O estilo britânico é famoso no mundo todo, mas não são apenas os estilistas mais sofisticados que andam dando o que falar mundo afora com suas criações imperdíveis
Texto e fotos: VisitBritain
Explore os bairros modernos da Grã-Bretanha para encontrar calçados estilosos, tendências exóticas e roupas retrô que vão deixá-lo ultradescolado!
Os bairros bacanas para fazer compras
Londres é, obviamente, um importante destino de compras e tem algo para todos - principalmente para aqueles que desejam algo descolado e moderno. Muitos visitantes da capital inglesa são atraídos pelo charme das calçadas de pedra e do mercado central de Covent Garden, mas os consumidores jovens e antenados na moda preferem garimpar as agitadas ruelas adjancentes. Neal Street abriga marcas de moda jovem do mundo todo, como Diesel, Miss Sixty, American Apparel e Franklin & Marshall, além das marcas de calçados transados Dr. Martens, Camper e Vans - há inclusive uma loja da Havaianas. Floral Street é para os mais maduros, com lojas conceito de Paul Smith e Ted Baker, moda de praia de alta-costura da Orlebar Brown e bolsas e acessórios da Mulberry e Radley. Também vale a pena explorar as ruas que convergem de Seven Dials para descobrir lojas como a peculiar joalheria britânica Tatty Devine, o estilo vintage da Pop Boutique, as roupas íntimas provocantes da Coco de Mer e as marcas de estilo esportivo urbano como Fred Perry, Superdry, Carhartt e Le Coq Sportif.
O núcleo mais moderno de Londres fica ao leste do centro, cujo foco gravita ao redor dos bairros de Shoreditch e Spitalfields. Inspire-se no estilo usado nas ruas observando o que os outros estão vestindo e depois providencie as peças necessárias. A moda vintage é uma importante tendência atual, mas o barômetro de estilo pode oscilar entre as décadas de 1920 até 1990. Dentre os especialistas em moda vintage na área de Brick Lane e Hanbury Street estão Blitz London, Rokit, Absolute Vintage e Blondie Vintage - famosos entre os hipsters, estudantes e estilistas de moda locais, eles são tesouros do estilo sustentável e retrô. A Old Truman Brewery, antiga cervejaria saindo de Brick Lane, agora abriga lojas bacanas como a Rough Trade East Records, além das lojas de moda independente YMC, Traffic People e a especialista em brim Son Of A Stag. Os diversos espaços do antigo armazém também contam com bazares de moda e liquidações de itens de mostruário e de coleções passadas. AllSaints, uma das várias marcas de moda com matriz na zona leste de Londres, tem uma loja conceito imensa na Commercial Street. Entre as vizinhas estão Urban Outfitters e Topman General Store, uma butique descolada que vende itens escolhidos a dedo da Topman, gigante do comércio de rua.
Londres não está sozinha em seus bairros modernos e compras de estilo único. No noroeste da Inglaterra, o Northern Quarter de Manchester é um celeiro de criatividade, marcas de moda iniciantes e empórios de estilo de vida como a Afflecks Palace, antiga loja de departamentos que se transformou em um templo de vários andares dedicado à linha alternativa. Concentradas em torno da Oldham Street, outras lojas transadas desse bairro incluem Pop Boutique e Junk. Também no noroeste da Inglaterra, o centro para lojas independentes, cafés e restaurantes de Liverpool fica na Bold Street e inclui a livraria radical News From Nowhere, a galeria de arte Rennies e a loja de roupas Resurrection. No nordeste da Inglaterra, High Bridge Quarter de Newcastle é uma encantadora rua de pedras com tudo que um hipster precisa: empórios de roupas vintage, lojas de discos e barbearias tradicionais. The Corn Exchange em Leeds, norte da Inglaterra, é outro centro de compras independente e descolado, que inclui marcas de moda causal e uma modista contemporânea. www.northernquartermanchester.com
Complexo fabril vitoriano revitalizado, a antiga Birds Custard Factory de Birmingham é outro local que concentra lojas independentes fora do convencional, vendendo itens peculiares como skates, contas, sapatos de couro irlandeses feitos a mão e espartilhos sob medida. No litoral sul da Inglaterra, o bairro boêmio North Laine de Brighton tem mais de 400 lojas independentes, cafés e espaços de entretenimento, inclusive lojas de móveis e moda vintage, empórios de arte contemporânea e design e lojas de suvenires exclusivos.
