- Mudanças estĂ©ticas, como nos conjuntos Ă³ticos com LEDs, rejuvenescem o estilo do SUV de sete lugares da Dodge;
- CĂ¢mbio automĂ¡tico de oito marchas aprimora a dirigibilidade e o rendimento do motor Pentastar V6 de 3,6 litros, que agora entrega 294 cv (8 cv a mais);
- Tecnologia a bordo ganha sistema multimĂdia Uconnect com tela de 8,4 polegadas e navegaĂ§Ă£o GPS, alĂ©m de tela multifuncional de 7 polegadas no quadro de instrumentos;
- Passageiros de trĂ¡s contam com um completo sistema de entretenimento, que inclui leitor de Blu-ray, dois LCDs de alta definiĂ§Ă£o de 9 polegadas e entradas HDMI.
Texto e fotos: FCA
Ao fechar o ano de seu centenĂ¡rio, a Dodge apresenta no Brasil o modelo 2015 do Durango. Maior SUV do grupo FCA – Fiat Chrysler Automobiles, o novo Dodge Durango foi desenvolvido sobre os pilares da marca: desempenho, estilo e inovaĂ§Ă£o, oferecendo uma sĂ©rie de evoluções. Entre elas estĂ£o o cĂ¢mbio automĂ¡tico de oito marchas, os redesenhados conjuntos Ă³ticos com LEDs e a alta dose de tecnologia a bordo, onde se destacam o sistema Uconnect com tela central de 8,4 polegadas, a tela multifuncional de TFT de 7 polegadas Ă frente do motorista e o kit de entretenimento traseiro com leitor de Blu-ray e dois LCDs de alta definiĂ§Ă£o de 9 polegadas.
Lançado oficialmente no paĂs em 2013 em duas versões (Crew e Citadel), o Dodge Durango agora passa a ser importado em configuraĂ§Ă£o Ăºnica, Limited, com um amplo conteĂºdo de segurança, conforto e tecnologia. Com linhas imponentes e proporções “musculosas”, excelente dirigibilidade e espaço para sete ocupantes e bagagem, o utilitĂ¡rio-esportivo grande Ă© produzido nos Estados Unidos, na fĂ¡brica de Jefferson North, em Detroit, mesmo berço do SUV mais premiado da histĂ³ria, o Jeep Grand Cherokee, modelo com o qual compartilha a plataforma.
Por dentro, o refinamento Ă© a palavra de ordem. A começar pelo novo volante, com aletas para trocas de marchas do cĂ¢mbio, e muitos comandos, como os do som, telefone, tela multifuncional e controle de velocidade de cruzeiro. Ainda Ă frente do motorista, o cluster foi reformulado, com destaque para o monitor colorido de 7 polegadas. TambĂ©m inteiramente nova Ă© a parte central do painel. NĂ£o apenas por conta da tela de toque de 8,4 polegadas do sistema multimĂdia Uconnect, mas tambĂ©m pelos novos comandos de Ă¡udio e do ar-condicionado.
A economia de gasolina, por exemplo, teve uma evoluĂ§Ă£o de 9%, o que faz o Durango poder atingir 791 km de autonomia com um tanque de gasolina. Um dos novos recursos que contribuem para isso Ă© o Eco Mode, uma programaĂ§Ă£o que busca a melhor eficiĂªncia energĂ©tica possĂvel, passando as marchas em rotações mais baixas e reduzindo a sensibilidade do pedal do acelerador, entre outras ações. O Eco Mode sempre se ativa ao ligar o motor, mas pode ser desativado a qualquer momento, pressionando um botĂ£o no centro do painel.
O desempenho tambĂ©m foi beneficiado, pois o excelente escalonamento das oito marchas aproveita melhor a potĂªncia e o torque, gerando acelerações e retomadas muito rĂ¡pidas e pouco perceptĂveis - sempre com suavidade e progressividade. A excelĂªncia da caixa de cĂ¢mbio tambĂ©m se apresenta quando se explora a esportividade extra proporcionada pelas trocas de marchas manuais, por meio das aletas atrĂ¡s do volante - outra novidade do Durango 2015. As mudanças sĂ£o sempre imediatas, tanto para subir como para reduzir.
