Os modelos 2015 da montadora japonesa têm um interior mais bonito e continuam fazendo sucesso com o consumidor

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Toyota

Já era bom, agora ficou mais bonito. Os carros de entrada da Toyota no Brasil têm um segredo que somente os japoneses conseguem dominar. Conhecidos desde sempre como grandes compactadores de equipamentos eletrônicos, conseguiram fazer o que poucos achavam possível, transformar um carro grande e confortável em um carro pequeno com as mesmas características.


Objeto do desejo desde seu lançamento, o Toyota Etios começa a entrar no seleto grupo dos pequenos com cara de médios com as mesmas características dos grande carros. É evidente que não pode ser comparado com os modelos mais luxuosos, mas para o consumidor que deseja ter um modelo com o sobrenome da marca e que se preocupa com conforto e economia, o caminho de entrada é esse.


Claro que nem tudo no carro me agrada, os instrumentos, que ficam no centro do painel, ainda necessitam, no meu caso, de mais tempo para absorver a tendência. Fora isso, é indiscutível a qualidade mecânica e, a partir de agora, a preocupação com o acabamento.


Testei os dois modelos, que são muito diferentes em motorização e carroceria, durante duas semanas, andei por estradas, cidades grandes e pequenas e os submeti a situações de tráfego intenso e também em rodovias de velocidades elevadas. Os dois modelos foram abastecidos com etanol, tinham quase a mesma quilometragem de inicio (cerca de 800 km) e submetidos às mesmas condições de passageiros e carga.


Começando pela parte mecânica, os motores 1.3L e 1.5L, ambos 16V Flex Fuel, casam perfeitamente com a transmissão manual de cinco velocidades. As características distintas de cada um em conjunto com a carroceria selecionada é harmonioso a seu modo. No caso do hatch, o motor 1.3L fornece, quando abastecido com gasolina 84 cavalos de potência a 5.600 rpm e 11,9 kgfm de torque a 3.100 rpm. Já com etanol a coisa fica mais interessante, são 90 cavalos a 5.600 rpm e 12,8 kgfm de torque a 3.100 rpm.


É um veículo jovem e econômico, deve ser pensado para ser o primeiro carro para os iniciantes na longa estrada da vida, ou mesmo aquele carro ideal para a cidade, se você anda sozinho ou com uma ou duas pessoas. É muito gostoso de dirigir e fácil de manobrar, não tem grandes problemas em se encontrar vagas em lugares públicos, e os itens de conforto garantem uma viagem tranqüila. Com os ajustes de altura de bancos e volante, não importa muito o tamanho do motorista, sempre será possível encontrar uma posição de dirigir ideal. Já os passageiros sentem-se confortáveis, ninguém anda com as pernas encolhidas, mesmo no banco traseiro, onde a distancia e altura são muito generosas.


A versão testada foi a “X”, a mais básica, mas que oferece acabamento em tecido nas portas e maçanetas com detalhes cromados, central multimídia (opcional), alerta sonoro de portas abertas e faróis acesos e função “auto down” para o vidro elétrico do motorista, air bag duplo frontal, freios ABS com EBD, cinto de segurança com pré-tensionador e limitador de força, direção eletroassistida progressiva, ar-condicionado, vidros e travas elétricas, isso torna agradável a viagem, com chuva ou sol.


Na estrada, o Toyota Etios hatch é um carro rápido, ágil e muito seguro, mesmo em velocidades elevadas, o motor responde muito bem às alterações de velocidade, no caso de ultrapassagens, nem sempre precisando reduzir uma marcha. Já nas subidas muito íngremes e com trânsito intenso, o conjunto pede uma redução (estávamos em três pessoas e algumas malas) nada muito demorado, apenas para manter a velocidade cruzeiro da rodovia.


Por se tratar do modelo hatch, as entradas e saídas de curvas são sempre muito firmes e seguras, não tem qualquer variação no percurso determinado e o endurecimento progressivo da direção garante segurança na manobra. A melhor parte é a economia de combustível. Na velocidade da rodovia e fazendo um percurso de cerca de 130 km, ele consumiu 10,6 km/l, acima até do que a fábrica informa. Já na cidade, com trânsito mais pesado, ar ligado e muito calor, o consumo foi maior, 7,8 km/l, dentro da média para a categoria do modelo.


Na semana seguinte, foi a vez do sedã. Desta vez, o modelo utilizado foi o “XLS”, um quase topo de linha e equipado com o motor 1.5L. É um menino nervoso, com gasolina ele produz 92 cavalos a 5.600 rpm e 13,9 kgfm de torque a 3.100 rpm. Já com etanol são 96,5 cavalos a 5.600 rpm e 13,9 kgfm de torque a 3.100 rpm. É uma versão mais potente e faz diferença quando colocado em um carro de dimensões maiores, no caso o sedã.


