Rodada 10 de 21 - Silverstone, Grã-Bretanha, 8 a 10 de julho 2016
Texto e fotos: Pirelli
A etapa de Silverstone será realizada logo após a da Áustria, mas os dois eventos, com uma semana de diferença, não poderiam ser mais diferentes: depois de escolher os dois pneus mais macios da gama P Zero para a Áustria, os mais duros foram selecionados para a etapa na Inglaterra (com apenas o macio sendo definido para ambas, assim como em todas as outras do ano). É apenas a segunda vez em 2016 que os pneus mais duros foram selecionados - depois da Espanha - e isso é devido ao alto consumo de energia e as altas exigências de velocidade do circuito Britânico, que possui retas rápidas e súbitas mudanças de direção.
O CIRCUITO DO PONTO DE VISTA DO PNEU
- Silverstone é um dos circuitos que mais exige lateralmente dos pneus.
- Com altos níveis de pressão aerodinâmica pressionando os carros, os pneus enfrentam forças vindas de todas as direções.
- O clima é imprevisível: pode haver sol ou chuva torrencial.
- São esperados pelo menos dois pit-stops, devido aos altos níveis de desgaste e degradação dos pneus.
- O asfalto apresenta níveis elevados de aderência, que exige da superfície do pneu ainda mais.
- Como em 2014, Silverstone sediará um teste de dois dias durante a temporada após o Grande Prêmio.
OS TRÊS COMPOSTOS INDICADOS
- Laranja duro: não visto de forma tão regular este ano, mas deve ser usado em algum momento em Silverstone.
- Branco médio: será a escolha popular da corrida e um dos tipos obrigatórios, ao lado do duro.
- Amarelo macio: visto em todo ano do GP, o composto mais macio disponível para Silverstone é a escolha mais popular dos times em termos de quantidade escolhida.
PAUL HEMBERY, DIRETOR DE MOTORSPORT DA PIRELLI: “Com a maior parte dos times escolhendo principalmente o composto mais macio disponível – uma tendência do que vimos este ano – é claro que a intenção de vários pilotos é competir com uma estratégia agressiva, o que em uma pista como a de Silverstone pode resultar em várias paradas nos boxes, como o ano passado nos mostrou. O clima é tipicamente Britânico, o que significa que teremos, provavelmente, uma corrida imprevisível.”
PNEUS SELECIONADOS ATÉ O MOMENTO
Roxo
|
Vermelho
|
Amarelo
|
Branco
|
Laranja
| |||||
Austrália
|
Supermacio
|
Macio
|
Médio
| ||||||
Bahrain
|
Supermacio
|
Macio
|
Médio
| ||||||
China
|
Supermacio
|
Macio
|
Médio
| ||||||
Rússia
|
Supermacio
|
Macio
|
Médio
| ||||||
Espanha
|
Macio
|
Médio
|
Duro
| ||||||
Mônaco
|
Ultramacio
|
Supermacio
|
Macio
| ||||||
Canadá
|
Ultramacio
|
Supermacio
|
Macio
| ||||||
Azerbaijão
|
Supermacio
|
Macio
|
Médio
| ||||||
Áustria
|
Ultramacio
|
Supermacio
|
Macio
| ||||||
Inglaterra
|
Macio
|
Médio
|
Duro
| ||||||
Hungria
|
Supermacio
|
Macio
|
Médio
| ||||||
Alemanha
|
Supermacio
|
Macio
|
Médio
| ||||||
Bélgica
|
Supermacio
|
Macio
|
Médio
| ||||||
Itália
|
Supermacio
|
Macio
|
Médio
| ||||||
Cingapura
|
Ultramacio
|
Supermacio
|
Macio
| ||||||
Malásia
|
Macio
|
Médio
|
Duro
| ||||||
Japão
|
Ultramacio
|
Macio
|
Médio
|
Duro
|
0 Comentários