No País de Gales, as arcadas históricas de Cardiff foram construídas para proteger as damas da época vitoriana do tempo úmido. Atualmente, as arcadas de Morgan Quarter atraem um público jovem e antenado na moda, com butiques como a Route One, que vende skates e roupa casual, e a Pretty Green, marca de moda masculina do ex-líder da banda Oasis, Liam Gallagher. Glasgow é a capital descolada da Escócia e seu bairro mais eclético e cosmopolita é o Byres Road no West End de Glasgow.
Lista de favoritos dos hipsters
Fundada em 2002, Beyond Retro é pioneira no animado cenário vintage da zona leste de Londres. Suas araras são abarrotadas de achados singulares e tem de tudo, de roupas casuais e vestidos de festa até itens imprescindíveis para festivais de música, que certamente farão você se sobressair na multidão. Esse templo de roupas vintage até apareceu em um videoclipe de Amy Winehouse. www.beyondretro.com
Onde fica: Shoreditch, zona leste de Londres. Estação de metrô mais próxima: Shoreditch High Street.
Conceito ímpar de compras, Boxpark na zona leste de Londres é um centro comercial cujas lojas são dispostas em um conglomerado de contêineres de carga. Abriga marcas britânicas de vanguarda, incluindo os alto-falantes e fones de ouvido do emblemático fabricante Marshall, moda masculina urbana das marcas Nicce e Underated London e roupas de noite da mundial Smiley, além de marcas internacionais que incluem os jeans Replay e os tamancos Swedish Hasbeens. www.boxpark.co.uk
Onde fica: Shoreditch, zona leste de Londres. Estação de metrô mais próxima: Shoreditch High Street.
Afflecks, no moderno Northern Quarter de Manchester, já foi loja de departamentos e se transformou em um empório de ecletismo. A seleção de lojas e barracas alternativas do local inclui moda de vanguarda, revendedores de artigos para a casa, designers de joias, especialistas em grafite e estúdios de tatuagem, além de lojas independentes que vendem pranchas de skate, violões sob encomenda e mercadorias relacionadas a desenhos animados.
Onde fica: Manchester fica no noroeste da Inglaterra, a pouco mais de duas horas de trem de Londres, e tem um aeroporto internacional.
O bairro mais eclético e cosmopolita de Glasgow é o Byres Road, no West End de Glasgow. Frequentado por uma grande população de estudantes da vizinha universidade de Glasgow, abriga lojas de discos e livrarias, docerias, cafeterias e empórios de roupas retrô como a Vintage Guru. A região se transforma para uma grande festa em junho, quando acontece o West End Festival anual, uma celebração cultural que está em seu 20º ano. Neste ano, o evento acontece de 3 a 26 de junho.
Onde fica: Glasgow fica na Escócia, a cinco horas de trem de Londres, e tem um aeroporto internacional.
Importantes centros de compras
Algumas áreas comerciais são famosas pela quantidade de oportunidades de compras que oferecem. Concentrada na Princes Square e Buchanan Street, a Style Mile de Glasgow é um paraíso do varejo, com mais de 200 marcas internacionais de porte, dentre elas a bacana grife londrina AllSaints, a marca desportiva britânica Jack Wills, a loja escocesa de cosméticos Arran Aromatics e estilistas decanas como Vivienne Westwood. A Oxford Street de Londres é a via principal de compras da capital, onde as opções incluem as lojas de departamentos Selfridges, John Lewis, Debenhams e House of Fraser, além das maiores filiais do mundo de varejistas britânicos como Topshop e Marks & Spencer. Na Irlanda do Norte, Lisburn Road, em Belfast, é um importante bairro comercial independente, com butiques de moda sofisticadas, lojas de especialistas em design de interiores e famosas galerias de arte.
E se o passeio for simplesmente olhar vitrines
As vitrines da Grã-Bretanha são uma profusão de criatividade, com grandes lojas de rua, butiques de estilistas e varejistas independentes, todos competindo pela atenção dos pedestres. O resultado é uma festa visual deslumbrante que todos podem apreciar. Há até um concurso, VM & Display Awards, que todo ano premia as exibições mais marcantes. As lojas de departamentos britânicas têm algumas das vitrines mais incríveis. A criatividade é multiplicada na época de Natal e as vitrines ficam ainda mais especiais com uma dose extra de brilho e energia. Mas, às vezes, menos é mais: aberta em Mayfair de Londres desde setembro de 2014, a primeira butique de Victoria Beckham virou manchete porque desafiou as tendências ao não ter vitrine nenhuma, intencionalmente.
0 Comentários