- Em 2014, as vendas globais do Grupo ZF cresceram 9%, atingindo faturamento de 18,4 bilhões de euros;
- O planejamento da iminente integração com a TRW está encaminhado de forma estruturada;
Texto e fotos: ZF
A ZF Friedrichshafen AG concluiu com êxito o ano de 2014 com crescimento nas vendas globais de 9%, o que mais uma vez está acima da média da indústria. A empresa gerou vendas de 18,4 bilhões de euros ao mesmo tempo em que melhorou sua rentabilidade.
O CEO do Grupo ZF, Dr. Stefan Sommer, confirmou assim a previsão de crescimento das vendas do ano passado próximo a dois dígitos percentuais: “2014 foi novamente marcado por diferentes tendências de mercado”, explicou Sommer durante sua apresentação dos demonstrativos financeiros anuais em Stuttgart. “É mais que gratificante o fato de que alcançamos o nosso objetivo. Nossos funcionários contribuíram para este sucesso com seu extraordinário empenho”, disse. O principal motor de crescimento foi o negócio de transmissões automáticas de automóveis de passageiro e sistemas de eixos. “A transmissão automática de 8 velocidades, cuja segunda geração lançamos no ano passado, tem sido especialmente popular entre os clientes”, acrescentou Sommer. O mercado de veículos comerciais e máquinas off-road, no entanto, mostrou-se mais desafiador.
Crescimento impulsionado pelo desenvolvimento nas regiões da América do Norte e Ásia-Pacífico
As regiões da América do Norte, que tiveram vendas de 3,7 bilhões de euros, e Ásia-Pacífico, com 3,6 bilhões de euros, foram os maiores contribuintes para o recorde da empresa, que chegou a 18,4 bilhões de euros, com cada região aumentando suas vendas em 21%. Na Europa, onde a ZF participou com 56% do total vendido, a empresa comercializou 10,3 bilhões de euros, um aumento de 5% comparado a 2013. Em contrapartida, a evolução do mercado na América do Sul foi bem diferente, com queda nas vendas de aproximadamente 25% devido à sensível situação econômica na Argentina e no Brasil.
Mais de um bilhão investido em propriedades, máquinas e equipamentos
Como resultado da forte demanda por produtos ZF, a empresa mais uma vez investiu globalmente cerca de 1 bilhão de euros em propriedades, máquinas e equipamentos no ano passado; uma quantia que excede consideravelmente a depreciação. “Nossos clientes exigem a nossa presença local, e a empresa está continuamente expandindo sua produção e rede de pesquisa”, explicou Sommer. O Centro de Engenharia em Xangai, por exemplo, está sendo ampliado em grande escala. Um novo centro de testes para transmissões está sendo construído em Friedrichshafen, a sede de Pesquisa e Desenvolvimento Corporativo no Grupo ZF.
Pesquisa e desenvolvimento expandidos
No ano em análise, a ZF investiu globalmente 891 milhões de euros em pesquisa e desenvolvimento (P&D), que é 7% a mais, comparado ao ano anterior. Isto significa que a ZF mais uma vez atingiu o valor pretendido de 5% das vendas para P&D. Com mais de 860 pedidos de patentes, a empresa foi novamente classificada entre as 10 melhores inovadoras na Alemanha.
Posição financeira líquida positiva e índice de capital próprio confortável antes da aquisição da TRW
O índice de capital próprio do Grupo manteve-se relativamente constante em 34% até o final de 2014. A posição financeira líquida permaneceu positiva em 1,4 bilhões de euros, aumentando 37% a mais que no ano anterior. Em relação à aquisição da TRW Automotive, afirma o Dr. Konstantin Sauer, CFO da ZF: “Isto significa que, antes da aquisição da TRW, ainda estávamos livres de dívida líquida e continuamos a desfrutar de um índice de capital próprio confortável. Este é um ponto de partida excelente para a aquisição iminente”.
Na época em que o acordo de aquisição da TRW foi assinado, a ZF já havia obtido compromissos de empréstimo de mais de 12,5 bilhões de euros de bancos com financiamento temporário e de bancos com empréstimos em longo prazo. Como resultado da colocação bem sucedida de empréstimos por obrigação no montante de 2,2 bilhões de euros em janeiro de 2015 e as receitas das vendas da ZF Lenksysteme, o financiamento temporário já foi, nesse ínterim, reduzido consideravelmente.
Acordo para a aquisição da TRW como o marco mais importante em 2014
“A ZF definiu um rumo estratégico importante em 2014”, enfatizou o CEO Sommer. Um dos importantes passos ao longo do caminho inclui a fundação de duas novas empresas conjuntas na China: uma com a fabricante de automóveis BAIC, no setor de chassis de automóveis de passageiros, e outra com a fabricante de tratores YTO, no setor de máquinas agrícolas. “O passo mais importante, no entanto, foi o acordo para adquirir a TRW Automotive, que nos ajudará a ampliar consideravelmente a nossa experiência como sistemista”, acrescentou Sommer. “Como resultado, os clientes da ZF e da TRW terão acesso a um amplo portfólio de produtos a partir de uma única fonte que oferecerá futuras soluções de mobilidade em driveline e tecnologia de chassis, bem como em sistemas de segurança e assistência”.
Grupos de trabalho de integração com representação equitativa
Após a aprovação das autoridades antitruste, a aquisição está para ser concluída, conforme previsto, ainda no primeiro semestre de 2015. Ao todo, 13 grupos de trabalho, cada um liderado por um representante da ZF e um da TRW, estão trabalhando intensamente no planejamento da integração em todo o mundo, nas áreas de Vendas, P&D (Pesquisa & Desenvolvimento) e Compras. Todas as atividades da integração são globalmente coordenadas pelo Escritório de Gestão Integrada. Um comitê diretivo composto pelo Dr. Stefan Sommer e pelo CEO da TRW John Plant, entre outros, reúnem-se a cada 14 dias.
Integração em quatro fases
A integração deve ocorrer em quatro fases que se estenderão por um período de três a cinco anos no total: a Fase 1 envolve a preparação para o “Dia 1” depois que a aquisição for concluída. Durante a Fase 2, a TRW deve ser integrada como uma quinta divisão. Uma cooperação baseada em projetos está prevista para a Fase 3. A integração estrutural não deverá ocorrer até a Fase 4. Desse modo, a prioridade é dada para Vendas, Pós-Vendas e Compras.
Dr. Stefan Sommer acrescentou: “Estamos nos aproximando da integração de uma maneira bem estruturada e pragmática, nos concentrando nas áreas que oferecem valor agregado aos nossos clientes e à empresa”.
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