Novidade chega para reforçar famĂlia XRE com novo modelo de trail urbano e baixa cilindrada, ideal para as cidades brasileiras
Texto e fotos: Honda
Mais uma novidade promete ser sucesso no mercado brasileiro, que ganha uma nova opĂ§Ă£o no segmento trail de baixa cilindrada: trata-se da Honda XRE 190, modelo que passa a ser a porta de entrada para os fĂ£s da linha XRE, consagrada no PaĂs pela versĂ£o com motorizaĂ§Ă£o de 300 cm³. A nova integrante chega este mĂªs Ă rede de concessionĂ¡rias Honda como uma alternativa para consumidores que tĂªm na versĂ£o de 300 cc um sĂmbolo de estilo e sofisticaĂ§Ă£o, mas que procuram tambĂ©m por um modelo mais econĂ´mico, fĂ¡cil de pilotar, com design moderno e versĂ¡til. E ainda com mais uma grande vantagem, exclusiva da marca: a garantia de trĂªs anos, com troca de Ă³leo gratuita em sete revisões.
Com a nova XRE 190 a Honda passa a oferecer aos consumidores um modelo inspirado na XRE 300, que vem complementar o lineup da Honda como uma nova opĂ§Ă£o para os motociclistas mais experientes, mas com uma proposta racional e mais acessĂvel. Entre algumas das principais novidades da nova integrante da famĂlia XRE estĂ¡ o novo motor de 190 cm³; o design moderno e diferenciado, alĂ©m do sistema de freios com ABS (antitravamento) de apenas um canal, tecnologia que mantĂ©m total eficiĂªncia e segurança do sistema tradicional, projetado com foco na facilidade de manutenĂ§Ă£o e baixo custo.
Personalidade e estilo
A nova Honda XRE 190 concilia o espĂrito aventureiro de suas linhas modernas e conceito de trail urbano a um estilo marcante e design imponente. CaracterĂsticas como agilidade, versatilidade e Ă³tima relaĂ§Ă£o custo-benefĂcio atendem perfeitamente as necessidades de proprietĂ¡rios de motocicletas de menor cilindrada, que buscam sofisticaĂ§Ă£o e diferenciaĂ§Ă£o e ainda desejam fazer up grade de categoria.
Entre seus principais atributos, destaque para o escapamento elevado, pneus para uso misto, alĂ©m de para-lamas curto, com um conjunto de carenagens de linhas anguladas, modernas e imponentes. O conjunto Ă³ptico estĂ¡ equipado com lĂ¢mpadas mais potentes e econĂ´micas, que oferecem maior segurança para o motociclista nos deslocamentos Ă baixa visibilidade. Na traseira, o modelo conta com lanterna e sinalizadores independentes, suporte de placa alto e alças em alumĂnio, integradas ao bagageiro em nylon de alta resistĂªncia.
O painel de instrumentos Ă© totalmente digital e traz informações do marcador de combustĂvel, tacĂ´metro, velocĂmetro, hodĂ´metros total e parcial, alĂ©m de indicações para todo o funcionamento do modelo. O assento largo em dois nĂveis oferece total conforto para piloto e garupa nos deslocamentos urbanos ou mesmo para pequenas trilhas no fora-de-estrada. O tanque de combustĂvel conta com capacidade para 13,5 litros (3,1litros de reserva) e tampa com desenho diferenciado e estilo esportivo.
EficiĂªncia e desempenho
Com caracterĂsticas dos modelos aventureiros da categoria on/off-road, a nova XRE 190 traz em sua ciclĂstica e mecĂ¢nica um conjunto eficiente com o mĂ¡ximo em performance, conforto e segurança. Seu projeto foi concebido de forma a oferecer ao mercado um modelo de conceito trail urbano, ideal para as cidades brasileiras, com um desempenho superior em seu segmento.
Seguindo este principio a Honda desenvolveu um motor inĂ©dito e exclusivo, com Ă³tima economia e respostas em qualquer rotaĂ§Ă£o. Trata-se de um monocilĂndrico de 184,4 cm³, OHC (Over Head Camshaft), 4 tempos, arrefecido a ar e com sistema de injeĂ§Ă£o eletrĂ´nica PGM-FI. Com tecnologia FlexOne, oferece potĂªncia de 16,3 cv a 8.500 rpm com torque de 1,65 kgf.m a 6.000 rpm abastecido com gasolina; e 16,4 cv a 8.500 rpm com torque de 1,66 kgf.m a 6.000 rpm quando abastecido com etanol.
O sistema de partida Ă© elĂ©trico e o cĂ¢mbio de cinco velocidades com a transmissĂ£o final realizada por corrente. As tampas laterais do motor tem acabamento na cor grafite, inspiradas nos modelos de maior cilindrada. A nova Honda XRE 190 jĂ¡ estĂ¡ totalmente em conformidade com a segunda fase do PROMOT 4 (Programa de Controle da PoluiĂ§Ă£o do ar por motociclos e veĂculos similares) , em vigor no Brasil desde o inĂcio do ano.
Na ciclĂstica, a XRE 190 traz chassi do tipo berço semi-duplo, produzido em tubos de aço, com Ă³timas respostas para o equilĂbrio dinĂ¢mico. Outro ponto que privilegia a pilotagem Ă© o baixo peso de todo o conjunto (127kg); alĂ©m da altura do assento (836mm), menor em comparaĂ§Ă£o com a XRE 300. Seu guidĂ£o com posicionamento mais alto permite que o piloto mantenha os braços mais elevados, evitando a fadiga principalmente em longos percursos.
A suspensĂ£o traseira monoamortecida com curso de 150 mm Ă© do tipo Pro-Link, totalmente ajustĂ¡vel e que proporciona pilotagem com Ă³tima absorĂ§Ă£o de impactos em qualquer tipo de terreno. Na frente um garfo telescĂ³pico de longo curso de 160 mm assegura mais conforto de forma segura e eficiente.
Um detalhe que trouxe um ar diferenciado ao modelo estĂ¡ nas rodas raiadas com acabamento em cromo fumĂª, mais sofisticado neste tipo de acabamento e categoria. Nelas estĂ£o calçadas ainda pneus para uso de tipo misto na configuraĂ§Ă£o 90/90 – 19M/C 52P (dianteiro) e 110/90 – 17M/C 60P (traseiro).
Os freios possuem sistema antitravamento (ABS) com discos na dianteira (240 mm) e traseira (220 mm), para maior segurança e grande eficiĂªncia. Fabricada em Manaus (AM), a nova XRE 190 serĂ¡ oferecida em versĂ£o Ăºnica com freios ABS (antitravamento), nas cores verde metĂ¡lico, preto metĂ¡lico e vermelho metĂ¡lico e preço pĂºblico sugerido de R$ 13.300,00. O valor tem como base o Estado de SĂ£o Paulo, sem despesas com frete e seguro. Assim como jĂ¡ acontece com todo o lineup da Honda no Brasil, a XRE 190 tem a exclusiva garantia de trĂªs anos, com a troca de Ă³leo gratuita em sete revisões.
0 ComentĂ¡rios