- Um investimento industrial de 557 milhões de euros no Marrocos;
- Uma produção de veículos adaptados às necessidades da região a partir de 2019;
- Um aumento progressivo da cadência para acompanhar o desenvolvimento comercial da PSA Peugeot Citroën nos mercados da região África – Oriente Médio.
Texto e fotos: PSA Peugeot Citroën
Sob a presidência de Sua Majestade o Rei Mohammed VI, Rei do Marrocos, Carlos Tavares, Presidente Mundial da PSA Peugeot Citroën e Moulay Hafid Elalamy, Ministro da Indústria, do Comércio, do Investimento e da Economia Digital do Reino do Marrocos, assinaram, no Palácio Real de Rabat, um acordo que prevê a construção de uma fábrica no município de Ameur Seflia, na região de Kenitra. Esta fábrica montará, a partir de 2019, motores e veículos dos segmentos B e C, atendendo às necessidades da região e dos clientes marroquinos. Com uma capacidade inicial de 90 mil motores e veículos, a unidade industrial deverá alcançar uma produção de 200 mil unidades por ano, quando justificada pela demanda comercial.
O projeto industrial vai se apoiar tanto na rede de fornecedores competitivos presentes no Marrocos, que serão beneficiados com o aumento progressivo da atividade do dispositivo industrial, como no desenvolvimento de atividades de engenharia necessárias para o projeto, permitindo, assim, a obtenção de um índice de integração local de 60% no início do projeto e de 80% ao longo do tempo.
O acordo assinado permite completar o dispositivo industrial existente na Nigéria e aquele em negociação no Irã e começar desde hoje a preparar as condições de realização da ambição comercial de um milhão de veículos na região África – Oriente Médio no horizonte 2025. A África e o Oriente Médio são mercados históricos para o Grupo, especialmente para a marca Peugeot, que goza de uma longa notoriedade. O Grupo detém atualmente posições fortes em alguns mercados (1º na Tunísia, 2º no Marrocos) e a marca Peugeot ocupa a segunda posição na Argélia.
A estratégia na região consiste em implementar progressivamente uma capacidade de produção de veículos no centro da região para atender os mercados da região África – Oriente Médio, que tem um potencial estimado em 8 milhões de veículos em 2025.
A região África – Oriente Médio deverá se tornar mais um pilar de crescimento rentável da PSA Peugeot Citroën.
Por ocasião da assinatura deste acordo, Carlos Tavares, Presidente Mundial da PSA, declarou: «A África e o Oriente Médio são mercados históricos para a PSA e esta região deverá se tornar uma alavanca de internacionalização rentável do nosso plano Back in the Race. Graças a este acordo assinado hoje com o Reino do Marrocos teremos capacidades de produção no centro da região para alcançar nossa ambição de ali vender um milhão de veículos em 2025 ».
0 Comentários