O Durango se comporta de modo preciso, com taxas de amortecimento agressivas e grandes barras estabilizadoras para lidar com as oscilações da carroçaria em manobras rĂ¡pidas. DireĂ§Ă£o eletro-hidrĂ¡ulica, acertos de cambagem e cĂ¡ster exclusivos, juntamente com controle eletrĂ´nico de estabilidade, tambĂ©m sĂ£o fatores importantes. JĂ¡ o sistema de traĂ§Ă£o integral (AWD) aumenta ainda mais a aderĂªncia, gerando uma experiĂªncia de conduĂ§Ă£o suave em uma ampla gama de condições
O quadro de instrumentos tambĂ©m recebeu tratamento de alta tecnologia e agora exibe uma tela colorida de 7 polegadas de TFT. Nela o motorista encontra inĂºmeras informações desde a pressĂ£o de cada um dos pneus atĂ© indicações do navegador, passando por dados da viagem, a exemplo do consumo instantĂ¢neo e autonomia. A apresentaĂ§Ă£o desse vasto conteĂºdo pode ser personalizada em dezenas de formas. Tudo comandado por botões no raio esquerdo do novo volante, onde tambĂ©m estĂ£o os controles do sistema de voz e do telefone. No raio esquerdo estĂ£o os comandos do controlador de velocidade de cruzeiro.
Na parte de trĂ¡s dos assentos dianteiros hĂ¡ um sistema de entretenimento de primeira classe. Ele Ă© formado por duas telas de 9 polegadas de alta resoluĂ§Ă£o. Cada tela oferece quatro vezes melhor resoluĂ§Ă£o quando comparados aos modelos anteriores e possibilita assistir seus filmes em Blu-ray ou DVD ou jogar um videogame conectado via entrada HDMI ou RCA – disponĂveis para ambas as telas. Fones de ouvido sem fio e controle remoto estĂ£o incluĂdos. Para completar, a qualidade de som Ă© garantida pelo sistema de Ă¡udio da renomada marca Alpine, com 9 alto-falantes, um subwoofer e amplificador de 12 canais e 506 watts.
Dividida em 60/40, a segunda fileira do Durango tambĂ©m oferece reclinaĂ§Ă£o do encosto de 18 graus. A praticidade nĂ£o acaba aĂ, pois atĂ© os assentos desses bancos se dobram totalmente para frente, facilitando muito o acesso Ă terceira fila, cujos apoios de cabeça podem ser rebatidos com um simples toque no display do sistema multimĂdia. Esse recurso Ă© extremamente Ăºtil para aumentar a visibilidade traseira quando nĂ£o hĂ¡ ninguĂ©m nesses lugares.
Deixando os assentos da terceira fileira montados, ainda sobram 490 litros no compartimento de bagagem. Com os bancos preparados para cinco pessoas, o porta-malas chega a 1.350 litros. Rebatendo a segunda fileira, o volume disponĂvel para carga Ă© de 2.390 litros – nĂºmeros relativos Ă Ă¡rea atĂ© o teto. Desse modo, Ă© possĂvel levar, por exemplo, um sofĂ¡ de 1,80 metro com espaço para uma mesa de canto.
Lançado oficialmente no paĂs em 2013 em duas versões (Crew e Citadel), o Dodge Durango agora passa a ser importado em configuraĂ§Ă£o Ăºnica, Limited, com um amplo conteĂºdo de segurança, conforto e tecnologia. Com linhas imponentes e proporções “musculosas”, excelente dirigibilidade e espaço para sete ocupantes e bagagem, o utilitĂ¡rio-esportivo grande Ă© produzido nos Estados Unidos, na fĂ¡brica de Jefferson North, em Detroit, mesmo berço do SUV mais premiado da histĂ³ria, o Jeep Grand Cherokee, modelo com o qual compartilha a plataforma.
