Depois do warm up realizado nesta sexta-feira 23, os carros já largaram para a 53ª. edição das famosas 24 Horas de Daytona

Texto e fotos: Dedê Gomez - enviado especial

Mais uma vez, e pela quarta sessão de treino consecutiva, o pole position Ligier JS P2 Honda, da equipe Michael Shank com Oswaldo Negri/AJ Allmendinger/John Pew/Matt McMurry obteve o melhor tempo do dia, apesar de ser um sessão mais dedicada para avaliar consumo de combustível e desgaste de pneus, fazendo o tempo de 1:40,877.


A equipe dominou todos os treinos deste final de semana mantendo sempre uma boa vantagem sobre os adversários teno à frente um ótimo caminho para tentar a vitória. Entretanto o tempo mudou completamente na Florida nas ultimas 12 horas com um chuva forte e constante que tem 90% de probabilidade de estar presente na hora da largada e primeiras horas de corrida sendo substituída na madrugada por frio e vento, o que sem duvida mudará as característica de pista. O temperatura ideal dos pneus no freio será uma equação difícil para ser acertada pelas equipes.


O carro da Chip Ganassi, Riley DP Ford que largará na segunda posição no grid com Tony Kanaan/Scott Dixon/Kyle Larson/Jamie McMurray marcou o segundo tempo no warm up a 327 milésimos do melhor tempo.


Christian Fittipaldi voltando a andar, bem ficou com o terceiro tempo, 1:41,355 a bordo do seu Corvette DP formando equipe com JoãoBarbosa/Sebastian Bourdais.


Rubens Barrichello, Riley DP BMW, conseguiu acertar o seu carro marcando o quarto tempo com 1:41,400, e esta muito animado com a possibilidade de chuva, até por que nos treinos livres há duas semanas no ultimo dia com chuva fez o melhor tempo.
O mineiro Bruno Junqueira , da equipe RSR Racing, que estará competindo com Oreca FLM09 Chevrolet, categoria Protótipo Challenge, finalmente solucionou os problemas do carro e marcou o melhor tempo de sua categoria, 11º. na geral, 1:44,359.
Augusto Farfus, paranaense, correndo com BMW Z4 GTE, com Bill Auberden/Dirk Werner/Bruno Spengler, marcou o 9º. tempo de sua categoria, GTLM, 26º. na geral,com 1:45,527.


E equipe paulista formada por Daniel Serra/Marcos Gomes/Francisco Longo/Andrea Bertolini com Ferrari 458 fez o 37º tempo, 6º. na categoria GTD, com 1:48,63.
São 24 horas de corrida, cerca de 4.000 kilometros a serem percorridos e muitas variáveis até a bandeira final na tarde deste domingo 25.