A Ford comemorou o marco de 5 milhões de motores EcoBoost, simbolizado por um Novo Focus produzido na linha de montagem de Michigan, nos Estados Unidos
Texto e fotos: Ford
Considerado a referência mundial em motores, o EcoBoost é uma tecnologia inovadora que oferece um padrão inédito de potência e economia de combustível. No Brasil, o motor EcoBoost chegou ao mercado com o Fusion Titanium 2.0, que tem potência de 234 cv e é um dos mais econômicos nessa faixa.
A tecnologia EcoBoost é o exemplo de maior sucesso do chamado conceito "downsizing" em motores. Ou seja, apresenta blocos compactos, em diversas cilindradas, com a adição de turbo, injeção direta e comando de válvulas variável. O objetivo é proporcionar uma performance surpreendente e consumo até 15% menor que modelos a gasolina maiores da mesma faixa de potência.
A procura por veículos equipados com os novos motores vem crescendo rapidamente em todo o mundo, na medida em que os consumidores buscam alternativas mais sustentáveis e redução dos custos de combustível. A linha EcoBoost foi lançada em 2009, com o modelo V6 3.5 do Ford Taurus. Naquele ano, foram fabricados cerca de 14.000 motores EcoBoost. Em 2010, primeiro ano completo de produção, esse número subiu para 62.000. Em 2013, chegou a 2 milhões de unidades.
A família global EcoBoost foi ampliada progressivamente e hoje equipa veículos de diferentes segmentos, desde compactos, utilitários e picapes até modelos esportivos. Além do 1.0 de três cilindros, conta com as versões 1.5, 1.6, 2.0 e 2.3 litros de quatro cilindros e os poderosos V6 de 2.7 e 3.5 litros. Nos Estados Unidos, todos os carros de passageiros da Ford hoje oferecem a opção de motores EcoBoost na linha.
O novo marco de 5 milhões de motores é mais um passo dentro das metas do plano One Ford para impulsionar a inovação na linha de produtos globais da marca e avançar na sustentabilidade. O motor-símbolo dessa comemoração foi um 1.0 EcoBoost de três cilindros, que conquistou os principais prêmios da indústria. Foi o único na história a vencer três anos consecutivos como Motor Internacional do Ano e também ganhou em duas edições seguidas o prêmio "10 Best Engines" da Ward.
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