Estilo
O design do Durango sempre se destacou, ao exibir muita força e personalidade – caracterĂsticas intrĂnsecas da Dodge. Para o modelo 2015, esses pontos continuam dando o tom, com ainda mais elegĂ¢ncia. A grade e o para-choque dianteiro foram retocados, completando o visual dos novos farĂ³is do tipo projetor, com luzes diurnas de LED. As rodas de 20 polegadas de alumĂnio polido exibem uma esportividade clĂ¡ssica, que combina bem com os arcos dos para-lamas inspirados no Dodge Charger. Na traseira, o que brilha (tambĂ©m literalmente) Ă© a nova lanterna, com 192 LEDs, que ocupa toda a largura da tampa e avança pelas laterais.Por dentro, o refinamento Ă© a palavra de ordem. A começar pelo novo volante, com aletas para trocas de marchas do cĂ¢mbio, e muitos comandos, como os do som, telefone, tela multifuncional e controle de velocidade de cruzeiro. Ainda Ă frente do motorista, o cluster foi reformulado, com destaque para o monitor colorido de 7 polegadas. TambĂ©m inteiramente nova Ă© a parte central do painel. NĂ£o apenas por conta da tela de toque de 8,4 polegadas do sistema multimĂdia Uconnect, mas tambĂ©m pelos novos comandos de Ă¡udio e do ar-condicionado.
Conjunto mecĂ¢nico
A aplicaĂ§Ă£o da moderna e comprovada transmissĂ£o de oito marchas elevou o padrĂ£o do powertrain do Dodge Durango, que continua com a eficiĂªncia do premiado motor Pentastar V6 de 3,6 litros, agora com 294 cavalos-vapor, 8 cv a mais do que na versĂ£o anterior. O torque tambĂ©m cresceu de 35,4 para 36 kgfm. Com mais força e, especialmente, com o novo cĂ¢mbio, o rendimento do conjunto mecĂ¢nico melhorou significativamente.A economia de gasolina, por exemplo, teve uma evoluĂ§Ă£o de 9%, o que faz o Durango poder atingir 791 km de autonomia com um tanque de gasolina. Um dos novos recursos que contribuem para isso Ă© o Eco Mode, uma programaĂ§Ă£o que busca a melhor eficiĂªncia energĂ©tica possĂvel, passando as marchas em rotações mais baixas e reduzindo a sensibilidade do pedal do acelerador, entre outras ações. O Eco Mode sempre se ativa ao ligar o motor, mas pode ser desativado a qualquer momento, pressionando um botĂ£o no centro do painel.
O desempenho tambĂ©m foi beneficiado, pois o excelente escalonamento das oito marchas aproveita melhor a potĂªncia e o torque, gerando acelerações e retomadas muito rĂ¡pidas e pouco perceptĂveis - sempre com suavidade e progressividade. A excelĂªncia da caixa de cĂ¢mbio tambĂ©m se apresenta quando se explora a esportividade extra proporcionada pelas trocas de marchas manuais, por meio das aletas atrĂ¡s do volante - outra novidade do Durango 2015. As mudanças sĂ£o sempre imediatas, tanto para subir como para reduzir.
Comportamento dinĂ¢mico
Mesmo sendo um veĂculo de vocaĂ§Ă£o familiar, o Dodge Durango Ă© capaz de oferecer emoĂ§Ă£o ao motorista, com muita estabilidade, alĂ©m de segurança e conforto. A suspensĂ£o Ă© independente nas quatro rodas (braços curtos e longos na frente e braços mĂºltiplos atrĂ¡s) e conta com subchassi na dianteira e na traseira. Isso, combinado Ă distribuiĂ§Ă£o de peso ideal entre os eixos (50/50), transmite uma sensaĂ§Ă£o de conduĂ§Ă£o sĂ³lida e prazerosa.O Durango se comporta de modo preciso, com taxas de amortecimento agressivas e grandes barras estabilizadoras para lidar com as oscilações da carroçaria em manobras rĂ¡pidas. DireĂ§Ă£o eletro-hidrĂ¡ulica, acertos de cambagem e cĂ¡ster exclusivos, juntamente com controle eletrĂ´nico de estabilidade, tambĂ©m sĂ£o fatores importantes. JĂ¡ o sistema de traĂ§Ă£o integral (AWD) aumenta ainda mais a aderĂªncia, gerando uma experiĂªncia de conduĂ§Ă£o suave em uma ampla gama de condições
Conectividade e diversĂ£o
O novo painel apresenta Ă¡rea central redesenhada que abriga o novo sistema multimĂdia Uconnect com display de 8,4 polegadas, navegador GPS integrado e conexĂ£o Bluetooth, entre outros recursos. Abaixo desta ampla tela sensĂvel ao toque estĂ£o botões para funções de Ă¡udio e climatizaĂ§Ă£o. A tradicional alavanca do cĂ¢mbio foi trocada por um seletor giratĂ³rio, livrando espaço entre os bancos. Isso facilita na hora de aproveitar o porta-objetos central, uma verdadeira central de mĂdia, com entradas USB, de cartĂ£o SD e auxiliar (analĂ³gica).O quadro de instrumentos tambĂ©m recebeu tratamento de alta tecnologia e agora exibe uma tela colorida de 7 polegadas de TFT. Nela o motorista encontra inĂºmeras informações desde a pressĂ£o de cada um dos pneus atĂ© indicações do navegador, passando por dados da viagem, a exemplo do consumo instantĂ¢neo e autonomia. A apresentaĂ§Ă£o desse vasto conteĂºdo pode ser personalizada em dezenas de formas. Tudo comandado por botões no raio esquerdo do novo volante, onde tambĂ©m estĂ£o os controles do sistema de voz e do telefone. No raio esquerdo estĂ£o os comandos do controlador de velocidade de cruzeiro.
