- 2.973.000 veículos, em alta de 1,2%;
- Aumento das vendas na Europa, África-Oriente Médio e Índia-Pacífico;
- Vendas quase estáveis na China no acumulado do ano, com crescimento acentuado no 4º trimestre.
Texto e fotos: PSA Peugeot Citroën
Na Europa, as vendas do Grupo cresceram 5,9%, totalizando 1.864.000 unidades, e registraram aceleração no 4º trimestre.
As vendas da PEUGEOT aumentaram 9,4%, com um total de 1.056.000 unidades, graças ao excelente desempenho dos modelos PEUGEOT 308 (+31%), apoiado pelos sólidos resultados dos modelos PEUGEOT 2008 (+11%, no terceiro ano de crescimento consecutivo) e 208 (+10%). O 2008 e o 308 estão no TOP 3 dos seus respectivos segmentos na Europa. Os mais fortes crescimentos foram registrados nos Países Baixos (+25%, ou +10,5 mil vendas), Espanha (+24%, ou +19,9 mil vendas), Itália (+21%, ou +17,5 mil vendas) e França (+7%, ou +23,9 mil vendas).
A CITROËN alcançou seu melhor nível de vendas desde 2012, com 731 mil unidades e um crescimento anual de 3%, marcado por uma aceleração no 2º semestre (+6%). Em matéria de licenciamentos, a marca registrou um aumento de 5% no acumulado do ano (+7% no 2º semestre). A CITROËN progrediu nos principais mercados, como Grã-Bretanha, Espanha, Itália e Alemanha. Esses resultados decorreram tanto do sucesso dos seus VP (Veículos Particulares) - C4 Cactus (82 mil vendas), Novo C1 (60 mil vendas), C4 Picasso (113 mil vendas) – como dos seus VU (Veículos Utilitários), com destaque para o Novo Berlingo, líder do seu segmento.
Com um aumento de 20,7% dos volumes no 4º trimestre em relação ao mesmo período de 2014, a marca DS registrou 76,5 mil vendas no ano. Uma dinâmica sustentada principalmente pelos novos lançamentos (Novo DS 5 em junho, e Novo DS 4 e DS 4 Crossback no segundo semestre), pelas séries especiais propostas para o DS 3 e pelo desenvolvimento da rede DS, que já tem 17 DS STORE e 78 DS SALON na Europa.
Na China e Sudeste Asiático, as vendas da PSA Peugeot Citroën mantiveram-se praticamente estáveis (-0,9%), com 736 mil unidades.
No mercado chinês, onde as marcas internacionais tiveram um crescimento anual moderado, o Grupo registrou uma aceleração das vendas no 4º trimestre (+8,9% vs 2014) e continua focado na rentabilidade.
Na China, as vendas da PEUGEOT cresceram 6%, com 408 mil unidades, fazendo da DongFeng Peugeot uma das marcas internacionais com crescimento mais elevado. Esses resultados foram sustentados principalmente pelo sucesso do novo PEUGEOT 408, que vendeu mais de 107 mil unidades em 2015, registrando um aumento de 68%. Também foram beneficiados pela instalação de novas e inovadoras plataformas de comércio online, em parceria com grandes sites de comércio chineses. É importante mencionar o sucesso duradouro da gama SUV PEUGEOT (3008 e 2008), com mais de 110 mil veículos vendidos ao longo do ano.
Na região, a CITROËN registrou mais de 300 mil vendas, obtendo uma forte recuperação superior a 10% no 4º trimestre. Uma dinâmica sustentada pelo sucesso do SUV C3-XR, comercializado desde o começo do ano e que já superou todos os objetivos, com 67 mil unidades vendidas, enquanto o CITROËN C-Elysée confirmou sua posição de best-seller da Dongfeng Citroën, com 90 mil vendas. O Novo C4 sedã, comercializado desde outubro, teve um excelente começo, com 8 mil vendas registradas. Esses resultados apoiam-se na excelência da rede comercial da Dongfeng Citroën, 1ª no ranking JD Power 2015 CSI pela qualidade dos serviços aos clientes.
Com 21,5 mil veículos vendidos, a China representou 21% das vendas mundiais da marca DS. Comprovando o entusiasmo suscitado no país pelos valores do luxo à francesa, a marca registrou um aumento de 46% em suas entregas.