Basicamente os carros são iguais em diversos aspectos, mas essa versão difere por oferecer o acabamento do volante revestido no padrão couro, bancos em padrão Comfort Drive e a adoção dos repetidores de seta nos retrovisores externos. A melhor parte, que faz uma enorme diferença para quem tem uma família de tamanho razoável, é o porta-malas. São 562 litros (contra 270 do hatch), mais que o dobro do irmão menor, o que além de garantir muito espaço acrescenta certa dificuldade nas manobras.


Isso é compensado pelos sensores de estacionamento traseiros, acessório dos mais importantes, antes era encontrado apenas em modelos de preço maior. Mesmo com esse plus na carroceria, nada muda na dirigibilidade nem no conforto interno, o que melhora é a capacidade de carga. Com um motor mais forte, não se nota diferença na cidade nem na estrada, o consumo é um pouco maior, 6,9 km/l em condições de tráfego pesado e com ar condicionado ligado, mas ganha em arrancada e atinge rapidamente a velocidade da via, evitando assim muitas trocas de marchas.


Já na estrada o desempenho surpreende. Pela grande elasticidade do motor, as trocas de marcha em ultrapassagens são praticamente desnecessárias, salvo em situações de um carro muito mais lento à frente, tirando essa possibilidade, é possível fazer uma viagem quase sem reduzir em nenhum momento. A estabilidade do carro é também um dos pontos fortes. Com uma geometria de suspensão muito bem ajustada, as entradas e saídas de curvas são sempre feitas sem esforço, a diferença para o hatch é aumentar um pouco a “levantada” do pé nesses momentos.


O consumo é muito bom, com o modelo sedã fiz os mesmos 10,6 km/l do hatch, o que de certa forma é surpreendente, porém explicável: com uma carroceria maior mas com peso quase semelhante, um motor mais forte faz um menor esforço.


Com preços que partem de R$ 39.950 para o modelo hatch e R$ 44.220 do sedã, o Toyota Etios ainda tem 6 cores para escolher, oferece financiamento pelo Banco Toyota, 3 anos de garantia, uma grande quantidade de acessórios e o sobrenome da maior montadora de carros do planeta.



Ficha Técnica

VERSÕES

HATCHBACK






SEDÃ


CROSS













ETIOS X
ETIOS XS
ETIOS XLS

PLATINUM

ETIOS X

ETIOS XS

ETIOS XLS
PLATINUM
ETIOS CROSS



















MOTORIZAÇÃO


























Motor
1.3L 16V DOHC T-FLEX




1.5L 16V DOHC T-FLEX



















Combustível




Gasolina/Etanol

















Potência (cv/rpm) | (kW/rpm)
90 cv / 5.600 rpm | 66 kW / 5.600 rpm (etanol)



96,5 cv / 5.600 rpm | 71 kW / 5.600 rpm (etanol)



84 cv / 5.600 rpm | 62 kW / 5.600 rpm (gasolina)



92 cv / 5.600 rpm | 68 kW / 5.600 rpm (gasolina)



















Torque (kgm.f/rpm) | (Nm/rpm)
12,8 kgm.f / 3.100 rpm | 126 Nm / 3.100 rpm (etanol)



13,9 kgm.f / 3.100 rpm | 136 Nm / 3.100 rpm (etanol)



11,9 kgm.f / 3.100 rpm | 117 Nm / 3.100 rpm (gasolina)



13,9 kgm.f / 3.100 rpm | 136 Nm / 3.100 rpm (gasolina)
























Cilindrada (cm3)
1,329





1,496




















Taxa de compressão
12,2:1





12,1:1




















TRANSMISSÃO



























Transmissão



Manual de cinco velocidades
















Relação de Marchas


1º: 3.545; 2º: 1.913; 3º: 1.310; 4º: 0.973; 5º: 0.804; Ré:3.214









Diferencial: 3.944



















SUSPENSÃO


























Dianteira


"McPherson" com barra estabilizadora


















Traseira


Eixo de torção com barra estabilizadora





















DIREÇÃO



























Direção



Direção eletroassistida progressiva





















FREIOS



























Dianteiros




Discos ventilados




















Traseiros




Tambor





















PNEUS E RODAS

























Pneus
175 / 65 R14

185 / 60 R15

175 / 65 R14


185 / 60 R15















Rodas
14 x 5J


15 x 5,5J

14 x 5J



15 x 5,5J















DIMENSÕES



























Capacidade de tanque (l)



45





















Comprimento (mm)

3,777






4,265


3,893














Largura (mm)



1,695







1,734













Altura (mm)



1,510







1,553













Distância entre eixos (mm)

2,460






2,550


2,460













Capacidade do porta-malas (l)

270






562


270














Peso (kg)
940
950
965

970

955

965

980
985
985