• Novidades apresentadas na CES 2016 comprovam que a marca estĂ¡ cada vez mais ligada Ă  tecnologia de ponta aplicada nos produtos voltados para a indĂºstria automobilĂ­stica;
  • Carros tecnologicamente avançados pedem pneus diferenciados que priorizem a inovaĂ§Ă£o e a eficiĂªncia.

Texto e fotos: Continental

InovaĂ§Ă£o Ă© uma das caracterĂ­sticas da marca Continental, que exibiu na Consumer Eletronics Show (CES), realizada em Las Vegas, uma sĂ©rie de novidades no inĂ­cio do ano que prometem impactar - para melhor - a vida dos motoristas.
Por trĂ¡s da marca Continental estĂ¡ um dos maiores grupos sistemistas do mundo, o que explica os diferenciais tecnolĂ³gicos presentes, por exemplo, nos pneus, desenvolvidos por profissionais que amam e que realmente entendem o universo dos automĂ³veis.
O dynamics eHorizon, uma tecnologia baseada em nuvem que emprega a informaĂ§Ă£o da estrada Ă  frente para alimentar diretamente a eletrĂ´nica embarcada no veĂ­culo, foi uma das novidades apresentadas pela Continental na CES 2016. A busca aqui Ă© pela adoĂ§Ă£o da direĂ§Ă£o automatizada com segurança, gerando ainda um menor consumo de combustĂ­vel. A resposta a esse desafio estĂ¡ nĂ£o apenas no desenvolvimento de veĂ­culos inovadores, mas tambĂ©m equipados com pneus que empreguem as mais avançadas tecnologias, algo muito familiar para a Continental.


É o caso da tecnologia SSR run-flat que permite um veĂ­culo rodar mesmo com o pneu perfurado por atĂ© 80 quilĂ´metros a uma velocidade de 80 km/hora, mantendo a dirigibilidade e sem o risco de avarias Ă  roda ou Ă  suspensĂ£o. SĂ£o soluções avançadas como essa que conferem Ă  marca Continental uma imediata associaĂ§Ă£o com o dinamismo e a performance atravĂ©s da oferta de produtos que privilegiam a segurança. NĂ£o Ă© por acaso que diversos pneus da Continental trazem a palavra “contact” em sua denominaĂ§Ă£o. Ela se refere Ă  capacidade de contato e de aderĂªncia do produto com o solo independentemente das condições climĂ¡ticas. O ContiPowerContact™, o ContiSportContact™  e o ContiCrossContact™ sĂ£o alguns exemplos.
Os visitantes da CES 2016 tambĂ©m puderam conhecer o AutoLinQ, um sistema de operaĂ§Ă£o independente para integrar aplicações do dispositivo mĂ³vel do motorista ou dos passageiros no sistema de informaĂ§Ă£o e de entretenimento diretamente no console. Recentemente, a divisĂ£o de pneus da Continental foi muito bem-sucedida na proposta de unir os mundos urbano e aventureiro com o lançamento de sua linha ContiCrossContact™ AT para uso misto (on e off-road).


Ainda focando as plataformas de informaĂ§Ă£o e entretenimento, a Continental estĂ¡ desenvolvendo um revolucionĂ¡rio conceito de usabilidade que permite a troca de conteĂºdo pelos limites da tela e vĂ¡rios outros mostradores. A tecnologia central, o HMI Server, gerencia os pedidos de diferentes aplicações, seguindo uma estratĂ©gia inteligente de informaĂ§Ă£o que apresenta os dados nĂ£o somente de acordo com as necessidades do motorista, mas tambĂ©m com a situaĂ§Ă£o de direĂ§Ă£o, justamente onde o motorista precisa ver.
Outra novidade apresentada foi o sistema Curved Centerstack, que combina displays de 12,3 polegadas, sensĂ­veis ao toque, com retorno ativo ao usuĂ¡rio, sensor de força e sensores para detecĂ§Ă£o de gestos. Reunir essas tecnologias de ponta permite uma interface homem-mĂ¡quina muito mais atraente e flexĂ­vel.
“SĂ£o soluções que sĂ³ a marca de pneus que mais entende de automĂ³veis poderia desenvolver. A Continental percebe que motoristas de diferentes partes do mundo tĂªm distintos hĂ¡bitos, preferĂªncias e necessidades. Essa preocupaĂ§Ă£o da companhia estĂ¡ presente em toda a sua linha de pneus”, analisa Carolina Wagner, gerente de marketing da Continental Pneus Mercosul.