A região África-Oriente Médio é o 3º pilar do Grupo, com 180,2 mil unidades vendidas, em alta de 6,4%.
A PSA Peugeot Citroën confirmou as posições fortes que ocupa em diversos mercados históricos (1º lugar na Tunísia, 2º na Argélia e no Marrocos).
A PEUGEOT, com 117 mil vendas, cresceu 2,3%. A marca reforça sua posição na Argélia, no Marrocos, na Tunísia, nos Departamentos Franceses Ultramarinos e em Israel. Ela conseguiu aumentar significativamente suas vendas na Turquia (+40%), em Israel (+67%) e nos países do Maxerreque (+26%), graças principalmente aos resultados obtidos pelos modelos PEUGEOT 208, 301 e 308.
Com 61,5 mil unidades vendidas, a CITROËN progrediu 16,1%. Graças a esse desempenho, a marca reforça suas posições na Argélia, na Tunísia e em Israel, e vê um forte crescimento de suas vendas na Turquia (+43%), em Israel (+79%) e na Tunísia (+29%), resultante principalmente do sucesso do C-Elysée, best-seller da CITROËN nos dois países.
A marca DS prepara-se para acelerar o seu desenvolvimento, como refletido no anúncio da sua chegada ao Irã e na abertura da DS STORE de Ancara e a de Túnis, a primeira no continente africano.
Na América Latina e na Eurásia, as vendas do Grupo foram novamente prejudicadas por um ambiente econômico fortemente degradado. Nessas regiões, o Grupo continua concentrado na rentabilidade das atividades e na localização da produção.
Na América Latina, a PEUGEOT realizou diversos lançamentos importantes: o PEUGEOT 2008, lançado durante o ano no Brasil, e os novos PEUGEOT 308 e 408, lançados na Argentina e no Brasil no último quadrimestre de 2015.
Como destaque, o bom desempenho da PEUGEOT no México, de +34%, e no Chile, com um crescimento de +4% em um mercado em queda de -14%.
A CITROËN vendeu 56,6 mil unidades e lançou em novembro o seu Novo AIRCROSS, um crossover compacto que corresponde às expectativas da clientela local, fabricado no Brasil, no Polo Industrial de Porto Real.
Na região Índia-Pacífico, o Grupo atingiu 23,8 mil vendas graças ao desempenho dos modelos PEUGEOT 2008, 308 e CITROËN C4 Picasso. Esse crescimento de 6,5% é devido, sobretudo, à Coreia e ao Japão.
Maxime Picat, Diretor Geral da marca PEUGEOT: “O forte crescimento da marca em 2015 – particularmente intenso no 4º trimestre, com uma alta de 4,6% das vendas mundiais, mostra que a PEUGEOT está de volta à corrida, com produtos eficientes, dinâmicos e inovadores. Esse sucesso ilustra perfeitamente a estratégia e a energia da PEUGEOT para se tornar o melhor fabricante generalista topo de linha.”
Linda Jackson, Diretora Geral da marca CITROËN: “Em 2015, apesar das conjunturas difíceis na América Latina e na Eurásia, a CITROËN conseguiu manter o rumo, com um nível de vendas mundiais consolidadas em 1,2 milhão de unidades. Além dos volumes realizados na Europa, no melhor nível desde 2012, também progredimos nas regiões Oriente Médio-África e Índia-Pacífico, e registramos uma recuperação de 10% na China no 4º trimestre. Essa dinâmica está baseada nos últimos lançamentos: o Novo C1, o C4 Cactus e ainda o C3-XR na China. Ela também demonstra a atratividade do nosso novo posicionamento, ilustrado por nossos conceitos Aircross e Cactus M.”
Yves BONNEFONT, Diretor Geral da marca DS: “Rico e intenso, o ano de 2015 possibilitou estabelecer os alicerces da nossa estratégia de longo prazo, especialmente com o lançamento mundial da nova identidade da marca, o começo da renovação da nossa gama e a abertura de vários DS STORE e DS SALON em todo o mundo. Daqui para frente, toda a nossa gama será equipada com motorizações que associam potência e eficiência com o câmbio automático EAT6 de última geração e com novos serviços conectados compatíveis com todos os tipos de smartphones. É com muita confiança que começamos 2016, com o objetivo de levar adiante essa dinâmica.”
0 Comentários