapa de Mugello em maio onde Honda, Yamaha, Ducati, Suzuki e duas equipes satĂ©lite conseguiram subir ao alto do pĂ³dio, pilotos que nunca chegaram lĂ¡ apareceram para mostrar a cara, faltava o chato, pedante e sem sal do Dani Pedrosa, afinal de contas esta Ă© a 11ª temporada pela mesma equipe oficial e nĂ£o ganhou nada alĂ©m de experiĂªncia.


Com os outros pilotos se mostrando melhores e mais combativos, o anĂ£o espanhol teve que se coçar, afinal de contas o fim do ano estĂ¡ prĂ³ximo e tem muita gente melhor que ele para pilotar para a equipe e que certamente vĂ£o trazer mais e melhores resultados. AĂ­ ele resolveu finalmente correr, no fim de semana passado, em Misano.


Para mim ele ainda continua sendo um merda, mas Ă© impossĂ­vel nĂ£o louvar a sensacional vitĂ³ria que ele conseguiu. NĂ£o largou bem, aliĂ¡s, como tem feito a temporada toda, caiu vĂ¡rias posições e lĂ¡ pela metade da prova começou uma impressionante reaĂ§Ă£o. Veio literalmente atropelando todo mundo, tinha uma tocada tĂ£o firme que nem lembrava ser o Dani Pedrosa que conheço bem, eu estava na corrida de Jerez em 2006 quando ele estreou na categoria e lĂ¡ mostrou que nĂ£o seria nada mais que um nĂºmero no grid, ações geram reações e muitas vezes certezas.


Venceu no domingo e entrou na briga matemĂ¡tica pelo tĂ­tulo do ano e de quebra complicou a vida do Rossi, que precisava vencer e descontar ainda mais a diferença que tem para Marquez no campeonato. SĂ£o ainda 125 pontos em jogo e uma diferença de 43 em favor do espanhol, caso nĂ£o aconteça nenhum complicador para o Marc vai ficar difĂ­cil chegar e passar, mas Valentino Ă© Valentino e as prĂ³ximas corridas devem ser muito mais emocionantes, ele tem que lutar contra os adversĂ¡rios e a diferença de idade que tĂªm para os outros, Ă© impossĂ­vel fazer um prognĂ³stico, mas eu acredito que em condições normais ele nĂ£o chega.


Vou ficando por aqui, no fim de semana vai ter a FĂ³rmula 1 em Cingapura e aĂ­ vĂ£o faltar apenas seis GP´s para nos livrarmos do Zacarias de vez e talvez dois para saber o futuro do Nasr, esse sim Ă© um menino que vale a pena torcer. E por falar em torcida, tambĂ©m no domingo os olhos estarĂ£o voltados para Sonoma, na CalifĂ³rnia, para o encerramento do campeonato da Indy e eu conto tudo que aconteceu na Europa e Estados Unidos na semana que vĂªm.


Beijos & queijos

Twitter: @borrachatv