A montadora apresentou na Campus Party a terceira geração de conectividade automotiva

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Ford

Talvez a maioria das pessoas que hoje vivem no Brasil não se lembrem de uma série de TV chamada Cannon, onde um detetive gordo, dentro de seu estupendo Lincoln Continental viva prendendo bandidos usando a tecnologia mais nova disponível na época.


O saudoso William Conrad era o protagonista e nos episódios usava um telefone em seu carro, acessório raro naquela época, até porque ele necessitava que uma telefonista fizesse as ligações. Algo impensável nos dias de hoje, mas já mostrava no começo dos anos 70 a importância que a Ford dava ao uso de tecnologia avançada em seus produtos.


O tempo passou, o celular chegou, os computadores invadiram nossas vidas, os beberrões V8 deram lugar aos Flex de última geração e grande eficiência energética e o carro, que antes carregava um telefone agora faz parte de um conjunto que alia a mobilidade à conectividade com o mundo, a semente que a série plantou hoje mostra um enorme jardim de possibilidades.


Sempre pensando no futuro, idéia principal de seu fundador, a Ford anunciou o lançamento da terceira geração do sistema de conectividade SYNC no Brasil. A tecnologia está presente em mais de 15 milhões de veículos no mundo, o equipamento é líder da indústria e peça central para desenvolver novas soluções em conectividade, carros autônomos, mobilidade, experiência do consumidor e análise de dados.


É disparado o melhor sistema de reconhecimento de voz e foi aprimorado, tem gráficos mais fáceis de visualizar e comandos de tela intuitivos, iguais aos dos smartphones e tablets, podendo também ter seus programas atualizados por WIFI ou USB. Pense no seu automóvel, que estacionado na garagem de casa e conectado a sua rede de WIFI faz sozinho as atualizações de todos os softwares que necessita. É o máximo!


O local escolhido pela Ford para a apresentação desta nova geração, o SYNC 3, não poderia ser mais propício, a Campus Party é uma feira de tecnologia voltada aos jovens e todos aqueles que adoram viver o presente com olhos no futuro. Pelo quarto ano consecutivo, ela é a única do segmento automotivo a participar do principal evento de tecnologia do Brasil, com um estande em formato de laboratório experimental, o Ford Garage Lab, onde a oportunidade de estreitar o contato com os desenvolvedores que estão na linha de frente das novas tendências da tecnologia e o desenvolvimento de novas idéias, podem dar origem a soluções tecnológicas e novos aplicativos.


O motivo deste investimento tem um alvo: o consumidor. A conectividade tornou-se um fator importante na decisão de compra e a montadora lidera o desenvolvimento em veículos com a finalidade do motorista manter as mãos na direção e os olhos na pista.


O SYNC 3 valoriza a simplicidade e a conectividade com os sistemas mais utilizados no mercado de telefonia móvel: o CarPlay e Android Auto. Este é o sistema veicular com o maior banco de apps compatíveis da indústria, o sistema de navegação traz uma interface gráfica renovada, a seleção de áudio ficou mais simples e agora tem três novos aplicativos: Banco24Horas, Rádio Mix e Palco MP3.


A importância em estar na Campus Party é o fato de se tratar de uma plataforma aberta, que facilita o trabalho dos desenvolvedores, contribui para o Ford SYNC AppLink e com isso, já são 16 o número de aplicativos que o motorista pode acessar pelo comando de voz do veículo sem tirar a atenção da pista.


Essa tecnologia já está em toda a linha de produtos Ford no Brasil (Ka, New Fiesta, Focus, Fusion, EcoSport, Edge e Ranger) desde sua primeira versão, que chegou ao país em 2008, até os novos modelos que vão estar equipados com a mais recente. Perguntei ao Gustavo Schiavotelo, engenheiro chefe da área de Engenharia Elétrica da Ford, como ficariam os automóveis que têm as versões antigas? Será possível migrar para essa nova tecnologia?


Segundo ele “as antigas versões continuaram a ser atualizadas com o software mais recente para aquele sistema durante um período (Nota do Editor: segundo a legislação de informática, esse período é de 10 anos a contar da fabricação), não havendo prejuízo para quem tem a versão 1 ou 2, no entanto, não será possível simplesmente migrar para o novo sistema, pois ele depende de outros fatores físicos na montagem do carro que não estavam nos projetos anteriores, somente os novos modelos serão equipados com a tecnologia SYNC 3.


Da segunda metade do século 20 até a segunda década do 21, foram muitos anos de evolução, pesquisa e desenvolvimento empregados para facilitar a vida dos usuários de veículos e sistemas informatizados, um motivo de orgulho e que garante à Ford um pioneirismo que começou nos loucos anos 70. Antes, era um carro com telefone, agora, é quase um telefone com rodas, uma realidade que, fatalmente, iria pirar o cabeção do detetive implacável da série dos domingos à noite.