Na parte de trĂ¡s dos assentos dianteiros hĂ¡ um sistema de entretenimento de primeira classe. Ele Ă© formado por duas telas de 9 polegadas de alta resoluĂ§Ă£o. Cada tela oferece quatro vezes melhor resoluĂ§Ă£o quando comparados aos modelos anteriores e possibilita assistir seus filmes em Blu-ray ou DVD ou jogar um videogame conectado via entrada HDMI ou RCA – disponĂveis para ambas as telas. Fones de ouvido sem fio e controle remoto estĂ£o incluĂdos. Para completar, a qualidade de som Ă© garantida pelo sistema de Ă¡udio da renomada marca Alpine, com 9 alto-falantes, um subwoofer e amplificador de 12 canais e 506 watts.
Comodidade interna
O Dodge Durango cumpre o que promete: ser um SUV com cabine de verdade para sete pessoas. Os dois assentos retrĂ¡teis da terceira fileira entregam boa amplitude atĂ© para adultos de estatura mĂ©dia. O ar-condicionado Ă© de trĂªs zonas: para motorista, passageiro dianteiro e passageiros traseiros, sendo que as regulagens destes Ăºltimos podem ser feitas pelos prĂ³prios ocupantes, por meio de controles no teto, acima da segunda fileira, ou remotamente, pela tela do Uconnect. Todos os sete lugares contam com saĂdas do ar, e os bancos da primeira e segunda fileira contam com aquecimento.Dividida em 60/40, a segunda fileira do Durango tambĂ©m oferece reclinaĂ§Ă£o do encosto de 18 graus. A praticidade nĂ£o acaba aĂ, pois atĂ© os assentos desses bancos se dobram totalmente para frente, facilitando muito o acesso Ă terceira fila, cujos apoios de cabeça podem ser rebatidos com um simples toque no display do sistema multimĂdia. Esse recurso Ă© extremamente Ăºtil para aumentar a visibilidade traseira quando nĂ£o hĂ¡ ninguĂ©m nesses lugares.
Deixando os assentos da terceira fileira montados, ainda sobram 490 litros no compartimento de bagagem. Com os bancos preparados para cinco pessoas, o porta-malas chega a 1.350 litros. Rebatendo a segunda fileira, o volume disponĂvel para carga Ă© de 2.390 litros – nĂºmeros relativos Ă Ă¡rea atĂ© o teto. Desse modo, Ă© possĂvel levar, por exemplo, um sofĂ¡ de 1,80 metro com espaço para uma mesa de canto.
Segurança
O novo Dodge Durango oferece dezenas de itens de segurança, incluindo controles eletrĂ´nicos de traĂ§Ă£o e de estabilidade (ESC), que mantĂªm o veĂculo sempre na condiĂ§Ă£o ideal de rodagem. O pacote de assistĂªncia ativa ao motorista inclui tambĂ©m os controles de rolagem da carroceria (ERM) e de oscilaĂ§Ă£o do reboque (TSC). Em relaĂ§Ă£o Ă segurança passiva, a cabine do Durango dispõe de sete air bags (dois frontais de mĂºltiplos estĂ¡gios, dois laterais nos bancos dianteiros, dois de cortina cobrindo todas as fileiras e um para os joelhos do motorista). Na hora de estacionar, os sensores traseiros ParkSense e a cĂ¢mera de rĂ© ParkView fazem toda a diferença.
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