Christian Fittipaldi, o português João Barbosa e o francês Sebastien Bourdais, conduzindo o Corvette DP da Action Express Racing venceram as famosas 12 Horas de Sebring

Texto e fotos: Dedê Gomez, enviado especial

Christian torna-se o primeiro brasileiro a vencer a tradicional corrida de longa distância na Florida, e os três pilotos assumem a liderança do campeonato 2015.


Oswaldo Negri Jr., um do candidatos à vitória formando equipe com John Pew/Justin Wilson a bordo da Ligier JS PS Honda,  abandonou a corrida com pouco mais de uma hora de duração após forte batida ao desviar-se de um retardatário. Bruno Junqueira e seus parceiros Chris Cumming/Gustavo Menezes, com um Oreca Chevrolet, estavam na liderança na categoria PC quando sofreram uma pane mecânica perdendo quase uma hora no box. Augusto Farfus, BMW Z4, correndo em conjunto com Bill Auberlen/Dirk Werner, categoria GTLM, estavam sempre entre os cinco primeiros da categoria quando tiveram uma rara quebra do disco de freio perdendo muitas voltas.


A CORRIDA
Logo após a largada Olivier Pla assumiu a liderança seguido por Ryan Dalziel que mantiveram as sua posições no grid e Ozz Negri ganhou a terceira colocação sobre João Barbosa, vindo a seguir Dane Cameron, # 31 Corvette DP e Richard Westbrook, # 90, Corvette DP.


Esse foi o panorama inicial da corrida com Pla fazendo sempre as melhores voltas e abrindo um boa vantagem sobre Dalziel que por sua vez abria a cada volta vantagem sobre Negri.


Com 40 minutos de corrida líder e vice-líder param para o primeiro pit stop e Barbosa, que já havia ultrapassado Negri, assume o primeiro lugar até parar e ceder o primeiro lugar para Dalziel. Na categoria PC Bruno Junqueira e sua equipe assumiam o primeiro lugar mantendo um excelente ritmo de corrida e logo atrás dos seis primeiros protótipos na geral.


Interessantemente, desde esse  momento até 6 horas de corrida cinco carros disputam intensamente o primeiro lugar, apesar do fortíssimo calor, entre as 12 horas e 17 horas. São eles: # 2 Honda HPD, Scott Sharp/ Ryan Dalziel/ David Hansson, # .10 Corvette DP, RickyTaylor/Jordan Taylor/Max Angelelli, # 90, Corvette DP, Richard Westbrook,, Michael Valiante/Mike Rockenfeller, # 01, Riley Ford, Scott Pruett/Scott Dixon/Joey Hand, e # 5, Fittipaldi/Barbosa/Bourdais.


Curiosamente por circunstâncias ou estratégia o carro da Action Express raramente é o líder, mantendo-se sempre em segundo ou terceiro, e Christian conduziu o carro na maior parte desse belo duelo. Anoitecendo depois de um dia radiante, o autódromo estava em festa com múltiplos eventos paralelos, e um ambiente de festa ao logo dos 6 km. de pista onde se multiplicam os motorhomes e acampamentos de fãs com suas famílias e amigos celebrando o evento e convivência durante o fim de semana assistindo o seu esporte predileto.


Corrida caminhando para o fim a equipe Action Express assume definitivamente o primeiro lugar e consolidada a vitória quando consegue colocar uma volta de vantagem sobre os seus perseguidores. Com a vitória e assumindo o primeiro lugar na classificação Christian e Barbosa começam a edificar um possível bi-campeonato pois os Corvettes DP, apesar não terem a mesma performance de chassis como os Ligier que são sem duvida mais estáveis, tem a seu favor um motor forte, potente e confiável para construir mais vitórias ao longo do ano. 


63rd. Annual Mobil 1 12 Hours of Sebring
Sebring, Florida
21 de março de 2015
Classificação final
1) Christian Fittipaldi/João Barbosa/Sebatien Bourdais, Corvette DP, 340 voltas
2) Jordan Taylor/Rick Taylor/Max Angelelli, Corvette DP, 339 voltas 
3) Richard Westbrook/Michael Valiante/ Mike Rockenfeller, Corvette DP, 339 voltas
4) Joey  Hand/Scott Pruett/Scott Dixon, Riley Ford,  339 voltas
5) Eric Curran/Dane Cameron/Max Papis, Corvette DP, 338 voltas
6) Mike Guasch/Andrew Palmer/Tom Kimber-Smith, Oreca Chevrolet, 334 v., 1o. PC
7) Jon Bennett/Colin Braun/James Gue, Oreca Chevrole,  334 voltas, 2o. PC
8) Tracy Krohn/Nic Jonsson/Olivier Pla, Ligier JS P2 Judd,  334 voltas
9) Jerome Mee/James French/Connor Daly, Oreca Chevrolet, 333 voltas, 3o. PC
10) Jan Magnussen/Antonio Garcia/Ryan Briscoe, Corvette C7.R, 330 v/, 1o. GTLM 
22) Bill Auberlen/Dirk Werner/Augusto Farfus, BMW Z4, 317 voltas
31) Bruno Junqueira/Chris Cumming/Gustavo Menezes, Oreca Chevrolet, 267 voltas
42) Oswaldo Negri Jr./John Pew/Justin Wilson, Ligier JS Ps Honda, 46 voltas