A montadora apresentou na Campus
Party a terceira geração de conectividade automotiva
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Ford
Talvez a maioria das pessoas que
hoje vivem no Brasil não se lembrem de uma série de TV chamada Cannon,
onde um detetive gordo, dentro de seu estupendo Lincoln Continental viva
prendendo bandidos usando a tecnologia mais nova disponível na época.
O saudoso William Conrad era o
protagonista e nos episódios usava um telefone em seu carro, acessório raro
naquela época, até porque ele necessitava que uma telefonista fizesse as
ligações. Algo impensável nos dias de hoje, mas já mostrava no começo dos anos 70 a importância que a Ford
dava ao uso de tecnologia avançada em seus produtos.
O tempo passou, o celular chegou,
os computadores invadiram nossas vidas, os beberrões V8 deram lugar aos Flex
de última geração e grande eficiência energética e o carro, que antes carregava
um telefone agora faz parte de um conjunto que alia a mobilidade à
conectividade com o mundo, a semente que a série plantou hoje mostra um enorme
jardim de possibilidades.
Sempre pensando no futuro, idéia principal
de seu fundador, a Ford anunciou o lançamento da terceira geração do sistema de
conectividade SYNC no Brasil. A tecnologia está presente em mais de 15
milhões de veículos no mundo, o equipamento é líder da indústria e peça central
para desenvolver novas soluções em conectividade, carros autônomos, mobilidade,
experiência do consumidor e análise de dados.
É disparado o melhor sistema de reconhecimento
de voz e foi aprimorado, tem gráficos mais fáceis de visualizar e comandos de
tela intuitivos, iguais aos dos smartphones e tablets, podendo também ter seus
programas atualizados por WIFI ou USB. Pense no seu automóvel, que estacionado
na garagem de casa e conectado a sua rede de WIFI faz sozinho as atualizações de
todos os softwares que necessita. É o máximo!
O local escolhido pela Ford
para a apresentação desta nova geração, o SYNC 3, não poderia ser mais propício,
a Campus
Party é uma feira de tecnologia voltada aos jovens e todos aqueles que
adoram viver o presente com olhos no futuro. Pelo quarto ano consecutivo, ela é
a única do segmento automotivo a participar do principal evento de tecnologia
do Brasil, com um estande em formato de laboratório experimental, o Ford
Garage Lab, onde a oportunidade de estreitar o contato com os
desenvolvedores que estão na linha de frente das novas tendências da tecnologia
e o desenvolvimento de novas idéias, podem dar origem a soluções tecnológicas e
novos aplicativos.
O motivo deste investimento tem
um alvo: o consumidor. A conectividade tornou-se um fator importante na decisão
de compra e a montadora lidera o desenvolvimento em veículos com a finalidade
do motorista manter as mãos na direção e os olhos na pista.
O SYNC 3 valoriza a simplicidade
e a conectividade com os sistemas mais utilizados no mercado de telefonia móvel:
o CarPlay
e Android
Auto. Este é o sistema veicular com o maior banco de apps compatíveis da
indústria, o sistema de navegação traz uma interface gráfica renovada, a
seleção de áudio ficou mais simples e agora tem três novos aplicativos: Banco24Horas,
Rádio
Mix e Palco MP3.
A importância em estar na Campus
Party é o fato de se tratar de uma plataforma aberta,
que facilita o trabalho dos desenvolvedores, contribui para o Ford
SYNC AppLink e com isso, já são 16 o número de aplicativos que o
motorista pode acessar pelo comando de voz do veículo sem tirar a atenção da
pista.
Essa tecnologia já está em toda a
linha de produtos Ford no Brasil (Ka, New Fiesta, Focus,
Fusion,
EcoSport,
Edge
e Ranger)
desde sua primeira versão, que chegou ao país em 2008, até os novos modelos que
vão estar equipados com a mais recente. Perguntei ao Gustavo Schiavotelo, engenheiro
chefe da área de Engenharia Elétrica da Ford, como ficariam os automóveis que têm as versões antigas? Será possível migrar para essa nova tecnologia?
Segundo ele “as antigas versões continuaram a ser atualizadas com o software mais
recente para aquele sistema durante um período (Nota do Editor: segundo a legislação
de informática, esse período é de 10 anos a contar da fabricação), não havendo
prejuízo para quem tem a versão 1 ou 2, no entanto, não será possível simplesmente
migrar para o novo sistema, pois ele depende de outros fatores físicos na
montagem do carro que não estavam nos projetos anteriores, somente os novos
modelos serão equipados com a tecnologia SYNC 3” .
Da segunda metade do século 20 até
a segunda década do 21, foram muitos anos de evolução, pesquisa e
desenvolvimento empregados para facilitar a vida dos usuários de veículos e sistemas
informatizados, um motivo de orgulho e que garante à Ford um pioneirismo que
começou nos loucos anos 70. Antes, era um carro com telefone, agora, é quase um
telefone com rodas, uma realidade que, fatalmente, iria pirar o cabeção do
detetive implacável da série dos domingos à noite.
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